Buscar

Caso Concreto 05 Proc. Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO - CCJ0039
Título
SEMANA 5
Descrição
CASO CONCRETO:
Marcelo Antonio, por intermédio do seu advogado, ajuizou ação trabalhista postulando a condenação da ex-empregadora ao pagamento das horas extras. Na sentença o juiz do trabalho julgou improcedente o pedido condenando o Autor ao pagamento das custas processuais. O advogado de Marcelo, inconformado, interpôs recurso ordinário requerendo o deferimento da gratuidade de justiça, declarando, expressamente, no recurso que o Autor não tem condições financeiras para recolher o valor das custas sem prejuízo do próprio sustento e de sua família, mas não juntou declaração de miserabilidade nem na petição inicial nem no recurso.
Diante do caso narrado responda de forma justificada, se de acordo com o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho, o advogado de Marcelo terá êxito quanto ao deferimento da gratuidade de justiça para o processamento do seu recurso.
RESPOSTA: Terá êxito SIM, pois poderá ser requerida a “qualquer tempo” conforme destaque das O.J. 269/SDI-1 e 304/SDI-1 ou ainda, bastaria ter “anexado” a simples declaração de hipossuficiência do cliente, quando da entrada da RT.
1ª QUESTÃO OBJETIVA:
(OAB/FGV ? IX EXAME NACIONAL UNIFICADO 2012.3) Na Justiça do Trabalho, segundo o entendimento sumulado pelo TST, é correto afirmar-se que o jus postulandi
não se aplica à ação rescisória, à ação cautelar, ao mandado de segurança e aos recursos de competência do TST. – CERTA (conforme Súmula 425/TST – Só podem via advogado)
não tem mais aplicação na Justiça do Trabalho desde o advento da emenda constitucional 45.
aplica-se em todas as causas cujo valor seja inferior a 20 salários mínimos, porque, a partir deste patamar, o advogado é indispensável.
aplica-se irrestritamente na seara trabalhista, em todas as esferas, instâncias e ações, sendo uma de suas características marcantes.
2ª QUESTÃO OBJETIVA:
(OAB/FGV - VI EXAME NACIONAL UNIFICADO 2011.3) Quanto à nomeação de 
advogado na Justiça do Trabalho, com poderes para o foro em geral, é correto afirmar que:
na Justiça do Trabalho, a nomeação de advogado com poderes para o foro em geral poderá ser efetivada mediante simples registro na ata de audiência, a requerimento verbal do advogado interessado e com a anuência da parte representada. – CERTA (art. 791 §3º, CLT)
as partes que desejarem a assistência de advogado sempre deverão outorgar poderes para o foro em geral por intermédio de instrumento de mandato, com firma devidamente reconhecida.
na Justiça do Trabalho, o advogado pode atuar sem que lhe sejam exigidos poderes outorgados pela parte, haja vista o princípio do jus postulandi.
somente o trabalhador poderá reclamar na Justiça do Trabalho sem a necessidade de nomeação de advogado, uma vez que o princípio do jus postulandi somente se aplica à parte hipossuficiente.
Desenvolvimento
OBS:
 - Por Recurso: aplica-se a OJ 269 SDI-1, TST, pois é vício sanável, desde que, na fase recursal seja o
 requerimento formulado no prazo aludido ao recurso.
- Na Inicial: aplica-se a OJ 304 SDI-1, TST, pois a concessão feita pelo Juiz, se dará por simples
 afirmação do declarante ou de seu advogado, juntada à RT (art. 282, III, CPC).

Outros materiais