Buscar

RESPOSTAS CASOS PSCICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Semana 1 
1 - A- Errado B - Certo 
2 - C
 3 - A atuação e re s pos ta do M P é uma cla ra ma ni fe s tação de apropriação da ciê ncia pe lo s e ns o comum. E la não le vou e m co nta o pa re ce r té cnico e s im o que fo i obs e rvado no mo me nto, ca rac te rís tic a cla ra do s e ns o comum, que não age de forma e mp í rica, cie ntif ica e s i m bas e ado e m e xpe riê ncias e opi niõe s indiv i duais e s ub je tivas . A aval iação ps icos s ocial fe ita pe la e qui pe té cnica e a s olicitação que os vínc ulos e nt re mãe e fil ha não fos se m ro mpi dos abrupta me nte é clara ca racte rís tica da Ps icolog ia cie ntí fica : me tódica, s is te mática, o bje tiva. 
Semana 2 
1 - C 
2 -A errado B - certo 
3 - Resposta: O que se busca em princípio, através dos procedimentos e funções desses profissionais, é uma forma de auxiliar o poder decisório do juiz, de modo a respeitar e proteger os direitos das pessoas envolvidas no litígio, especialmente se tratar de crianças ou adolescentes. Porém, o psicólogo jurídico deve cooperar com a justiça, pôr um toque humano no frio e rígido sistema judicial, a questionar as normas, seus princípios e sua eficácia, a fomentar a responsabilidade das pessoas, instituições governamentais e não governamentais e dos grupos sociais em geral em síntese, construir uma administração da justiça e do direito de forma mais justa e humana. Assim, a ajuda de um psicólogo é indispensável. É necesserário todo processo de análise e estudo psicológico para auxiliar ao juizado de menores, por exemplo, a escolha e definição de um responsável legal para a criança e adolescente. 
Semana 3
1 - C
 2 - A - Certo B - Errado 
3- Resposta: os princípios incorporados pela Doutrina da Proteção Integral, bem como do rol de direitos fundamentais de crianças e adolescentes, previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, conclui-se que os direitos fundamentais refletem a proteção integral preconizada, representando um avanço. Porém, o desafio que atinge a todos, sociedade, famílias e Estado, é o de transformar os direitos fundamentais em prática no atual momento histórico da infância e adolescência no Brasil, e não somente representar uma conquista formal. No sentido de concretizar os direitos e contribuir para a efetivação da cidadania, torna-se indispensável a implantação de políticas públicas, programas, atividades, ações do cotidiano que atendam crianças e adolescentes nas demandas próprias do seu desenvolvimento, atingindo de igual forma as suas famílias. É necessário um comprometimento efetivo com a criança e adolescente, para que seja fortalecida a nova ordem recomendada pela Doutrina da Proteção Integral, com vistas à promoção da sua dignidade humana e o pleno exercício da cidadania. 
Semana 4 
 A - Supondo que o argumento da Defensora Pública f osse desconsiderado, como poderíamos entender esta situação, no que diz respeito às atitudes sociais? As atitudes são aprendidas por meio da convivência no meio social e pela observação, como seria as atitudes desse paciente que passou trinta anos da sua vida cumprindo medida de segurança de internação, a convivência no mei o social é fundamental para a formação das atitudes do indivíduo.
 B - Nesta aula, você estudou a Lei Antimanicomial (10.216/2001), de que forma poderíamos utilizá-la no caso acima? A lei garante a não desumanização dos pacientes com transtornos mentais, e sim que ele faça tratamentos e acompanhamentos psicossociais 
Semana 5

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes