Buscar

8 teorias da inteligencia

Prévia do material em texto

DE ITATIBA/SP
CURSO TÉCNICO EM QUIMICA 
DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO E QUÍMICA PARA INDÚSTRIA 
 TEORIAS DA INTELIGENCIA 
ELIANE APARECIDA DE OLIVERA
JOSIMAR GOMES DA SILVA 
 
 
 
PROFESSOR: CEZAR
ITATIBA
JULHO 2014
	
SUMÁRIO 
Introdução
Objetivo
Resumos, oito teorias da inteligência
 4.0 Discussão
 5.0 Bibliografia
1.0 Introdução
Trabalho referente às teorias da inteligência, e algumas explicações sobre inteligência múltipla.
2.0 Objetivo
Teoria das inteligências múltiplas, de Gardner, baseia-se em três proposições básicas, aparentemente óbvias, A primeira reza que as pessoas não são iguais, Elas não possuem os mesmos tipos de mentes, portanto elas são necessariamente diferentes.
3.0 Resumos, oito teorias da inteligência
3.1 O linguista: tem facilidade em se expressar de forma tanto verbal como escrita, escolhe bem as palavras, consegue simplificar questões complexas. É evidente em vendedores talentosos, escritores e consultores. Nas crianças, pode ser encontrado naquelas que perguntam muito ou gostam de ler.
3.2 O lógico-matemático: tem facilidade com números, quantidades e possuem raciocínio lógico — como causa e efeito. São os famosos lado-esquerdo do cérebro e mais associados ao QI tradicional. Evidente em engenheiros, programadores, físicos e contadores.
3.3 O artista: tem facilidade em desenhar, medir, grandes noções espaciais. É uma pessoa basicamente visual, grava imagens, cores e formas facilmente. Mais evidente em pintores, desenhistas, estilistas, arquitetos, designers e pilotos.
3.4 O músico: tem a capacidade de discernir o tom, timbre, entonação e ritmo. Consegue identificar, reproduzir e criar sons com facilidade. Mais evidente em… músicos, claro.
3.5 O habilidoso: é o atleta.  É bom em atividades motoras e que exijam muito do corpo. Ele também possui bom timing e equilíbrio entre corpo e mente. Mais evidente em atletas, inventores, dançarinos, artistas-marciais e atores.
3.6 O naturalista: quando criança é aquela que gosta de ciência, adora colocar a mão na terra e brincar com todos os tipos de animais. Tem facilidade em diferenciar espécies e vários tipos de coisas. Acredita-se que bons empreendores possuem alta inteligência natural e que ela o ajude a identificar as necessidades dos consumidores e oportunidades de mercado.
3.7 O auto conhecedor: é a pessoa que está sempre em busca de se conhecer melhor, avaliando seus objetivos e analisando suas emoções. Se conhece muito bem e utiliza esse conhecimento para conhecer  e influenciar os outros, além de  planejar ou criar estratégias.  Tem grande interesse em conhecer o ser-humano. Presente em grandes líderes, conselheiros, psicólogos, escritores e outros.
3.8 O simpático: se dá muito bem com pessoas. Ouve bastante, comunica-se eficazmente tanto com palavras como com o corpo, gosta de trabalhar em equipe e é sociável. Tem facilidade em saber o que o outro está sentindo e analisar sob diferentes pontos-de-vista. Presente em líderes motivacionais, empreendedores.
4.0 Discussão
Essa classificação que contemplava os tipo de inteligência de Howard Gardner foi apresentada em seu livro Frames of mind (Quadros da mente) em 1983, posteriormente em 1999 ele considera três novas inteligências a serem contempladas para fazerem parte da lista original, nas descrições das inteligências que as pessoas são diferentes e que cada uma apresenta uma facilidade para determinados pontos, e muitas das vezes observamos isso no cotidiano, trabalho , escola e casa; observamos que as pessoas apesar de ser diferentes elas se completam, podemos demostrar isso em um trabalho em equipe quando pessoas diferentes executam tarefas que sozinhas jamais conseguiriam. 
5.0 Bibliografia
www.redeescola.com.br /comportamento organizacional / Inteligências múltiplas 
Acervo em 24-07-2014 
PLT 111 – Comunicação e comportamento organizacional – Faculdade Anhanguera 
Pag. 11 á 24 - Acervo em 24-07-2014

Continue navegando