Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA.......

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Unidade Básica de Saúde Esperança em reunião do conselho gestor discutiu a necessidade de reavaliar o plano de ação da unidade, revendo as metas pactuadas com as equipes e os indicadores observados no semestre. No diagnóstico situacional da saúde do território foi observado que 40% dos moradores do território apresentam Doenças Crônicas não Transmissíveis, indicando a necessidade de rever planos de ações para enfrentamento desta condição.
Segundo o texto, discuta o tipo de planejamento adotado na unidade e em que medida este tem relação com o modelo assistencial adotado pela Atenção Primária em Saúde (APS) e com o Pacto pela Saúde?
R: O planejamento adotado considera-se Plano de Saúde o instrumento que, a partir de uma análise situacional, apresenta as intenções e resultados a serem buscados no período de quatro anos, expressos em OBJETIVOS, DIRETRIZES e METAS
 
A análise situacional, como já discutimos, deve permitir a identificação, explicação e priorização dos problemas.
Os objetivos devem expressar o que se pretende fazer acontecer a fim de superar, reduzir, eliminar ou controlar os problemas identificados.
As diretrizes por sua vez vão apontar as linhas de ação a serem seguidas e as metas expressar quantitativamente os objetivos.
As metas devem concretizar os objetivos no tempo, esclarecer e quantificar “o que”, “para quem” e “quando”.
 
objetivo: efetivar a atenção básica como espaço prioritário de organização do Modelo de Atenção à Saúde, priorizando para tal, a estratégia  de saúde da família; diretriz: expansão e consolidação da estratégia de saúde da família;meta: ampliar para 100 o nº de equipes de Saúde da Família;indicador: 40% de cobertura populacional com a estratégia de saúde da família.
 
A atenção primária à saúde (APS), é uma forma de intervenção precoce na história natural das doenças potencializando essa intervenção ou mesmo evitando sua necessidade.
 
O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde
 
Para facilitar o cumprimento da Lei o planejamento vem para coordenar o processo de planejamento no âmbito do SUS, integrando o Pacto pela Saúde estabelecido entre a gestão federal e os governos estaduais e municipais.
Os resultados decorrentes do processo de planejamento no SUS devem se expressar de forma concreta em instrumentos que lhe são próprios, de maneira a favorecer o aperfeiçoamento da gestão do sistema e conferir direcionalidade.

Outros materiais