Buscar

CC 02

Prévia do material em texto

Marcio Vila		6º Período
RA: 201502288338		Contato: 21 9 8260-7353
CASO 02:
Camila quando completou 18 anos de idade, descobriu ser irmã de Gabriel, 16 anos, filho de um relacionamento extraconjugal de seu pai com Eleonor. Gabriel por diversas vezes tentou se aproximar de Camila, que se nega a manter qualquer contato com ele afirmando não ser ele seu parente, pois não possuem qualquer grau de parentesco entre si. Camila tem razão? Explique sua resposta.
Resposta: Ainda que não haja aproximação ou vínculo de afeto entre Camila e seu irmão, ambos são considerados parentes na linha colateral de 2º grau, mesmo que a maternidade seja distinta, bastando a paternidade em comum.
Assim sendo, são denominados irmãos unilaterais, circunstância que merece tratamento diferenciado quando da incidência do direito sucessório, conforme disposição do art. 181 do CC.
Questão objetiva
Lisbela possui um irmão chamado Gregório que é casado com Silmara. Lisbela, em razão de desavenças com Silmara, insiste em afirmar que não possui grau de parentesco com ela, mas resolveu estudar o assunto com sua vizinha Magda, advogada. Magda respondeu para Lisbela que, de acordo com o Código Civil brasileiro, Silmara é sua parente
a) por afinidade em linha colateral de primeiro grau.
b) por afinidade em linha colateral de terceiro grau.
c) por afinidade em linha colateral de segundo grau. (Art. 1595, §1ºCC)
d) civil em linha colateral de terceiro grau.
e) natural em linha colateral de primeiro grau.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes