Buscar

CC 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Marcio Vila		6º Período
RA: 201502288338		Contato: 21 9 8260-7353
CASO 04:
Leonardo e Ana após passarem por todo o processo de habilitação para o casamento e de posse do certificado de habilitação, agendam, perante o oficial do registro, dia, hora e local para a celebração do casamento. No dia, hora e local indicados, os nubentes, as testemunhas e a autoridade celebrante competente comparecem pessoalmente. Iniciada a cerimônia, a autoridade celebrante ouve os nubentes que expressamente declaram sua vontade de contraírem o matrimônio por livre e espontânea vontade. Após a manifestação dos nubentes, inesperadamente a autoridade celebrante sofre um mal súbito que lhe retira a vida imediatamente. Diante do exposto, responda, de forma justificada, o que se pede a seguir:
Em razão do ocorrido, o casamento poderia ser retomado em continuidade por outro oficial que se fizesse presente?
Resposta: Levando em consideração os nubentes não terem contribuído para a interrupção da cerimônia, é possível retorná-la imediatamente, vale ressaltar que caso houvesse a recusa, a solene afirmação de vontade, declaração do nubente, não está livre a espontânea vontade de manifestar o arrependimento, haveria a interrupção da cerimônia somente sendo possível retorná-la no dia posterior, não admitindo retratação no mesmo momento. (Art. 1538 do CC).
Leonardo e Ana podem ser considerados casados?
Resposta: Não casados, pois só haverá confirmação com consentimento do Juiz, sendo assim a inexistência do casamento tomando como referência. ( art. 1535 do CC).
(MPE-MG-2012) Quanto ao processo de habilitação para o casamento, é INCORRETO afirmar que:
a habilitação será feita pessoalmente perante o oficial do registro Civil, com a
audiência do Ministério Público. Caso haja impugnação do oficial, do Ministério Público ou de terceiro, a habilitação será submetida ao juiz.
é dever do oficial do registro civil esclarecer aos nubentes a respeito dos fatos que podem ocasionar a invalidade do casamento, bem como sobre os diversos regimes de bens.
tanto os impedimentos quanto as causas suspensivas serão opostos em declaração escrita e assinada, instruída com as provas do fato alegado, ou com a indicação do lugar onde possam ser obtidas.
a eficácia da habilitação será de 120 (cento e vinte) dias a contar da data em que foi extraído o certificado. (art. 1532 do CC.)

Outros materiais