Buscar

Atividade Contextualizada EAD - COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Prévia do material em texto

Domínio Publicitário-
Um gênero muito utilizado é a propaganda televisiva, onde se destaca levar o produto para dentro da casa dos telespectadores incentivando assim o efetua mento da compra Além da influência, outro aspecto a ser verificado pela pesquisa é a própria constituição da propaganda, analisando que ferramentas são usadas para garantir a atenção das crianças. "Pode-se perceber que os anúncios de alimentos enfatizam situações cotidianas das crianças e adolescentes, além de associar o alimento com sentimentos de felicidade, prazer, bem estar, saúde e até mesmo o prazer do ato consumatório São usados elementos como desenhos animados e artistas. O anunciante conhece seu consumidor, e sabe qual o personagem ou artista que será bem aceito pelo público infantil. Com isso observamos o poderio de a grande quantidade de pessoas atingidas pela propaganda televisiva.
Domínio Jornalístico-
A Reportagem é um gênero textual não literário, considerado um texto jornalístico veiculado pelos meios de comunicação, O repórter é a pessoa que está incumbida de apresentar a reportagem, a qual aborda temas da sociedade em geral.  É um tipo de texto que tem o intuito de informar ao mesmo tempo que prevê criar uma opinião nos leitores, portanto ela possui uma função social muito importante como formadora de opinião. Podem também ser textos descritivos e narrativos, uma vez que descrevem ações e incluem tempo, espaço e personagens. E por fim, é um texto opinativo, ou seja, o repórter apresenta juízos de valor sobre o que está sendo discorrido. Geralmente são textos mais longos, opinativos e assinados pelos repórteres, enquanto as notícias são textos relativamente curtos e impessoais que possuem o intuito de somente informar o leitor de um fato atual ocorrido.
Domínio Pessoal-
A carta ou correspondência está entre os mais aplicados na comunicação do cotidiano. A principal característica desse gênero textual é a existência de um emissor e um receptor, com a tecnologia, a carta passou por um processo de adaptação na forma de transmissão que deixou de ocorrer somente em papel e assumiu o meio eletrônico. Na atualidade, a forma de transmissão mais utilizada para a carta é o e-mail, Há três tipos básicos de carta, independente da maneira como será transmitida: a correspondência oficial e a correspondência comercial e a correspondência pessoal. As cartas pessoais não seguem um modelo pronto. Nelas, o texto reflete as intenções do remente ao destinatário. Ainda assim, a coerência textual é recomendável como forma de clareza à mensagem enviada. Quando enviadas pelo correio físico - em papel – esse tipo de carta exibe no topo a data em que foi escrita (saudação inicial) e o selo da empresa a data do despacho.
Domínio Literário-
O poema é um texto literário, geralmente escrito na forma vertical, isto é, um verso embaixo do outro. Pode ocupar o espaço do papel de variadas maneiras, por ser possível formá-lo utilizando versos e estrofes de tamanho e números diferentes. O modo como o poema é organizado é tão importante quanto o tema. A escolha do tema, a maneira de falar, a combinação das palavras e a organização das estrofes formam uma unidade. A rima é uma característica do poema, mas não obrigatória, pois existem versos sem rimas. O poema requer a leitura em voz alta para que capturemos melhor o ritmo dos versos. É relevante observar o predomínio de uma classe gramatical na construção do poema, pois cada uma delas pode sugerir idéias, sensações e mensagens, assim como significações diversas. Para expressar emoções, sentimos, visões diversas da realidade ou criar suspende, o autor utiliza recursos que proporcionam efeitos de sentido e atribuem outros significados ao poema.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes