Buscar

Conceitos de Saúde e Transtornos Mentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Agorafobia: Medo e Angustia relacionando a espaços muito amplos ou com muitas pessoas. 
Conceito de Alucinação é a percepção real de um objeto que não existe, ou seja, são percepções sem um estímulo externo (objeto concreto)
Conceito de Ilusão é o engano dos sentidos ou da mente, que faz com que se interprete erroneamente um fato ou uma sensação. Ilusão é a troca da aparência real por uma ideia falsa. É também um devaneio, um sonho, um produto da imaginação.
Normalidade com ausência de doença:(é conceito de saúde) é a ausência de sintomas, de sinas e de doenças, sendo normal, o sujeito que não tem nenhum tipo de transtorno mental definido ou diagnosticado.
Normalidade Estatística: Trata-se do conceito de normalidade que se aplica especialmente a fenômenos quantitativo, com determinada distribuição populacional geral.
Normalidade como bem-estar: Organização Mundial da Saúde definiu a saúde como o complemento entre o bem-estar físico, mental e social e não somente como ausência de doença.
Consciência: é o estado de vigilância, igualando ao um grau de clareza do sensório, podendo ou não está ligado a moral e a ética, atrelado as aquisições subjetivas do sujeito. 
Alterações da Consciência e do Pensamento:
	Curso: São as acelerações, latentificações, o bloqueio e o roubo do pensamento.
	Latentificações: Rebaixamento do nível de consciência, em certas intoxicações e em determinado quadro psicoorganico.
	Forma: são a funga de ideias, dissociação e incoerência do pensamento, afrouxamento das associações, descarrilamento e desagregação do pensamento.
	Conteúdo: é aquilo que preencher a estrutura do pensar. 
Dissociação da consciência é o fenômeno mental presente nas neuroses e na psicose de origem funcional. Designa, genericamente, a exclusão de material, ideativo ou afetivo, dos processos associativos levando a uma restrição da consciência psicológica, nada alterando em relação ao grau de lucidez (consciência neurológica). 
Delírio é uma ideia ou um pensamento que não corresponde à realidade. A pessoa por exemplo começa a acreditar que está sendo perseguida ou vigiada, ou que existem câmeras que espionam seus atos.
Delírios hipocondríacos é a pessoa pode dizer que ele tem câncer, é incapaz de engolir, que o seu intestino está obstruído, etc.
Delírios de pobreza são comuns nas depressões, o indivíduo crê que está arruinado financeiramente e não tem dinheiro, e a preocupação com familiares pode levar às crenças que eles estão passando fome, doentes ou até mesmo mortos.
Delírios de perseguição é a crença de que os outros, muitas vezes um vago “eles” estão perseguindo. Muitas vezes envolvem idéias bizarras e criativas (por exemplo, “Minha esposa está tentando me envenenar com partículas radioativas através de água da torneira”).
Delírios de grandeza  é a crença de que um é uma figura famosa ou importante, como presidente ou rei. Como alternativa, delírios de grandeza podem envolver a crença de ter poderes incomuns que ninguém mais tem (por exemplo, a capacidade de voar).
Delírios de controle é a crença de que os pensamentos ou ações estão sendo controlados pelo lado de fora, muitas vezes por forças alienígenas. Alguns muitos comuns são a radiodifusão (“Meus pensamentos privados estão sendo transmitidos para os outros”), o pensamento de inserção (“Alguém está plantando pensamentos na minha cabeça”), e a retirada de pensamento (“A CIA está roubando meus pensamentos.”).
Distimia de refere ao "mal humor" continuo.
Depressão é definida como um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimento de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite. Também a um cansaço e uma falta de atenção e concentração.
Categorias dos sintomas: afetivo (humor) (tristeza; apatia; irritabilidade; perda do interesse em atividades habituais; perda de prazer em atividades habituais; desesperança); somático (físico) (distúrbio no padrão de sono; alteração do apetite; ganho ou perda de peso; diminuição do desejo sexual; falta de energia, fadiga); psicomotor (litificação; agitação); psicológico ( ideação suicida; sentimentos de inutilidade; culpa inadequada; dificuldade de concentração; insegurança; preocupação com a morte).
Sintomas básico: humor deprimido; diminuição do interesse ou prazer nas atividades; alteração significante do apetite e/ou peso; insônia ou hipersônica. Agitação ou inibição; psicomotora; fadiga ou falta de energia; dificuldade de concentração ou indecisão; ideias de morte ou suicídio.
Tipos de depressão: unipolar; bipolar - episódios maníacos
Drogas: são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticos. Tipos e características: 
 Uso nocivo/ intoxicação (abuso) - Padrão de uso de substâncias psicoativas que causam danos à saúde. Este dano pode ser físico ou mental, e condição que acontece com a administração de uma substância psicoativa e que produz perturbações cognitivas, perceptivas, afetivas, de consciência, comportamental, ou relacionadas a outras funções e reações psicofisiológicas; 
Tolerância - É um estado de adaptação biológica que se caracteriza por diminuir a resposta causada pela administração da mesma quantidade de um medicamento; 
Abstinência - é um conjunto característico de sinais e sintomas que ocorrem após a interrupção (ou, em alguns casos, diminuição) do consumo de uma droga, seja ela um medicamento ou uma droga de abuso; 
Dependência - É definido como o estado psíquico, e às vezes também físico, resultado da interação entre um organismo vivo e uma droga e que é caracterizada por modificações comportamentais e outras reações. Neste estado, sempre aparece uma unidade para ingerir a substância de forma contínua ou periódica, a fim de repetir seus efeitos psíquicos ou, em outras ocasiões, evitar o desconforto que faz com que não seja capaz de consumi-lo.
Esquizofrenia paranoide é caracterizada pelo predomínio de sintomas positivos (delírios e alucinações) sobre os sintomas negativos. Em geral, os pacientes apresentam tramas delirantes bem estruturadas e alucinações, com alterações de comportamento compatíveis com suas vivências psíquicas, como inquietação ou agitação psicomotora, comportamento de medo ou fuga, ausência de juízo crítico, dentre outras. Sempre ligado a pensamentos de grandeza e perseguição.
Esquizofrenia Hebefrênica ou desorganizada é predomínio dos sintomas negativos e de desorganização do pensamento e do comportamento sobre os sintomas positivos. Ocorrem alterações cognitivas, principalmente relacionadas à atenção, memória e raciocínio, que podem trazer prejuízos sociais e laborativas.
Esquizofrenia catatônica é o tipo menos comum, caracterizado por sintomas de catatonia na fase aguda. O paciente pode falar pouco ou simplesmente não falar, ficar com os movimentos muito lentos ou paralisados (p.ex., numa mesma posição por horas ou dias), recusar se alimentar ou ingerir líquidos, interagir pouco ou simplesmente não interagir com ninguém, embora desperto e de olhos abertos. 
Esquizofrenia indiferenciada é quando os sintomas positivos e negativos estão igualmente presentes, havendo delírios e alucinações em intensidade semelhante aos sintomas negativos e desorganizados, classifica-se o tipo como indiferenciado. 
Esquizofrenia simples é em casos em que os sintomas negativos ocorrem isoladamente, sem sintomas positivos e de desorganização, e não há uma diferença bem delimitada entre as fases aguda e crônica, optou-se por chamar de esquizofrenia simples. Alguns autores equivalem esse diagnóstico ao transtorno de personalidade esquizotípico, caracterizado por afetividade superficial ou imprópria, falta de vontade e comportamento excêntrico ou desviante, com tendência ao isolamento e desinteresse social. 
Esquizofrenia residual é utilizado para tipificar quadros mais crônicos, de longos anos de evolução ou que evoluem rapidamente para um comportamento mais deteriorado,com muitos prejuízos sociais e para a autonomia da pessoa, afetando sua capacidade de comunicação, inclusive verbal, gerando passividade ou falta de iniciativa, lentidão psicomotora, monotonia e prejuízos inclusive para o autocuidado e higiene pessoal.
Ilusão de Ótica são imagens que enganam a visão humana, fazendo com que o ser humano veja coisas que não estão presentes ou fazendo ver coisas de forma errada.
Alucinação (são alterações da percepção) Eidética representação nítida de objeto ausente, que difere da alucinação, por sentida por subjetividade, e da imagem vulgar, pelo facto de o indivíduo afirmar vê-la que realmente existe.
Maníaco (mania): ter hábitos repetitivos, podendo ser compulsivo ou não, costume esquisito, peculiar; excentricidade.
Mania sem sintomas psicóticos é quando a presença de uma elevação do humor fora de proporção com a situação do sujeito, podendo variar de uma jovialidade descuidada a uma agitação praticamente incontrolável. Esta elação se acompanhada de um aumento da energia, levando à hiperatividade, um desejo de falar e uma redução da necessidade de sono. A atenção não pode ser mantida, e existe frequentemente uma grande distração. O sujeito apresenta frequentemente um aumento da autoestima com ideias de grandeza e super. estimativa de suas capacidades. A perda das inibições sociais pode levar a condutas imprudentes, irrazoáveis, inapropriadas ou deslocadas.
 Mania com sintomas psicóticos é quando a presença de idéias delirantes (em geral de grandeza) ou de alucinações (em geral do tipo de voz que fala diretamente ao sujeito) ou de agitação, de atividade motora excessiva e de fuga de idéias de uma gravidade tal que o sujeito se torna incompreensível ou inacessível a toda comunicação normal. 
Humor Deprimido é um forte sentimento de tristeza, desesperança em relação ao futuro, falta de ânimo frente à quase todas as situações são sintomas comuns apresentados pela pessoa deprimida. Muitas vezes, o indivíduo relata estar se sentindo "vazio”.
Pareidolia é um fenômeno psicológico comum em todos os seres humanos, conhecido por fazer as pessoas reconhecerem imagens de rostos humanos ou animais em objetos, sombras, formações de luzes e em qualquer outro estímulo visual aleatório.
Percepção Delirante é a atribuição de um significado anormal e irreal a uma determinada percepção adequada com uma convicção total e inabalável. 
Transferência são reedições, reduções das reações e fantasias que, durante o avanço da análise, costumam despertar-se e tornar-se conscientes, mas com a característica de substituir uma pessoa anterior pela pessoa do médico. 
Contratransferência surge no médico como resultado da influência que exerce o paciente sobre os seus sentimentos inconscientes
Neuroses são fruto de tentativas ineficazes de lidar com conflitos e traumas inconscientes. O que distingue a neurose da normalidade é assim a intensidade do comportamento e a incapacidade do doente de resolver os conflitos internos e externos de maneira satisfatória.
Psicose refere-se a qualquer estado mental que prejudica o pensamento, percepção e julgamento.
Psicose Crônica é quando a pessoa perde o juiz da realidade e isso desencadear a um trauma irreversível ao pondo de leva a doença por resto da vida. (A esquizofrenia é um exemplo)
Transtorno Déficit Atenção com Hiperatividade ocorre quando, além da falta de atenção, o indivíduo apresenta comportamento hiperativo, é uma síndrome (conjunto de sintomas) caracterizada por distração, agitação / hiperatividade, impulsividade, esquecimento, desorganização, adiamento crônico, entre outras.
Transtorno Déficit Hiperativo apresenta um diagnóstico de um comportamento excessivamente disperso, sem atenção, foco, esquecimento, desorganização etc. 
Transtorno Fóbico é o medo insistente e exagerado de uma determinada situação ou de um objeto que não representariam perigo sob a avaliação de outrem. Pode ser compreendido em fobia simples (medo de um objeto ou situação) ou fobia social (o indivíduo tem consideráveis dificuldades de enfrentamento de situações sociais novas e diferenciadas)
	Grupo A
	Grupo B
	Grupo C
	Esquisito e desconfiado
	Impulsivo e manipulador
	Ansioso e controlador
Transtorno de Personalidade também referidos como perturbações da personalidade, formam uma classe de Transtorno mental que se caracteriza por padrões de interação interpessoais tão desviantes da norma, que o desempenho do indivíduo tanto na área profissional como em sua vida privada pode ficar comprometido.
Transtorno da Personalidade Histriônica (B) é um padrão de excessiva emotividade e busca de atenção. 
Transtorno da Personalidade Narcisista (B) é um padrão de grandiosidade, necessidade por admiração e falta de empatia. 
Transtorno da Personalidade Ansiosa (C) Dificuldade em descontrair-se, aumento na preocupação, teme novas experiências e extrema insegurança e muito sensível.
Transtorno da Personalidade Obsessiva (C) é metódico, minucioso, rígido, perfeccionista, convencional com práticas obsessivas/ controlador.
Transtorno de Personalidade Antissocial (sociopatia B) é uma condição em que a pessoa tem pensamentos e atitudes disfuncionais. 
Transtorno de Personalidade Bordeline (B) é uma condição mental grave e complexa cujos sintomas instáveis e pungentes podem invadir o indivíduo de modo súbito, caótico, avassalador e desenfreado, compreendem um padrão de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no começo da vida adulta e está presente em vários contextos.
Transtorno de Personalidade Esquizoide (A) caracteriza-se por uma fragmentação da estrutura básica dos processos de pensamento, acompanhada pela dificuldade em estabelecer a distinção entre experiências internas e externas, como é o caso dos sintomas psicóticos de delírio ou alucinação tendo três características principais: falha de interesse nas relações sociais, tendência ao isolamento e frieza emocional.
Transtorno de Personalidade Esquizotípico (A) é um de um grupo de condições informalmente consideradas como transtornos de personalidade “excêntricos”. As pessoas com esses transtornos frequentemente parecem estranhas ou peculiares. Elas também podem exibir padrões de pensamentos e comportamentos incomuns.
Transtorno de Personalidade Paranoica (Paranóide A) envolvem jeitos estranhos ou excêntricos de pensar. Pessoas com TPP também sofrem de paranoia, uma desconfiança implacável dos outros, mesmo quando não há nenhuma razão para suspeitar. 
Transtorno Obsessivo Compulsivo (C) É um transtorno mental em que as pessoas têm pensamentos, sentimentos, ideias, sensações (obsessões) e comportamentos repetitivos e indesejáveis ​​que os obrigam a fazer uma e outra vez (compulsões).

Outros materiais