Buscar

Importância da Iluminação no Ambiente de Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Iluminação.
Todos sabem da importância da visão em nossas vidas. O olho humano é o receptor mais importante de informações. Grande parte da nossa percepção de mundo é baseada naquilo que enxergamos. E muitos dos trabalhos realizados pelos seres humanos necessitam do poder da visão. 
Porém observa-se que em muitos locais de trabalho, nem todos percebem o quanto esse sentido é essencial e insubstituível. Podemos então acreditar que grande parte da fadiga relacionada ao trabalho possa estar ligada à sobrecarga que os olhos sofrem. 
De acordo com os riscos ambientais (físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes) a iluminação é considerada um risco físico. A Norma Regulamentadora que descreve a respeito das condições ambientais de trabalho (NR-17) diz que deve haver uniformidade, ausência de efeitos indesejáveis de ofuscamento ou contraste e a conformidade com os níveis mínimos de iluminância nos planos de trabalho estipulados. 
É fato que o ser humano foi projetado para trabalhar de acordo com a luz natural e por isso, sempre que possível os postos de trabalho devem ser projetados para o máximo de aproveitamento da mesma. Uma iluminação deficiente ou inadequada no local de trabalho pode prejudicar a saúde física ou psicológica de um trabalhador, afetar seu rendimento e acabar provocando um acidente de trabalho.
O risco mais provável ao qual uma pessoa está sujeita é o de potencializar sua exposição a outros riscos. Por exemplo, em uma sala com máquinas em movimento, mesmo que haja toda a sinalização adequada ou proteções, se não houver uma iluminação apropriada o trabalhador corre o risco de ser vítima de um acidente por não conseguir enxergar nem a sinalização nem as máquinas em movimento.
Esse é um dos motivos da iluminação ter um papel de fundamental importância, pois aquilo que não se consegue ver se desconhece ou esquece. 
Há ainda outro risco que o trabalhador corre, relacionado ao efeito estroboscópico. Esse fenômeno ocorre quando a frequência da luminosidade de um ambiente iguala a frequência de uma máquina rotativa no mesmo local. Assim a visão humana não consegue detectar se a máquina está ou não em movimento, dando a falsa sensação de que se encontra parada. Essa sensação pode ser comparada a luz estroboscópico encontrada em boates. Quando está ligada, nós não somos capazes de identificar se as outras pessoas estão paradas ou dançando.
Conclusão
Como pode se notar é muito importante que o local de serviço seja muito bem iluminado para ajudar o serviço do colaborador, pois com a má iluminação do local a visão colaborador pode ser enganada ou ele pode não enxergar direito os obstáculos do seu local de serviço e acabar sofrendo algum tipo de acidente.

Outros materiais