Buscar

revisão p1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-Quais as estruturas locomotoras dos protozoários? Cite um Protozoário patogênico.
R: As estruturas locomotoras são: pseudópodes, flagelos e cílios. Como protozoário patogênico, temos o Trypanossoma cruzi, causador da doença de chagas.
2- Cite uma relação ecológica entre um protozoário e um animal.
R: Alguns protozoários flagelados vivem em simbiose no trata intestinal de cupins, assim mantendo uma relação comum, graças a estes protozoários os cupins são capazes de digerir madeira.
3- Quais estruturas celulares caracterizam um protozoário.
R: Presença de vacúolos, núcleo múltiplo e estruturas locomotoras distintas.
4- Plathelmintes São triblásticos acelomados (possuem mesoderma, ectoderma e endoderma, mas não celoma, que é a cavidade geral do corpo), diga outras características inerentes aos plathelmintes.
 R: Achatados dorsoventralmente, possuem simetria bilateral, excreção se dá pelas células flama, são hermafroditas, possuem sistema digestório incompleto e ausência de sistema circulatório e respiratório. (ESCOLHAM 3 PARA A PROVA, SÃO CRACTERÍSTICAS FÁCEIS).
5- Diga as três classes estudadas de plathelmintes, cite um representante para cada uma e o ciclo evolutivo de um plathelminte de sua escolha.
R: As três classes são: Turbellaria (planárias), Trematoda (Schistosoma mansoni) e Cestoda ( Taenia saginata). O ciclo evolutivo vocês vão ter de estudar e por com suas próprias palavras, isso é para ajuda-los, usem suas palavras!
6- Diga características dos Nemathelmintes e explique o ciclo evolutivo do Ascaris lumbricoides e de wulcherireia bancrofiti.
R: Corpo cilíndrico, pseudocelomados (cavidade é preenchida por líquido), sistema digestório completo, possuem dimorfismo sexual e o sistema excretor é nifridial. O ciclo evolutivo vocês vão ter de estudar e por com suas próprias palavras, isso é para ajuda-los, usem suas palavras!
7- Qual a função do esqueleto hidrostático?
R: Auxílios na movimentação do indivíduo e ajuda na eliminação de excretas.
8- Além de metameria cite características de annelida e cite as três classes estudadas.
R: São triblásticos, celomados, com simetria bilateral, podem ser hermafroditas ou de reprodução sexuada. As três classes: oligochaeta, polichaeta e hirudínea.
9- O que é clitelo e parápodes?
R: Clitelo é um espessamento que une os dois animais durante a cópula, além de formar, posteriormente um casulo (cócon) que protege os ovos.
10- Diga uma função ecológica das minhocas.
R: estabilizam a decomposição da matéria orgânica através do húmus.
11- Diga características inerentes aos moluscos, explique as três classes estudadas, e escolha uma classe para explicação sucinta. 
R: Possuem manto, corpo mole, muitos possuem rádula e uma concha (interna ou externa). As três classes são: cephalopoda, gastropoda e bivavia. Gastropoda: corpo dividido em cabeça massa visceral e pés, possuem concha carbonatada e espiralada aberta por uma valva, possuem rádula .
12- Quais as funções do manto?
R: Fabricação da concha e respiração (possibilita trocas gasosas por ser uma área muito vascularizada).
13- O que é rádula?
R: localiza-se na boca, são fileiras de dentículos virados para trás, serve para raspar superfícies de rochas ou para predação (polvo raspando um siri de exoesqueleto duro).
14- Explique magnificação ecológica em moluscos bivalves.
R: Os bivalves não possuem rádula, se alimentam por filtração, neste processo, pode ocorrer o acúmulo de metais pesados e biocidas no corpo do animal.
15- Explique o sucesso adaptacional dos artrópodes.
R: A presença do exoesqueleto quitinoso, membros locomotores articulados que possibilitou a conquista dos ambientes: terrestre, aquático e aéreo e a diminuição da competição intraespecífica.
16- Quais o hormônio da muda, como se chama a muda e como se chama o exoesqueleto trocado?
R: Hormônio: ecdisona, muda: ecdise, exoesqueleto trocado: exúvia.
17- Em chelicerata quais as estruturas inoculadoras de peçonha?
R: Quelíceras.
18- De vantagens e desvantagens ao exoesqueleto?
R: Vantagem: proteção e camuflagem. Desvantagem: tamanho reduzido.
19- Diga como é : excreção,respiração, e divisão tagmática, para : crustácea, chelicerata e unirâmia.
R: crustácea- corpo dividido em cefalotórax e abdome, número de pernas é variável, dois pares de antenas, respiração branquial e excreção pelas glândualas verdes ou antenais.
Chelicerata: para aranhas corpo dividido em cefalotórax e abdome, para escorpião cefalotórax, abdome e pós abdome e para ácaros apenas 1 tagma, chamado diosoma. Não possuem antenas, respiração é pulmotraqueal e excreção pelas glândulas coxais, possuem 8 pernas.
Insecta- corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, com 1 pár de antena, 3 pares de pernas, respiração traqueal e excreção pelos túbulos de malpighi.
Chilopoda- corpo dividido em cabeça e tronco, 1 pár de pernas por anel, 1 pár de antenas, respiração traqueal e excreção pelos túbulos de malpigi.
Diplopoda: corpo dividido em cabeça tórax e abdome, dois pares de pernas por anel, 1 pár de antenas, respiração traqueal e excreção pelos túbulos de malpighi.
20- O que é sistema circulatório aberto e o que é tagma?
R: Sistema circulatório aberta é aquele que não corre no interior de vasos, tágmas são as partes do corpo de um artrópode.
Email: klebervinicius88@gmail.com
Para a Prova

Outros materiais