Buscar

Estudos Disciplinares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A influência das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ( na sociedade.
 A sociedade atual está vivendo numa era virtual, de tempos em tempos novas ferramentas são disponibilizadas através das mídias com o objetivo de tornar os aprendizados inovadores. O foco para tal abordagem da tecnologia inicia nas escolas; com o intuito de tornar os alunos criativos, reflexivos, colaborativos, argumentativos; que sejam capazes de aplicar seus conhecimentos produtivos de forma democrática. E para isto é primordial que alunos, professores, gestores e comunidade participem de forma colaborativa para atingirmos os percalços que são visíveis no mundo.
 Na palestra “ Estilos de Aprendizagem e Metodologias Ativas” ministrada pela Professora: Mônica Mandaji” são abordadas diferentes maneiras de aprendizados com relação ao educando; levando o profissional da educação a refletir que tipo de aluno faz parte da sala de aula em questão? Quais são seus conhecimentos prévios já existentes? Como fazer com que o aluno interaja de forma consciente e produtiva nas aulas? Será que o professor está utilizando seus conhecimentos de forma enriquecedora no processo ensino-aprendizagem? Já somos “ migrantes digitais” como diz a professora Mônica Mandaji.
 Atualmente as escolas já começam a tomar um novo rumo em relação ao mundo virtual. E precisamos utilizar esses conhecimentos de maneira consciente. Adequar e/ou inovar os conteúdos da proposta curricular as necessidades de aprendizagem. Porém para que as utilizações de tais recursos tecnológicos fluam de maneira eficaz é necessário que a infraestrutura de uma unidade escolar ou instituição de ensino tenham condições apresentáveis para que a interação aconteça.
 As informações com relação as tecnologias transitam nas escolas; e cabe a cada equipe gestora passar as informações para aos professores, alunos, funcionários e comunidade. As resistências à implantação a essas abordagens fazem parte do nosso cotidiano. Tanto pela gestão escolar; como pelos próprios educadores que ainda persistem em trabalhar com métodos tradicionais. Se refugiam de forma frustrante e monótona. Ainda estão hibernando... Porém para a aprimoração desta nova realidade há cursos oferecidos disponíveis que podem ser realizados presenciais ou online. 
 Há também profissionais da educação que estão dispostos a dar suporte a um colega de trabalho que almeja buscar novos horizontes para sua vida profissional. Ficamos satisfeitos quando vemos que as metas de aprendizagem foram alcançadas, os sorrisos estão estampados nos rostos de cada integrante que colaborou, participou, ousou e questionou de forma construtiva. As atividades desenvolvidas no âmbito escolar precisam ser planejadas de forma coletiva para que sucesso seja transparente e cristalino. Como diz o ditado popular: A união faz á força!!!

Outros materiais