Buscar

Operações Unitárias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE NILTON LINS
CURSO DE FARMÁCIA
EVAPORADORES: TRANSFERÊNCIA DE CALOR
MANAUS-AM
2017
1
ALUNOS:
ADNA LUANA 
ANA PATRÍCIA
DORIANE ALMEIDA
MAYCON FAGUNDES
MAYSA FAGUNDES
NATÁLIA SANTOS
PRISCILA BARRETO
SILVIA SINTHIA
MANAUS-AM
2017
2
INTRODUÇÃO
A evaporação é uma operação unitária, que envolve transferência de calor e tem por finalidade concentrar soluções constituídas de solventes voláteis e solutos considerados não-voláteis através da evaporação parcial do solvente, que na maioria dos processos é a água.
3
EVAPORADOR
Um evaporador consiste basicamente de um trocador de calor capaz de ferver a solução e um dispositivo para separar a fase vapor do líquido em ebulição.
COMPONENTES BÁSICOS DE UM EVAPORADOR
4
TIPOS DE EVAPORADORES
Os evaporadores podem operar de várias maneiras:
5
EVAPORADOR DE SIMPLES EFEITO
 É um processo onde se utiliza apenas um evaporador. 
6
EVAPORADOR DE MÚLTIPLO EFEITO
 É um processo em que há a associação de vários evaporadores, nesse sistema o evaporado de um efeito é utilizado como fluido de aquecimento no próximo efeito.
7
EVAPORADOR DE COMPRESSÃO MECÂNICA
 O evaporado é aproveitado no trocador de calor, mas como a entalpia do evaporado é um pouco menor que a do vapor vivo, é utilizado um compressor. 
8
EVAPORADOR DE COMPRESSÃO TÉRMICA
Segue o mesmo princípio do evaporador por compressão mecânica, mas ao invés de um compressor, utiliza-se um ejetor a jato de vapor d’água.
ESQUEMA DE EJETOR A JATO DE VAPOR D’ÁGUA
9
EVAPORADOR DE MÚLTIPLOS EFEITOS DE EXPANSÃO
A alimentação é pré aquecida em trocadores de calor em que o fluido de aquecimento é o evaporado de cada estágio, depois ela passa por outro trocador de calor onde é aquecida por vapor vivo.
10
BOMBA DE CALOR
Nela existem basicamente quatro componentes: Compressor, condensador, dispositivo de expansão e evaporador. 
11
ANIMAÇÃO DA EVAPORAÇÃO EM ALIMENTOS 
12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- Prof. MILCENT, P. F. Monitora. PEREIRA, M. C. P. Operações Unitárias II- Evaporação.pdf. 2013. Disponível em: paulfmilcent.net/EvapAposPat290613.pdf. Acesso em: 16 de setembro de 2017.
2- Animação da Tecnologia da Evaporação em Alimentos 3 Estágios. Criado para o TCC das alunas de Engenharia de Alimentos da UNIFEB no ano de 2005. Publicado em 10 de fevereiro de 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xv-qMZfh49o. Acesso em: 16 de setembro de 2017.
3- ISENMANM, A. F. Operações Unitárias na Indústria Química. 3ª edição. Timóteo, MG. Edição do autor 2015. Disponível em: sistemas.timoteo.cefetmg.br/nos/-media/bd:livro:quimica:ouiq.pdf. Acesso em: 16 de setembro de 2017.
 
13

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais