Buscar

Modificação do comportamento: O que é e como fazer Estudo das questões apresentadas nos capítulos do livro e temas aprofundados.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Modificação do comportamento: O que é e como fazer
Estudo das questões apresentadas nos capítulos do livro e temas aprofundados.
Seção 1: A Abordagem da Modificação de Comportamento
Capítulo 1: Introdução
Questões para Estudo
O que é comportamento, genérica e tecnicamente? Dê três sinônimos de comportamento.
Genericamente comportamento é qualquer coisa que uma pessoa diz ou faz. Tecnicamente comportamento é qualquer atividade de um organismo, seja muscular, glandular ou elétrica. Atividade, ação, desempenho, resposta e reação são alguns sinônimos utilizados.
Diferencie comportamento e produtos do comportamento. Dê um exemplo de um comportamento e de um produto do comportamento.
Considerando comportamento como atividade de um organismo, o produto do comportamento é o efeito colateral dessa atividade, as consequências dessas atividades. Logo, tirar nota boa numa prova é produto do comportamento de estudar adequadamente.
Diferencia comportamentos públicos e privados. Dê dois exemplos de cada.
Comportamento público são os que podem ser observados e registrados por qualquer indivíduo. Correr, apertar um botão, cantarolar, conversar, digitar um email...
Comportamentos privados ou encobertos, são comportamentos que ocorrem dentro da pele e que, portanto, exigem instrumentos especiais para que outra pessoa, além da que está engajada em tais atividades as observem. Por exemplo, pensar no namorado sempre que sente o cheiro de um perfume determinado, sentir-se angustiado quando o namorado não atende ao telefone.
O que são comportamentos cognitivos? Dê dois exemplos.
Comportamentos cognitivos são aqueles que envolvem pensar por meio de imagens, imaginar cenas, momentos, detalhes de um ambiente, são comportamentos encobertos. Conversar consigo próprio, imaginar um momento futuro descrevendo a cena na qual ocorrerá o fato.
Descreva duas dimensões do comportamento. Dê um exemplo de cada.
Duração: período de tempo em que o comportamento perdura; ver TV por 30 minutos, almoçar em 5 minutos
Frequência: Quantidade de vezes que o comportamento ocorre num período de tempo. Ver TV por 30 minutos, duas vezes por dia. Almoçar em 30 minutos, todos os dias.
Numa visão comportamental, o que é inteligência? E criatividade?
Inteligência compreende uma classe de comportamentos, seria uma característica e não um substantivo, dependendo de como um individuo realiza determinada tarefa, costuma-se classificá-lo como inteligente, no entanto o que deve ser dito é que fulano faz perguntas inteligentes, resolve cálculos inteligentemente, e não que ele é inteligente e por isso resolve cálculos com facilidade. 
Criatividade se refere tbm a tipos de comportamentos em que uma pessoa tem probabilidade de se engajar sob determinadas circunstâncias. Trata-se de um rótulo, um nome dado a uma classe de comportamentos que são considerados inovadores, originais num determinado contexto e por isso são denominados como ctos criativos, sendo assim a pessoa deve ser classificada como criativa. E não o contrário: “faz coisa inovadoras por que é criativo”. 
Cite três desvantagens de se utilizar rótulos sintéticos para se referir a indivíduos e a suas ações.
I- Pode conduzir a pseudoexplicações: leva a erros, a raciocínios circulares – fulano é mau porque bate nos filhos, e por que bate nos filhos? Por que é mau. Fulano é esquizofrênico por ouve vozes. Ouve vozes por que é esquizofrênico.
II- O rótulo afeta negativamente a forma como o indivíduo pode ser tratado. Por piedade, dó, ou acreditar na incapacidade daquele que recebe o rótulo, as pessoas podem desencorajar, ou violentar essas pessoas com comportamentos preconceituosos.
III- Pode levar a concentrar-se nos comportamentos problemáticos e não enfocar nos pontos fortes do indivíduo.
O que é déficit comportamental? Dê exemplos.
Déficit comportamental são poucos comportamentos de um determinado tipo. Por exemplo comportamentos esperados socialmente, ou que uma pessoa emita numa determinada contingência, e isso não ocorre: não lavar as mãos após usar o banheiro, não escovar os dentes após refeição, não dar bom dia ao adentrar uma sala, não pedir licença ante de adentrar....
O que é excesso comportamental? Dê dois exemplos.
São muitos comportamentos de um determinado tipo: falar alto diante do ouvinte, comer e conversar ao mesmo tempo. São comportamentos que ocorrem em contextos impróprios, e contingências inesperadas.
Por que os psicólogos comportamentais descrevem problemas comportamentais em termos de déficits e excessos comportamentais específicos?
Primeiro para evitar problemas inerentes ao uso dos rótulos sintéticos genéricos; segundo, pois independentemente do rótulo, o que interessa a um analista do comportamento é o comportamento que deve ser tratado para reduzir o problema. Em terceiro lugar, porque existem técnicas de modificação de comportamento aplicáveis em qualquer lugar onde haja necessidade de instalar comportamentos mais desejáveis.
O que os modificadores de comportamento querem dizer com o termo ambiente? Dê exemplos.
O termo ambiente se refere às pessoas, objetos, e eventos corretamente presentes ao redor de um indivíduo, que afetam seus receptores sensoriais e que podem afetar seu comportamento. Uma cidade, um bairro, uma rua, uma casa, um cômodo, um parte desse cômodo, o corpo do indivíduo que se comporta... o ambiente contem características específicas que levam a determinados comportamentos num determinado momento.
O que são estímulos? Descreva dois exemplos.
São as pessoas, objetos e eventos que compõe o ambiente de uma pessoa, o comportamento de uma pessoa pode ser estímulo para que outra pessoa emita determinado comportamento. Alterações nesses estímulos provocaram alterações no comportamento sensível a estes estímulos presentes no ambiente.
Descreva sete características que definam a modificação de comportamento.
I – Tem forte ênfase na definição de problemas em termos de comportamento que possa ser mensurado de alguma forma e no uso de mudanças na mensuração comportamental do problema, como melhor indicador sobre a extensão em que o problema será aliviado;
II – Suas técnicas e procedimentos de intervenção são formas de alterar o ambiente atual de um indivíduo, para ajudá-lo a atuar de maneira mais completa.
III – Seus métodos e fundamentos podem ser descritos com precisão;
IV – As técnicas de modificação de comportamento são aplicadas pelas pessoas, com frequência, na vida cotidiana;
V – As técnicas se baseiam na pesquisa básica e aplicada à psicologia da aprendizagem em geral e nos princípios do condicionamento operante e pavloviano, em particular;
VI – A modificação de comportamento enfatiza a demonstração científica de que uma determinada intervenção foi responsável por determinada mudança de comportamento e;
VII – Dá grande importância à responsabilidade de todos os envolvidos nos programas de modificação de comportamento.
Defina modificação de comportamento.
A modificação de comportamento envolve a aplicação sistemática de princípios e técnicas de aprendizagem para avaliar e desenvolver comportamentos privados e públicos dos indivíduos, a fim de ajudá-los a funcionar melhor em sociedade.
Defina avaliação comportamental.
A avaliação comportamental envolve coleta e análise de informações e dados, a fim de identificar e descrever comportamentos-alvo, identificar possíveis causas do comportamento; orientar a seleção de um tratamento comportamental adequado, e avaliar o resultado do tratamento.
A que se refere a expressão comportamento-alvo? Dê um exemplo de comportamento-alvo seu, que você gostaria de melhorar. O seu comportamento-alvo é um déficit comportamental a ser superado ou um excesso comportamental a ser reduzido?
Se refere a comportamentos que precisam ser melhorados através de um programa de modificação de comportamento. É um excesso comportamental a ser reduzido.
Liste quatro mitos ou equívocos a respeito da modificação de comportamento.
Recompensa para mudar comportamento é suborno;
A MC só muda os sintomas,não atinge os problemas subjacentes;
Os modificadores de comportamento são frios e insensíveis;
A MC não lida com os pensamentos e sentimentos;
Diferencie, brevemente, análise do comportamento, terapia comportamental, análise do comportamento aplicada e modificação do comportamento.
Análise do comportamento: estudo científico das leis que governam o comportamento humano e de outros animais. (Ciência Básica);
Análise Aplicada do Comportamento: é a modificação do comportamento na qual está se tentando analisar ou demonstrar claramente variáveis que controlam o comportamento em questão;
Terapia comportamental é tipicamente utilizada para se referir à modificação de comportamento colocada em prática no comportamento disfuncional;
A modificação do comportamento inclui todas as aplicações explícitas dos princípios do comportamento para melhorar comportamentos públicos e privados dos indivíduos – estando ou não no ambiente da clínica e tendo ou não demonstrado o controle de variáveis.

Outros materiais