Buscar

toxoplasmose

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade de Tecnologia de Bauru
TOXOPLASMOSE
Nomes: Fabíola Ester e Stefânia M. Vizaccro
Tecnologia em Sistemas Biomédicos
Disciplina: Fundamentos de Imunologia
Profa. Dra. Adriana Sierra
O que é?
A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, presente em quase todos os animais. 
Doença do gato
A toxoplasmose é também conhecida como doença do gato por ser normalmente transmitida pelas fezes deste animal. O contato do ser humano, mesmo que indireto, com as fezes infectadas por ovos do parasita é suficiente para transmitir a doença.
O gato e outros felinos, que são os hospedeiros definitivos, estão relacionados com a produção e eliminação dos oocistos (ovos) e perpetuação da doença, uma vez que somente neles ocorre a reprodução sexuada dos parasitos.
Transmissão
Ingestão de carne e embutidos crus (o parasita se aloja nas fibras musculares e só é eliminado com o cozimento total);
Frutas, verduras e vegetais crus e mal lavados (contato com adubos orgânicos);
Sintomas
Em até 90% dos casos a doença não apresenta sintomas;
Em algumas pessoas os sintomas são iguais aos de uma gripe;
Toxoplasmose e gravidez
Durante a gravidez, a toxoplasmose pode gerar sérias complicações para o feto:
Primeiro trimestre: a probabilidade de transmissão para embrião é de 20%. Em caso transmissão, o bebê pode ter encefalite e nascer com sequelas.
Segundo trimestre: a probabilidade de transmissão para o embrião é maior e acontece em 1/3 das gestações, por outro lado, o feto não é tão afetado;
Terceiro trimestre: a probabilidade de transmissão para o feto é muito comum, porém é bem menos agressiva.
Tipos de Toxoplasmose
Toxoplasmose Ocular: A toxoplasmose ocular é quando a infecção chega ao olho e afeta a retina, causando uma inflamação que pode levar à cegueira se não for tratada a tempo. Essa doença pode afetar os dois olhos, e os prejuízos na visão podem ser diferentes para cada olho.
Os principais sintomas da toxoplasmose ocular são diminuição da visão, vermelhidão e dor no olho, e visão com manchas pretas.
Toxoplasmose Congênita: A toxoplasmose na gravidez provoca a toxoplasmose congênita, que é quando o bebê é infectado por essa doença ainda no útero da mãe. A toxoplasmose na gravidez pode levar a consequências graves, como:
Malformações do feto;
Baixo peso ao nascer;
Parto prematuro;
Aborto;
Morte do bebê ao nascer;
Exames 
Ensaios Imunoenzimáticos (ELISA)
Teste do Corante de Sabin Feldman: é o padrão ouro no diagnóstico laboratorial, contra o qual os demais testes foram comparados. Detecta-se IgG que podem persistir por toda vida. A exigência de organismos vivos para ser realizado o torna pouco disponível.
Teste de imunofluorescência indireta (IFI):uma técnica que possibilita a visualização de antígenos nos tecidos ou em suspensões celulares, por meio da utilização de anticorpos específicos, marcados com fluorocromo, capazes de absorverem a luz ultra-violeta (UV), emitindo-a num determinado comprimento de onda, permitindo sua observação ao microscópio de fluorescência (com luz UV).
Enzimático Fluorimétrico (ELFA)
IGM e IGG
A forma mais fácil de diagnosticar a toxoplasmose é por meio dos exames IgG e IgM, ou seja, análise sanguínea das imunoglobulinas G e M que apontam para a presença de anticorpos específicos para a infecção parasitária. 
IgM: é o anticorpo da infecção aguda, positiva nos primeiros dias ou semanas após iniciada a infecção e costuma ficar elevado por alguns meses;
IgG: é o anticorpo que surge para imunizar a pessoa (proteger de futuras infecções da toxoplasmose), costuma dar positivo nas primeiras semanas após a infecção e assim pode permanecer por toda a vida.
ELISA
O ELISA é empregado para a pesquisa de anticorpos, onde amostras de soro ou plasma são colocadas para reagir com antígenos imobilizados em uma fase sólida (placas de ELISA). Posteriormente, são revelados com auxílio de conjugado enzimático específico levando a formação de um produto corado ao agir sobre substratos cromogênicos. Para pesquisa de antígenos presentes em material biológico, a amostra é posta para reagir com anticorpos específicos imobilizados na fase sólida. 
ELFA
Imunofluorescência é definida como uma técnica que possibilita a visualização de antígenos nos tecidos ou em suspensões celulares, por meio da utilização de anticorpos específicos, marcados com fluorocromo, capazes de absorverem a luz ultra-violeta (UV), emitindo-a num determinado comprimento de onda, permitindo sua observação ao microscópio de fluorescência (com luz UV).
Equipamentos
Minividas- Biomerieux
Esse equipamento que realiza testes para doenças infecciosas (Rubéola, HIV, Hepatites, Toxoplasmose, etc) pela tecnologia ELFA- Enzyme Linked Fluorescent Assay.
mini VIDAS® é um sistema de imunoensaios automatizado compacto baseado nos princípios de teste fluorescente ligado a enzimas (ELFA). Prático e fácil de usar, proporciona precisos resultados dos testes sob demanda.
Até 36 testes por hora
Amplo menu: mais de 100 parâmetros disponíveis em formato de um único teste
Adaptado a testes STAT
mini VIDAS®  é muito valorizado mundialmente por sua simplicidade, flexibilidade, confiabilidade e disponibilidade 24h/7d. Processa os testes individuais da amostra e de lote para todos os tipos de análise: sorologia, imunoquímica, detecção de antígeno. Dez analitos diferentes podem ser usados simultaneamente. Todos os passos de reação de imunoensaio enzimático são automatizados num espaço mínimo: pipetagem, incubação, lavagem, leitura, e os resultados são imediatamente enviados para a impressora integrada.
Equipamento Compacto
Unidade completamente auto-contida:
módulo analítico com 12 posições de testes / 2 compartimentos independentes 6 testes;
Monitor integrado, teclado e impressora
 
Encaixa facilmente no seu laboratório:
Leve: apenas 88 libras (40 kg)
Pequenas dimensões
Simples e flexível
Início diário em apenas alguns segundos
Fácil de usar:
Aquisição de identificação do paciente e distribuição da amostra
Localize o SPR® e as fitas na máquina
Pulsar a tecla de início
Só carregue e pronto
Formatar em um único teste todos os ensaios
O tamanho do Kit adaptado a pequenos volumes de teste
Processamento simultâneo de diferentes parâmetros
Sem contaminação entre reagentes ou entre amostras
Sequência:
Amplo Menu de Testes
Mais de 100 parâmetros em formato de um único teste para o diagnóstico de doenças cardiovasculares e infecciosas, câncer, infertilidade, gravidez, doenças tireoidite e alergias;
Testes diretos: 1 paciente, 1 teste, 1 resultado;
Reagentes prontos para usar;
Resultados em 17 a 90 minutos;
Uma ordem de referência por teste: os kits incluem todos os componentes necessários.
Preço: R$ 22 500,00
COBAS e411
Cobas E 411 é um sistema totalmente automatizado e de acesso randômico para ensaios imunológicos. Está disponível tanto no sistema de disco quando no de rack.
Possui total ausência de carry-over utilizando ponteiras e cuvetas descartáveis para a execução de todos os ensaios, a possibilidade de calibração automática após violação do cq oferece confiança em cada resultado.
Electroquimiolumiscencia(ECL)é a tecnologia utilizada pela Roche na execução dos imuno-ensaios. A ECL Proporciona a mais elevada sensibilidade analítica e intervalos de leitura dinâmicos um dos mais abrangentes intervalos de leitura existentes no mercado.
A célula de leitura utiliza a amplificação do sinal para determinação de concentrações muito reduzidas de analito ,eliminando assim o número de repetições e possibilitando resultados de qualidades.
Manuseamento fácil de reagentes
Todos os reagentes estão prontos a usar e estão fechados durante operação para proteção contra elementos externos, aumentando assim a estabilidade a bordo quer dos reagentes quer das calibrações.
O conceito cobas e-pack, elimina não só a perda de tempo na preparação dos reagentes ,como no seu armazenamento uma vez que são comuns a
todos os sistemas cobas.
Registro Anvisa N°: 10287410608
Reagentes cobas E packs são liquidas prontos para uso e de fácil manipulação.
Tudo em cassete para fácil logística.
Abertura e fechamento automático de packs assegura uma estabilidade
Tela de revisão de dados fornece uma rápida rastreabilidade de resultados.
Até 88 amostras / hora (máximo teórico)
18 canais / posições de reagentes para até 18 diferentes ensaios.
Tipos de Amostras
Soro, plasma, urina (outros)
Capacidade
Entrada / saída de amostras
Capacidade de carga: 30 amostras (disco) / 75 amostras em 15 racks
Rack: RD Standard de 5 posições
STAT: Qualquer posição não ocupada do disco ou porta de entrada de rack dedicada a STAT.
Mais de 75 ensaios oferecem uma cobertura ampla da área imunológica e hormônios.
Ponteiras e cuvetas descartáveis para eliminar risco(carryover)na reação.
Entendendo os resultados
IgM negativo e IgG negativo: nunca entrou em contato;
IgM positivo e IgG negativo: está com a infecção, está doente de toxoplasmose;
IgM positivo e IgG positivo: Infecção recente (semanas ou meses já podem ter se passado desde a doença);
IgM negativo e IgG positivo: infecção antiga (meses ou anos já podem ter se passado desde a doença).
Prevenção
Para prevenir a toxoplasmose em grávidas ou imunodeprimidos, é aconselhado consumir apenas carne bem cozida e lavar bem frutas e legumes. É importante lavar regularmente as mãos, sobretudo após a manipulação dos alimentos de risco e evitar os contatos com gatos e sua areia. 
Tratamento
Em indivíduos imunocompetentes, a cura ocorre de maneira espontânea em algumas semanas. Já em pessoas imunodeprimidas e casos de toxoplasmose cerebral, diferentes antibióticos são associados durante seis semanas para combater a infecção. 
Por fim, gestantes devem ser tratada com espiramicina, desde que a sorologia tenha comprovado infecção recente e se os testes sobre o feto forem negativos. Em caso de resultado positivo, o tratamento segue até o final da gravidez. 
Referências
BENOTTO, L. B. Toxoplasmose: o que é, como se adquire e quais são os sintomas da toxoplasmose. Disponível em: <http://www.oftalmopediatria.com/texto.php?cs=4> Acesso em: 5, nov. 2016
SEDICIAS, S. O que é e como tratar a Toxoplasmose. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/toxoplasmose/ > Acesso em: 5, nov. 2016
MINHA SAÚDE. Toxoplasmose. Disponível em: <http://saude.ig.com.br/minhasaude/exames/toxoplasmose/ref1237835721807.html> Acesso em: 6, nov. 2016

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais