Buscar

resumo (sociologia juridica)

Prévia do material em texto

Network - É o sistema de justiça de qualquer País que envolve os 3 poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e o Ministério Público, numa escala hierárquica. 
Ela deve ser integrado para ter eficiência, fazendo assim a redução da criminalidade. 
Network no Brasil - É descentralizado, cada polícia até de uma forma, fazendo que não tenha uma lógica as definição de polícia, criando subdivisões dentro da própria polícia. 
Tipos de Policiais 
Vigilantes – Não se preocupam com a Lei, apenas com a ordem aparente, mantendo a paz e a tranquilidade. Ex: Milícias ou policial que vê o camelô e nada faz. 
Legalistas – Usam o Código Penal para definir um modelo de conduta, age na letra da Lei. Ex: Policial honesto. 
Pragmático – É o que tenta resolver no local do fato, não levando o caso para a delegacia, fazendo o papel de juiz executor. Ex: Policial que apaziguador de brigas de vizinhos ou de marido e mulher. 
Subcultura - É a divisão dentro da própria polícia, e em determinado momento um desses grupos crescer e coloca sua subcultura acima da própria cultura principal. 
Funções do Policial 
Função de Linha – Patrulhamento, investigação, controle de trânsito e policiamento especializado (costumes, crimes organizados, inteligência, menores infratores ) 
Serviços Administrativos – Treinamentos, recursos humanos, pesquisas e planejamentos, corregedoria, relações públicas e vigilância interna 
Serviços Auxiliares – Dá suporte a função de linha, com comunicações, arquivos, processamento de dados, prisão preventiva, laboratórios, aperfeiçoamento e manutenção. 
Obs: Os que falham mais são os serviços administrativos que não oferecem bons treinamentos, colocando policiais despreparados para lidar com a população. 
Polícia Proativa – É a polícia que age antes do fato ocorrer. Ex: Blitz da lei seca 
Polícia Reativa – Ela reage após o crime ter ocorrido. 
Compstat - Requer a produção de dados estatísticos, modelo que quer que a polícia passa a ser gerida como uma empresa saindo do modelo padrão burocrático de Órgão de Estado, onde a concorrência são os criminosos, seus clientes são a população e o lucro é a redução da criminalidade e da violência. A polícia passou a ganhar prêmios de produção mas também passou a ser cobrada por isso. 
Modelo Sara de Policiamento 
Sondar – Identificar os problemas, para saber o problema específico da região. 
Analisar – Trazer especialistas para avaliar o problema, dando uma visão variada. 
Responder - Momento em que se põe em ação o que foi elaborado na etapa anterior. 
Avaliar – Deve se adotar esse modelo antes de identificar o problema e após solucionar o 
problema para que seja tirada ás melhores conclusões de sua eficiência e caso haja não haja eficácia saibam onde erraram. 
Polícia Centralizada – É a polícia hierarquizada, onde todo o País sabe o que acontece em cada Distrito (Modelo Francês). 
Polícia Descentralizada – Onde várias polícias combatem o mesmo crime ao mesmo tempo, prevalecendo a jurisdição (Modelo Inglês). 
Teoria da Janela Quebrada – Se uma janela for quebrada e não for imediatamente trocada, leva a impressão que não se tem cuidado, levando a total desordem, fazendo que outras janelas também sejam quebradas. 
Descuido – Ele leva a desordem, fazendo que a criminalidade cresça. 
Policiamento Comunitário – É fundamental na prevenção do crime, pois inibe a desordem e a criminalidade na comunidade, zelando pela ordem pública. 
Direito Individual X Direito Coletivo - É o choque entre os direitos, onde deve ser respeitados todos os direitos dos cidadãos e os valores comunitários, não podendo um sobre sair sobre o outro, mantendo sempre a ordem e diminuindo a criminalidade. 
Tolerância Zero 
- Faz prisões em massa dos puxadores das catracas do metrô. 
- Prendeu os flanelinhas, primeiro mandou intimações e se não compareciam efetuaram as prisões. 
- Pôs fim a mendicância dentro dos metrôs. 
Problemas do Tolerância Zero 
- As Leis eram vagas e imprecisas, indo contra a 14* emenda da Constituição Americana, que diz que as Leis têm que serem claras e precisas. 
- Confronto entre as Leis Individuais e Coletivas, que estaria violando a 1* emenda da Constituição Americana, que é a liberdade de expressão dos mendigos. 
Críticas do Tolerância Zero 
- Diz que a Tolerância Zero seria um programa preconceituoso, onde ataca os pobres. 
- Período do apogeu das drogas no País, saindo da subcultura violenta para uma menos violenta. 
- A injeção de dinheiro no sistema prisional, com condições dignas, tendo mais vagas e mais pessoas ficam presas. 
- A polícia não poderia receber as honras sozinha, porque a população começa a ajudar no combate ao crime, vigiando e denunciando. 
- O aborto, diminuindo o aumento da população também estaria diminuindo a criminalidade. 
Respostas as Críticas – Não era um programa preconceituoso contra os pobres e sim um programa que visava garantir a segurança e a manutenção da ordem. 
Situação no Brasil 
- Caminhamos na contra mão com o Direito Penal Mínimo, penalizando apenas crimes de grande potencial contra a vida e ao patrimônio. E fazendo que na prática penalize apenas alguns crimes e deixa de punir a maioria deles. 
- Como resultado desse entendimento, cresce o tráfico de drogas, estelionato, furto, apropriação indébita, peculato, corrupção, crimes de colarinho Branco (crimes contra a ordem econômica e tributária), organização de pessoas para atividades criminosas e lavagem de dinheiro.

Outros materiais

Perguntas Recentes