Buscar

BIOQUÍMICA RELATÓRIO PROTEÍNAS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA-NUTRIÇÃO
PROFESSORA: Dra REGINA MARIA SOUSA DE ARAÚJO
RELATÓRIO DE PROTEÍNAS E AMINOÁCIDOS
TERESINA, 2017
REAÇÃO XANTOPROTÉICA
Os aminoácidos são os são moléculas anfóteras, possuindo características ácidas e básicas, liberando H+ ou OH. Possuem ponto isoelétrico pI, há equilíbrio entre as cargas negativas e positivas. Cada aminoácido possui um pl diferente, o que funciona como uma maneira de identificação.Para identificar o aminoácido em uma solução, é fundamental a alteração o pH do meio, a cada aminoácido precipitado sabe-se que o pI deste foi atingido.
Técnica
Marcar 3 tubos de ensaio e colocar cada uma das seguintes substâncias:
Ao 1º - 1 mL de ovoalbumina
Ao 2º - 1 mL de amido 
Ao 3º - 1 mL de água (tubo controle)
Adicionar a cada tubo 10 gotas de ácido nítrico concentrado. Agitar levemente e colocar no banho-maria fervente por 5 minutos. Esfriar em água corrente e acrescentar 4 mL de NaOH 2N. Anotar os resultados em forma de tabela, marcando positivo ( + ) ou negativo ( - ) de acordo com a reação.
	Tubo
	Reação
	1
	+
	2
	Não realizada
	3
	-
Conclusão
Tubo 1: a ovoalbumina, após a adição do ácido, tornou-se esbranquiçada. Quando fervida, levemente amarelada com formação de precipitado e corpo de fundo. Após o resfriamento e adição do NaOH 2N a coloração passou para um amarelo forte, devido à grande quantidade de proteínas.
 Tubo 2: reação não realizada. 
Tubo 3: A água não reagiu a mudança de temperatura nem a adição das substâncias. Baixa quantidade de proteínas. 
REAÇÃO DO BIURETO 
Ação do biureto:O reativo de biureto é uma solução de sulfato de cobre (CuSO4) e tartarato duplo de sódio e potássio (KNaC4H4O6) que ao reagir com os íons cúpricos, forma um produto de coloração violáceo. Esse reativo é utilizado na identificação de compostos protéicos, pois as ligações existentes na molécula de biureto são semelhantes às ligações peptídicas na formação de proteínas.
REAÇÃO:
1° Tubo de Ensaio: Continha biureto e albumina
2° Tubo de Ensaio: Continha biureto e gelatina
3° Tubo de Ensaio: Continha biureto e água (tubo controle)
CONCLUSÃO:
O 1° Tubo apresentou uma cor violeta bem intensa devido à grande quantidade de proteína presente na albumina (clara de ovo).
O 2° Tubo apresentou uma cor violeta mais clara devido a gelatina não ter uma quantidade considerável de proteína quanto a albumina.
O 3° Tubo era o de controle.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes