Buscar

GRAMATICA LINGUA PORTUGUESA X LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A gramática é fundamental para a compreensão da língua, pois ela é responsável pela estruturação da língua, possibilitando que os indivíduos se comuniquem com objetividade e claro entendimento. A gramática em LIBRAS, entretanto, difere da língua portuguesa, e para que haja uma comunicação efetiva entre os surdos e ouvintes brasileiros é necessário que ambos dominem as gramáticas das duas línguas, sabendo as diferenças entre elas, pois essas diferenças podem afetar o sentido do que se pretende dizer.
No vídeo podemos perceber que a estrutura gramatical em LIBRAS difere da língua portuguesa. Para os surdos, a compreensão do real sentido da frase "O gato comeu o rato" se dá através da estrutura O + S + V, enquanto na língua portuguesa  a estrutura é S + V + O.
Observamos ainda que em LIBRAS temos a inexistência de artigos e a conjugação verbal é feita por meio de sinais, portanto, conhecer as diferenças das duas línguas é imprescindível para a comunicação entre os surdos e ouvintes brasileiros, o que atenta para a importância do bilinguismo nas escolas.

Outros materiais