Buscar

SIMULADOS TURMA INTENSIVA ENUNCIADOS.pdf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(SIMULADO 1 – CONSTITUCIONAL) Acerca da ação constitucional do Mandado de Segurança, responda de forma direta e sucinta:
É possível a desistência do mandado de segurança após a prolação da sentença de mérito? E após o reconhecimento de repercussão geral sobre a matéria ventilada no mandamus?
É possível a impetração de mandado de segurança coletivo pelo Estado para a defesa de direitos de seus cidadãos?
É possível a condenação ao pagamento de valores em mandado de segurança? E a condenação em honorários advocatícios?
(SIMULADO 2 – CONSTITUCIONAL) O Governador do Rio de Janeiro, com o intuito de combater o transporte clandestino, pretende editar decreto proibindo o funcionamento, no âmbito do Estado, de aplicativos alternativos de transporte de passageiros. Instado a se manifestar sobre o tema, discorra sobre a juridicidade da referida pretensão. 
(SIMULADO 3 – ADMINISTRATIVO) Discorra acerca da possibilidade de arbitragem no Direito Administrativo.
(SIMULADO 4 – ADMINISTRATIVO) A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) encaminha projeto de lei prevendo que em todos os editais de licitação para contratações de serviços pelo Estado deve ser incluída cláusula exigindo que as empresas licitantes, como requisito de habilitação, destinem ao menos 10% dos postos de trabalho para moradores de rua assistidos por políticas públicas da Secretaria de Assistência Social. Discorra acerca da constitucionalidade do referido projeto de lei. 
(SIMULADO 5 – PROCESSO CIVIL) À luz do Novo Código de Processo Civil e da mais recente jurisprudência do STJ, discorra acerca da possibilidade de execução de sentenças declaratórias.
(SIMULADO 6 – PROCESSO CIVIL) Tendo em vista as modificações promovidas pelo Novo Código de Processo Civil, é possível a resolução parcial do mérito de uma lide? Em caso afirmativo, qual seria o recurso cabível contra tal pronunciamento judicial?

Outros materiais