Buscar

desafio 1º pronto postar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO NOVA ANDRADINA
PEDAGOGIA
Disciplinas Norteadoras: Atividades Complementares; Psicologia Da Educação e Teorias Da Aprendizagem; Redes Sociais e Comunicação; Educação a Distância; Didática; Língua Brasileira De Sinais; Responsabilidade Social e Meio Ambiente.
ADRIANA MARQUES MORELI – RA 5496327552
CRISTIANE DA SILVA XAVIER NASCIMENTO – RA 5491307587
DANIELA REGINA MIOTTO – RA 6258164934
PATRICIA CARDOSO DOS SANTOS – RA 6258129723
VANESSA DA SILVA DANTAS – RA 0106002422
“TECNOLOGIA X METODOLOGIA”
Desafio Profissional das disciplinas: Atividades Complementares; Psicologia Da Educação e Teorias Da Aprendizagem; Redes Sociais e Comunicação; Educação a Distância; Didática; Língua Brasileira De Sinais; Responsabilidade Social e Meio Ambiente do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP/ Polo Mariazinha. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação do Professor Tutor de Ensino a Distância: Zey Welington Gomes de Souza.
Nova Andradina- MS
2017
INTRODUÇÃO
A reflexão que aqui me atenho a fazer abordará uma resenha critica “tecnologia x metodologia” na qual abordará a atuação do professor no processo de ensino aprendizagem dos alunos, e como estes estão comportando com as novas tecnologias. Nesse pensamento é possível levantar um diálogo sobre a participação do aluno e a prática docente, pois não é utilizar somente uma ferramenta tecnológica, mas conhecer e mediar com a prática. Desta forma, a responsabilidade e a atuação do professor vão além, muitas vezes das condições sociais, econômicas da realidade do aluno, mas é preciso compreender o público, o ser atendido, as peculiaridades para as ações serem traçadas. Se aqui a discussão é visualizar o posicionamento da escola e a inserção da tecnologia é preciso destacar que o eixo de todo o trabalho é o objetivo a ser atingido como aprendizado do aluno.  
DESENVOLVIMENTO
TECNOLOGIA X METODOLOGIA
É importante afirmar que a tecnologia faz parte do contexto atual e precisa ser tratado e estudado principalmente ao que se refere às formas pedagógicas no âmbito escolar visto que, é uma ferramenta técnica e também uma possibilidade didática de trabalho em sala de aula. Pode-se afirmar que, novas tecnologias permitem aplicabilidades pedagógicas inovadoras que podem contribuir para resultados diferenciados. Afirmam Chiofi e Oliveira (2014, p. 330) que, 
[...] é importante inferir que o uso de tecnologias educacionais liga-se à qualidade do ensino, claro que se utilizado com propostas bem planejadas e de acordo com as concepções filosóficas e educacionais.
Com base no descrito é possível assegurar que o uso das tecnologias educacionais como ferramenta didática possibilitam aulas mais dinâmicas e diferenciadas para o processo de ensino e aprendizagem, visto que a tecnologia utilizada como ferramenta pedagógica coerente com o conhecimento escolar é o próprio currículo, colabora didaticamente para impetrar maior atenção dos alunos com o conteúdo.
A inserção de novas ferramentas no ambiente escolar tem como principal intento diversificar as formas de aprender e ensinar tanto para alunos como para professores, estes últimos devem receber e reconhecer estes recursos como fundamentais instrumentos que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Existe a real necessidade de conexão do funcionamento de forma eficiente entre o ensino e os novos recursos tecnológicos, bem como a necessidade do educador em buscar conhecer os recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação, de forma a explorar as potencialidades de cada uma das ferramentas disponíveis. (PEREIRA, 2014)
Atualmente o acesso às informações acontece em tempo real, e com as facilidades de acesso a todo e qualquer tipo de informação, é necessário que o professor esteja atento, e disposto a se atualizar e se reinventar, já que o ensino necessita claramente de inovação nas práticas de ensino e aprendizagem acompanhando a tecnologia que modificou profundamente as culturas tanto no modo de ser quanto no perceber, produzir e viver e compete à escola direcionar sua assimilação de forma crítica pelos alunos incorporando-a no universo das representações sociais. “O Ministério da Educação já estabeleceu a Informática como disciplina do Ensino Fundamental e a internet, com tantos caminhos possíveis, é uma arma educacional poderosa se bem direcionada.” (BRASIL, 2016). 
De acordo com Pirozzi (2013) os professores precisam usar essa tecnologia a seu favor, e alguns conceitos. Alguns profissionais da educação confundem tecnologia e informática, sendo que, a primeira pode ser subdivida em três:
Tecnologias Físicas: são as utilizadas no cotidiano, tais como: quadro negro, computador telefone, etc;
Tecnologias Organizadoras: aquelas que compreendem os modos de como nos relacionamos com o mundo, sempre buscando agilidade e rapidez nos processos;
Tecnologias Simbólicas: é toda linguagem humana, tais como: os signos e símbolos, a linguagem, a escrita, a representação icônica, vocabulário. 
Com relação ao conceito de informática, refere-se ao processamento automático de informação através de dispositivos electrónicos e sistemas computacionais. 
Como visto, algumas tecnologias estão presentes na vida das pessoas diariamente, já a inserção da informática depende de outras situações. De Acordo com Carvalho (2012) neste contexto, a escola pode e deve ter outra função, outro papel. Além de garantir a universalização do seu acesso, é fundamental que assume a função de universalizar o conhecimento e a informação.
 Pirozzi (2013) acredita ser importante esclarecer as palavras, dados, informação, conhecimento. “A informação é gerada quando os dados passam por algum tipo de relacionamento, avaliação, interpretação e organização”. Já o conhecimento é o ato de perceber, por meio da razão ou experiência. Os dados são registros, fatos, soltos que estão aleatoriamente dispostos em nosso meio. O conhecimento é mais amplo. O autor faz a seguinte analogia: “... o dado é um tijolo, a informação é uma parede construída por vários tijolos e o conhecimento é um cômodo construído a partir da organização e correto relacionamento de várias paredes”. (PIROZZI, 2013.P.08).
Não podemos deixar de salientar que atualmente o mundo oferece inúmeras inovações tecnológicas para se utilizar em sala de aula, o que condiz com uma sociedade pautada na informação e no conhecimento. Para Pirozzi (2013) esses elementos fazem parte do cotidiano das pessoas, e é necessário distingui-los para poder desenvolver melhor o trabalho com os educandos. Assim o trabalho da escola deve ir além dos dados, conhecimentos e informação e visar à inteligência até chegar à sabedoria. (PIROZZI, 2013).
No processo educacional o verdadeiro papel do professor é contribuir para que o aluno interprete as informações, saiba relacioná-las e contextualizá-las. A função do professor também é o de facilitador, aquele que organiza e coordena, é um mediador que procura atender as necessidades individuais de seus alunos, ajudando-os a avançar em suas aprendizagens. (MOURA; BRANDÃO. 2012. P.05)
Assim, para o professor proporcionar que o aluno tenha uma aprendizagem significativa é fundamental, desenvolver aulas mais criativas levando em consideração suas habilidades específicas e dificuldades.
O exercício de pensar o tempo, de pensar a técnica, de pensar o conhecimento enquanto se conhece, de pensar o quê das coisas, o para quê, o como, o em favor de quê, de quem, o contra quê, o contra quem são exigências fundamentais de uma educação democrática à altura dos desafios do nosso tempo (FREIRE, 2000a, p. 1
	É necessário na educação, construir novas práticas pedagógicas elaboradas tendo em vista as tecnologias para que as mesmas promovam o currículo nos seus diversos campos dentro do sistema educacional. Sob essa ótica a tecnológica pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma educação mais eficiente e eficaz,O educador faz exatamente isto, transforma os dados em informação coerente e organizada, para a sua transmissão aos alunos. E as ferramentas tecnológicas agregadas às metodologias corretas são uma verdadeira mágica para os alunos, visto que a utilização das tecnologias proporciona ambientes pedagógicos mais ricos, que transformam a instituição em um espaço de fomento de novas metodologias. O uso da tecnologia pode e deve ser proveitoso no estudo à medida que se torna mais atraente, o aluno acaba por adotar uma postura mais participativa e responsável quanto ao uso de tecnologias. A chegada das tecnologias na escola evidencia desafios, por isso entendê-los e superá-los é fundamental, além de reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Hoje em dia com a tecnologia tão presente no cotidiano das pessoas as escolas estão e continuam a ser equipadas com materiais tecnológicos: computadores, quadros interativos, projetores multimídia, salas tic´s, etc... Mas somente isso não resolverá os problemas contidos nas escolas, de nada adianta tantos meios de se fazer aulas interativas, lúdicas se não tivermos pessoas capacitadas para lidar com tantas transformações. É necessário refletir, questionar e entender o que fazer com tantas mudanças. Qual seria a melhor maneira para o uso da tecnologia na educação? Uma resposta para essa pergunta é: utilizar os recursos tecnológicos como uma ferramenta de apoio. Portanto, podemos dizer que as tecnologias devem viabilizar a integração curricular, habilitar o aluno para o exercício da autonomia, estimulá-lo na pesquisa e na prática investigativa, compartilhar o saber entre alunos e educadores, dentre outros. Se entendermos essa proposta, saberemos utilizar a tecnologia com metodologia e contribuiremos com a formação de cidadãos críticos, criativos e construtores 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Educação. Tecnologias na educação. Brasília, MEC, 2016.
CHIOFI, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. O uso das tecnologias educacionais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem: Didática e Práticas de Ensino na Educação Básica. Anais...III Jornada de Didáticas. Desafios para Docência e II Seminário de pesquisa do CEMAD. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/III%20Jornada%20de%20Didatica%2020Desafios%20para%20a%20Docencia%20e%20II%20Seminario%20de%20Pesquisa%20do%20CEMAD/O%20USO%20DAS%20TECNOLOGIAS%20EDUCACIONAIS%20COMO%20FERRAMENTA.pdf. Acesso em 20 out. 2017
PEREIRA, Angela Marcia Perecini. A Contribuição do Uso da Tecnologia no Ensino de Ciências Para Alunos do Sétimo Ano da Rede Estadual do Municipio de Ibaiti. 2014. 41fls. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
http://ricardote.blogs.sapo.pt/3323.html
CARVALHO, Rosiani. As tecnologias no cotidiano escolar: possibilidades de articular o trabalho pedagógico aos recursos tecnológicos. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1442-8.pdf. Acesso 20 set.2017. 
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000. 
MOURA, Eliane; BRANDÃO, Edemilson. O uso das tecnologias digitais na modificação da prática Educativa escolar. Disponível em: http://www.legiaodacruz.com.br/wp-content/uploads/2016/09/Artigo-Eliane-Moura-e-Edemilson-Brand%C3%A3o-.pdf. Acesso: 10 set. 2017. 
SILVA, Diógenes M. Desafio Profissional de licenciaturas: Atividades Complementares; Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem; Redes Sociais e Comunicação; Educação a Distância; Didática; Língua Brasileira de Sinais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2017. 7 p. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: 6 mar. 2017.
PIROZI, Giani Perez. Tecnologia ou Metodologia? O grande desafio para o século XXI. 2013. Revista Pitágoras – ISSN 2178-8243, v.4, n.4. FINAN - Nova Andradina/MS, dez/mar 2013. Disponível http://faculdadefinan.com.br/pitagoras/downloads/numero4/tecnologia-oumetodologia.pdf. Acesso: 15 set. 2017.

Outros materiais