Buscar

Ciência Política e Teoria do Estado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ciência Política e Teoria do Estado
Sufrágio e representação política
ESTELA FARIA
JULIA RODRIGUES
LARA BORGES
MARIANA CARLA
MARIANA CASTRO 
Sufrágio
O sufrágio é a manifestação direta ou indireta do assentimento ou não assentimento de uma determinada proposição feita ao eleitor. É uma forma de participação e demonstração de interesses dos indivíduos na vida pública e na sociedade política. É o direito de votar e ser votado.
Tipos de Sufrágio:
 Sufrágio restrito: é aquele onde ocorre restrição de voto aos indivíduos que não possuem certa capacidade intelectual e/ou financeira e, por isso, são considerados “incapazes” de participar da coisa pública.
Sufrágio universal: é onde ocorre a mínima restrição possível, essas restrições não são de cunho econômico e/ou intelectual.
Há o sufrágio direto quando os eleitores votam diretamente em seus representantes sem intermediários e o sufrágio indireto quando a votação cabe ao intermediário ou delegais que irão escolher o representante pelo povo. São poucos utilizados nos Estados Democrático.
3
Restrição ao direito de sufrágio:
Por motivo de idade;
Por motivo de ordem econômica; 
Por motivo de sexo;
Por deficiência de instrução;
Por deficiência mental;
Por condenação criminal;
Por engajamento no serviço militar.
O importante no sufrágio é:
Tenha o eleito liberdade de escolha sem qualquer coação;
O eleitor tenha consciência da significação de seu ato.
 Estas premissas só são alcançadas pela educação política do povo. 
 
Sistemas eleitorais: 
O sistema eleitoral é um conjunto de metodologias empregadas para a eleição de candidatos políticos para representar a população no poder legislativo e no poder executivo. 
Nos países democráticos, onde o povo governa por intermédio de representantes eleitos, há diversos critérios que podem ser utilizados para definir, após a votação, quem são os candidatos mais representativos do povo, e que, portanto, serão considerados eleitos. Cada um dos critérios corresponde a um “sistema eleitoral”. No Brasil, adota-se dois sistemas: o majoritário e o proporcional.
Sistema Majoritário: Utilizado nas eleições para os cargos de Presidente da República, governador de estado e do Distrito Federal, senador e prefeito, em que será eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos.
Sistema proporcional: Utilizado nas eleições para os cargos de deputado federal, deputado estadual e vereador. 
Representação política: 
A idéia clássica de representação política é incita à de participação popular no governo, por intermédio de representantes eleitos, por meio do sufrágio universal. Representação, assim, está atrelada à idéia de democracia, de governo do povo.
Conceito de partido político: São associações dotadas de personalidade jurídica (pessoas jurídicas de direito privado – art. 44 do C.Civil) além de instrumentos eficazes de participação da sociedade no exercício do governo, impondo-se como veículo natural da democracia representativa (art. 14, parágrafo 3º, inciso V, da C.F.).
Finalidade do partido político:
 Visam sempre a conquista do poder cuja proposta é sempre a de realizar, na direção do Estado, determinado programa político-social (ideologias).
 Organização interna dos partidos: 
Partidos de quadro: buscam a qualidade dos partidários (adeptos) e não a quantidade.
 Partidos de massas: buscam quantidade de adeptos, sem qualquer discriminação.
Organização externa dos partidos: 
Partido único (monopartidário): caracterizado pela existência de um só partido no Estado. 
Bipartidários: caracterizam-se pela existência de dois partido no Estado, que se alternam no governo. 
Pluripartidários: caracterizam-se pela existência de vários partidos igualmente dotados da possibilidade de predominar sobre os demais.
Âmbito de atuação dos partidos políticos:
Os partidos políticos são associações humanas que se consolidaram a partir no final do Século XIX, como veículo de exteriorização da vontade política dos cidadãos que, unidos por uma ideologia e interesses comuns, se organizam estavelmente com o intuito de compartilhar seus ideais perante a opinião pública e influenciar na orientação política do país, ou seja, na pregação da ordem. 
Os sistemas partidários podem ser:
Vocação universal: atuam além das fronteiras dos estados;
Vocação nacional: atuam em todo o Estado;
Vocação regional: atuam determinada região do Estado;
Vocação local: atuação municipal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais