Buscar

Classe social Copia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Classes sociais
 Para analisar a sociedade é possível descrevê-la através da análise da divisão social, baseada no conceito de classe sociais .
Desenvolvido por Karl Marx, este conceito parte de premissas próprias, diferentes do modelo descritivo da estratificação social. 
CLASSE SOCIAIS no Brasil 
No Brasil, as classes sociais são divididas de acordo com a renda familiar em salários mínimos.
Classe A - mais de 15 salários mínimos .
Classe B – de 5 a 15 salários mínimos .
Classe C – de 3 a 5 salários mínimos .
Classe D – de 1 a 3 salários mínimos .
Classe E – até 1 salário mínimo.
O que é classe social ?
É um termo usado para dar ideias de que existem distâncias sociais significativas na sociedade. Isso quer dizer que indivíduos e grupos são diferentes entre si e ocupam lugares diferentes na sociedade. Entretanto, sociologicamente, não se pode falar em classes sociais sem pontuar a existência de relações desiguais entre elas. Na prática, isso quer dizer que há sempre uma relação de dominação entre uma classe e outra. A diferença na possibilidade de acesso ao poder politico, ao poder econômico, aos bens culturais, a educação e, outros prestígios valorizadas em nossa sociedade, marcam a diferença entre as classes sociais . 
Características :
As divisões de classes se dá na forma que o indivíduo está situado economicamente e sócio politicamente em sua sociedade.
No capitalismo, quem tinha condições para a dominação e a apropriação, eram os ricos, e quem trabalhava para eles eram os pobres, pois bem esses elementos eram os principais denominadores de desigualdade social.
DIVISÃO DE CLASSES SOCIAIS
 A Sociedade capitalista é dividida em : 
Burguesia : grandes empresários ou capitalista ou burgueses. É considerado a classe dominante do sistema , pois detém os meios de produção ou capital ( fábricas, indústrias, máquinas , etc.);
Proletariado : trabalhadores ou proletários assalariados . Vedem a sua 3
Classe média : pequenos empresários , profissionais liberais e trabalhadores com salários melhores ( várias faixas ) –estes últimos não deixam de ser proletários ( somente diferenciados ).
TIPOS GERAIS DE CLASSES SOCIAIS 
Classe Alta – Maior nível de renda , bens prestigio e poder .
Classe Média – Situado entre a burguesia e o proletariado .
Classe baixa – Trabalhador não especializado , baixo nível de escolaridade , muitos miseráveis. 
Classe Alta 
Alta : Indivíduos com alto poder aquisitivo . É composta por pessoas que não tem nenhuma dificuldade para suprir as suas necessidade. Podem ser enquadrados nesta classe os autônomos de renda alta, empresários e industriais, descendentes de famílias tradicionais e ricas.
Muitos estudiosos, conseguem ainda fazer uma subdivisão, e dentro desta classe, encontram outras, como: elite, classe média-alta, classe média-baixa, miseráveis e classe operária. 
Classe média 
Média: Possuem um poder aquisitivo e um padrão de vida e consumo razoáveis. A classe média , supre suas necessidades básicas de sobrevivência , e também lazer a cultura. Existem varias classes sociais diferentes vareando pelo desenvolvimento econômico. É composta geralmente por pequenos proprietários, universitários, graduados e executivos de pequenas empresas. 
Classe baixa 
É um poder aquisitivo e baixa qualidade de vida. Suas necessidades básicas, como saúde e alimentação, são supridas com muita dificuldade, muitas vezes não conseguem ter lazer e entretenimento. É formada em sua maioria por operários e serventes desempregados, vigias, faxineiras, ambulantes, trabalhadores rurais e entre outros .
A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países , pobres ou ricos . E a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos .
É evidente que essas variáveis contribuíram intensamente para que a desigualdade brasileira permanecesse por séculos em patamares inaceitáveis. Todavia, a desigualdade social no Brasil, junto com o próprio desenvolvimento econômico, cresceu também a miséria, as disparidade sociais – educação, renda, saúde, etc.- a flagrante concentração de renda, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a baixa escolaridade, a violência. 
Imagens de Desigualdade Social 
Alunas :
Sirlene dos Santos Bonfim RA : 1651933
Thaina Soares Morais RA 1630357
Richelma de Souza Fonseca RA : 1660811
Rosiane de Oliveira Silva RA: 1632159
Lucicleide Mota Passos Depré RA : 1742596
Rita de Cassia Santana RA : 1744135
Eulizete de Souza Santana RA : 1744120
Naiane Mayara Castro Barroso RA : 1744105
Jucileia Peixoto da Assunção RA : 1742620
Leidiane costa de Jesus RA : 1753097
Lucivania Mota Passos RA: 1744156

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais