Buscar

Constituição de 1967

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Constituição de 1967
Outorgada em 24 de janeiro de 1967 após golpe militar de 1964, está constituição foi declarada com o pretexto de conter as forças que ameaçavam a segurança nacional. ampliando a força do poder executivo, tornando-o assim o principal responsável pela administração pública, sendo mais decisivo do que o legislativo e o judiciário.
Os atos institucionais trouxeram diversos dispositivos para o campo da legalidade, dispositivos estes vistos como inconstitucionais na constituição de 1948.
A arbitrariedade e a desconsideração de muitos direitos fundamentais eram uma das principais características dessa época, marcada por violência e censura. O Golpe tentou instalar uma falsa sensação de democracia, mas, todos os presidentes foram escolhidos a dedo pelos militares.
Em 1969 a situação chegou a piorar, uma nova emenda, desta vez mais rígida, chegou a editar a maior parte do texto constitucional de 1967, tornando a carta magna mais autoritária ainda. Hoje em dia a doutrina chega a considerar até como uma nova constituição pelo grande volume de mudanças.
Pode-se com isso certamente afirmar que esse foi o período mais repressivo da história do Brasil. 
A redemocratização começou a caminhar em passos tímidos e leves pela primeira vez em 1979, quando o então presidente João Batista Figueiredo concedeu anistia a muitas pessoas, dentre elas, muitos artistas que foram exilados pelos seus crimes contra o estado, possibilitando a volta destas pessoas ao país.
Características da constituição de 1967
. Era restrito o direito de greve aos trabalhadores.
. As eleições para presidente eram feitas de forma indireta.
. O poder era concentrado no Executivo, dando a ele a maior parcela de decisão.
. A justiça militar foi ampliada.

Outros materiais