Buscar

EXERCÍCIOS aula anestesio. conv

Prévia do material em texto

Especialização Técnica de nível médio em instrumentação�� INCLUDEPICTURE "cid:image003.jpg@01CECB57.1B4282A0" \* MERGEFORMAT ����
����
NOME: __________________________________________________________________ 
PROFESSOR: ______________________________TURMA ___________ DATA: ____ / ___ / ____
Questão 01: Quais são os números das lâminas de bisturi que se encaixam de acordo com cabo n 03 e 04? 
Questão 02: Descreva os quatros tempos cirúrgicos, citando os instrumentais cirúrgicos principais em cada um?
Questão 04: Diferencie anestesia geral de anestesia regional.
Questão 05: Qual é a diferença entre órtese e prótese?
Questão 06: Quais são os sinais e sintomas de um paciente com choque hipovolêmico no POI? 
Questão 07: Quais são os sinais e sintomas que o paciente pode apresentar após uma reação anafilática grave ocasionada pela administração de uma medicação?
Questão 0: Cite no mínimo dez cuidados de enfermagem (essenciais) com o paciente que apresentou crise convulsiva na sala cirúrgica durante a indução anestésica. 
Questão 07: Quais são os sinais e sintomas que o paciente pode apresentar após uma reação anafilática grave ocasionada pela administração de uma medicação?
Questão 09: Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para os itens que seguem abaixo. Justifique os itens falsos.
A ( ) O Anestésico halotano é usado na indução anestésica inalatória. E a recuperação é lenta e ele é altamente potente. Deve-se atentar a Insuficiência respiratória e cardiovascular. A Concentração administrada precisa ser controlada com precisão. 
B ( ) O Propofol é rapidamente metabolizado, permite a recuperação rápida; Isto permite que seja usado em infusão continua para manter a anestesia cirúrgica sem a necessidade de agente inalatório algum. Muito utilizado para cirurgias simples (alta no mesmo dia)
C ( ) A síntese cruenta é a aproximação e união dos tecidos realizada por meio de sutura permanente ou removível. A síntese Incruenta é a aproximação dos tecidos e a união das bordas é feita por meio de gesso, adesivo ou atadura.
D ( ) A raquianestesia ou anestesia raquidiana, é realizado através da inserção de uma agulha de pequeno calibre que é inserida, de modo a atingir o espaço subaracnoide, dentro da coluna espinhal, (liquor), É Injetado o anestésico local no interior do espaço subaracnoideo, diretamente no líquor, Levando ao bloqueio nervoso irreversível, (perda da atividade autonômica, sensitiva e motora).
E ( ) A Cefaleia pós raquianétesia, ocorre quando há extravasamento de liquor pelo orifício feito pela agulha no canal espinhal. Essa perda de líquido provoca uma redução da pressão do liquor ao redor de todo o sistema nervoso central.
F ( ) É comum em casos de acidentes graves ocorrer traumatismo torácico, sendo necessária uma intervenção cirúrgica imediatamente. Nos casos de traumas torácicos com fratura da 1 ª a 2 ª costela , pode ocorrer uma lesão vascular intratorácica e entre a 7 ª e a 10 ª costela , podem ocorrer lesão de fígado ou rim.
G ( ) Os traumas penetrantes são resultantes de agressão por arma de fogo, arma branca, forças aplicadas durante uma rápida mudança de velocidade (desaceleração), causando lesões que resultam em lacerações ou esmagamento das estruturas internas ou qualquer objeto estranho que penetre no corpo causando prejuízos internos.
H ( ) O costótomo é um instrumental cirúrgico utilizado para seccionar as costelas e raspar as pontas ósseas
 (fraturas de costelas) ocasionadas pelo trauma. 
I ( ) O Hematoma subdural é o extravasamento de sangue nos espaços meníngeos, entre a aracnoide e a dura-máter (abaixo da dura-máter; subdural). 
J ( ) O fixador Mayfied é utilizado para a estabilização da cabeça durante o procedimento neurocirúrgico, nas Microcirurgias. 
L ( ) O Craniôtomo, é um material cirúrgico que permite realizar a trepanação do crânio com broca. Essa broca para a rotação após ultrapassar a barreira óssea, evitando assim, possíveis lesões de estruturas internas como a dura-máter e o cérebro. 
M ( ) A Cera para osso é um hemostático usado nos orifícios ocasionado pelo trepano durante a craniotomia. O mesmo é usado ao longo das bordas da incisão cirúrgica. 
N ( ) O Choque hipovolêmico é a perda de volume circulante, com redução do retorno venoso e diminuição do débito cardíaco e da oferta de oxigênio. 
O ( ) O Choque séptico ou Septicemia é uma infecção generalizada que se dá quando as bactérias, fungos ou vírus de uma infecção local chegam à corrente sanguínea, espalhando-se por todo o corpo. Essa infecção generalizada é comum quando ocorre falhas técnicas, como por exemplo; quebra de técnica durante a paramentação cirúrgica ou na abertura de matérias estéreis. 
P ( ) Hemoptise é a expulsão sanguínea ou sanguinolenta através da tosse, proveniente de hemorragia de origem pulmonar. O sangramento é de cor vermelho vivo e aspecto espumoso (narinas e boca);
Q ( ) A crise convulsiva é caracterizada por episódios de uma atividade motora, sensorial, autônoma ou física (combinação dessas) isso é decorrente da descarga excessiva e súbita de neurônios. Ocorre uma única vez, ou mais. E a epilepsia, consiste em um grupo de síndromes caracterizadas por convulsões recorrentes.
R ( ) O Coma induzido é provocado artificialmente por medicações, com finalidades terapêuticas, como nas cirurgias de grande complexidade ou em situações onde é conveniente reduzir a um mínimo o consumo de energia.
S ( ) A cirurgia de revascularização do miocárdio tem como objetivo, ofertar maior aporte de sangue\oxigênio às áreas do coração em que há aterosclerose. A Circulação Extra-corpórea-CEC é conhecida também como “máquina coração-pulmão” é um equipamento que é responsável por receber o sangue pobre em oxigênio do paciente, e retorná-lo oxigenado ao paciente, é maquina é usada durante a revascularização do miocárdio. 
Página � PAGE �4� de � NUMPAGES �4�

Outros materiais