Buscar

PRATICA SIMULADA 11

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE BELO HORIZONTE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. 
Processo nº 1234
ANITA, brasileira, estado civil..., economista, portadora do 
RG... e CPF..., residente e domiciliado na Rua..., nº..., no bairro de..., Belo Horizonte/MG, CEP..., vem por meio de seu advogado legalmente habilitado, com base no art. 39, inciso I do Código de Processo Civil, no endereço profissional na Rua..., nº ..., no bairro de..., Cidade/UF, CEP...,onde recebe intimações, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, com base no art. 300 e seguintes do Código de Processo Civil, oferecer:
CONTESTAÇÃO
a ação de anulação de negócio jurídico pelo rito ordinário, movida por ROSA, já devidamente qualificada nos autos do processo em epigrafe,pelas seguintes razões a seguir expostos.
I - DAS PRELIMINARES 
I. I - Da Carência de Ação por Ilegitimidade Passiva ou Ausência de Litisconsórcio Passivo Necessário
Verifica-se na ação proposta pela autora a obrigatoriedade de também figurar no polo passivo da prese nte relação processual o Sr. João, como preceitua o artigo 
47 do Código de Processo Civil. Há litisconsórcio necessário, quando, por disposição de lei ou pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes, caso em que a eficácia da sentença depender á da citação de todos os litisconsortes no processo. Desta forma com base nos artigos 301, inciso X, e 267 todos do Código de Processo Civil, requer a extinção do processo sem resolução do mérito.
I. II - Da Carência de Ação por Impossibilidade Jurídica do Pedido
A autora propõe ação de anulação de negócio jurídico em que alega ter havido uma simulação. Na forma do artigo 167 do Código Civil, a simulação de negócio jurídico constitui um vicio que conduz a nulidade do negócio jurídico e não a anulação. Desta forma, a autora deveria ter proposto ação de nulidade de negócio jurídico e não a declaratória de anulação.
Com base nos artigos 2 67 d o Código de Processo Civil, requer 
a extinção do processo sem resolução do mérito
III - MÉRITO 
Anita celebrou um negócio jurídico de objeto e preço certo e determinado com o vendedor João, que não o conhecia antes da celebração do negócio jurídico, tornando -o perfeito conforme os artigos 481 e 482 ambos do Código Civil, descaracterizando o negocio jurídico simulado e doação.
IV – DOS PEDIDOS 
Diante do exposto, requer: 
a. o acolhimento da preliminar de ilegitimidade passiva, extinguindo o processo sem resolução do mérito (art. 301, inciso x, e art. 267, inciso VI, ambos do CPC); 
b. em não sendo acolhida a preliminar anterior, seja aceita a preliminar de impossibilidade jurídica do pedido, extinguindo o processo sem resolução do mérito (art. 301, inciso x, e art. 267, inciso VI, ambos do CPC);
c. a improcedência dos pedidos autorais; 
d. a condenação da autora no pagamento dos ônus sucumbenciais
V - DAS PROVAS 
Requer a produção de todas as provas em direito admitidas, na amplitude dos artigos 33 2 e seguinte s do CPC, em especial documental superveniente e testemunhal. 
Nestes termos, 
pede deferimento. 
Local..., ... de ... de ... 
Advogado 
OAB/UF

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais