Buscar

OVOS PUFA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão de literatura sobre Ovos PUFA
O PUFA é um ingrediente extraído de vegetais, algas marinhas e alguns peixes de água fria que, junto com outros nutrientes naturais, é adicionado à ração das aves poedeiras para a produção dos ovos especialmente enriquecidos com este ácido graxo poliinsaturado benéfico ao sistema cardiovascular e portanto são classificados como funcionais.
Os consumidores podem contar com este benefício, incorporando em sua alimentação os ovos que apresentem elevados níveis de ácido graxo poliinsaturado PUFA Ômega 3 e de vitamina E, que ajudam a controlar o colesterol ruim no sangue e previnem o envelhecimento precoce, respectivamente.
Por equilibrar o metabolismo, o PUFA pode ter efeitos cardioprotetores, isto é, que ajudam a prevenir o desenvolvimento do colesterol ruim do sangue (LDL) e melhorar o funcionamento do sistema circulatório. Os benefícios do PUFA para a saúde humana foram constatados através de estudos científicos e a eficácia foi comprovada em pessoas que consumiam, em média, quatro ovos enriquecidos por dia. Além de reduzir os níveis de triglicérides no sangue, o PUFA também inibiu o aumento do nível do colesterol ruim (LDL), ao mesmo tempo de reduziu o nível de pressão sangüínea.
Outra vantagem dos ovos enriquecidos é o elevado nível de vitamina E presente (sete vezes maior do que num ovo convencional). Também conhecido como Tocoferol, este poderoso antioxidante retarda os efeitos do envelhecimento precoce, provocado por radicais livres, como poluição, fumo e raios ultravioleta, entre outros.
Durante muito tempo, os ovos de galinha foram considerados grandes inimigos da alimentação saudável por serem uma grande fonte de colesterol. Contudo, estudos mais recentes de especialistas em Nutrição Humana revelam que o colesterol pronto (consumido via dieta) tem uma influência de 5%, no máximo, sobre a elevação do colesterol total do organismo de pessoas saudáveis. Esta descoberta vem alterando o conceito do consumo de ovos junto à Sociedade de Cardiologia americana e vem resgatar nos ovos a característica de saudabilidade, especialmente quando estes são enriquecidos com ácidos graxos poliinsaturados, cujo consumo regular é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma alternativa natural para uma alimentação balanceada.
O mercado para Ovos enriquecidos está em franca expansão e apresenta crescimento de 25% nos últimos 3 anos.Os cuidados e a prevenção de possíveis problemas com a saúde estão mais visíveis. O Consumidor procura e aceita com menos resistência as inovações. Procura se informar, entender os benefícios. Discutir o custo e benefício do produto. Fica ainda um pouco confuso, pois alguns profissionais da área médica apresentam resistência quanto as inovações, de uma maneira geral, pois não se atualizam em termos de informação. O paciente acaba sofrendo por esta ausência de reciclagem e atualização. 
As principais regiões produtoras de ovos especiais são: São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul. 
Há muito consumo na grande São Paulo, e em breve haverá exportação para a Costa Rica.

Outros materiais