Buscar

CC 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Marcio Vila		6º Período
RA: 201502288338		Contato: 21 9 8260-7353
CASO 03:
Luana tem 14 anos de idade e há seis meses, com o consentimento expresso de ambos os pais, reside com Danilo (17 anos), seu namorado há quase dois anos. Ambos resolveram que é hora de casar e seus pais não se opõe ao casamento por entenderem que ambos já compreendem quais são as obrigações matrimoniais. Ao dar entrada no processo de habilitação para o casamento foram informados pelo oficial que seria necessário o procedimento de suprimento judicial da idade. Feito o procedimento os nubentes tiveram
negado o pedido, pois, segundo o juiz da Vara de Registros Públicos, o casamento não preenche os pressupostos estabelecidos em lei para o casamento de quem não atingiu a idade núbil. Explique para os nubentes quais são esses pressupostos e que recurso seria cabível visando a autorização.
Resposta: É exigido na ordem jurídica brasileira, a idade de 16 anos para o casamento, desde que, haja autorização dos pais, do representante legal ou suprimento judicial.
Contudo é reconhecido excepcionalmente o direito dos menores de 16 anos solicitarem judicialmente o casamento nas hipóteses de gravidez ou para isenção de pena. Vale ressaltar que esta última hipótese considera-se revogada em razão da supressão dos incisos VII e VIII, descritos no art. 107 do CP, por força da lei 11.106/2005.
Entretanto na doutrina já é reconhecida a autorização para o casamento de menores de 16 anos, em casos que não tenha previsão legal, devendo o julgador se valer, das circunstâncias do caso concreto, tomando como fundamento a autorização dos pais ou responsáveis legais, a dimensão substancial do Princípio da Igualdade jurídica, a perspectiva ética e moral das relações de homem e mulher, o melhor interesse dos Adolescentes, o propósito de construir família e a compreensão dos deveres do casamento, conforme exposto no Enunciado 329 do CJF (Jornada de Direito Civil).
Dessa forma adotando como justificativa os parâmetros aqui descritos, é admissível a interposição de recurso de apelação contra decisão negatória do matrimônio, com base no art. 1009 do CPC/2015.
Não menos importante deverá ser observado o procedimento de habilitação em todas as suas etapas, assim como, as formalidades e solenidades descritas no CC/2002. 
Questão objetiva (ANULADA)
(PCMA 2012) A respeito do instituto do casamento, analise as afirmativas a seguir:
Os pais, tutores ou curadores podem revogar a autorização até à data da celebração do casamento.
Quando injusta, a denegação do consentimento, pode ser suprida pelo juiz.
Será permitido, excepcionalmente, o casamento de quem ainda não alcançou a
idade núbil apenas em caso de gravidez.
Assinale:
a. se somente a afirmativa I estiver correta.
b. se somente a afirmativa II estiver correta.
c. se somente a afirmativa III estiver correta.
d. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
e. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Outros materiais