Buscar

PRINCIPIOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRINCÍPIOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
PRINCÍPIO DA TOTALIDADE
Todo comportamento que a criança apresenta é resultado da união de vários aspectos: motores, cognitivos, afetivos e sociais.
Por esse princípio devemos observar o aluno como um todo, nas suas relações com o outro, com o ambiente e consigo mesmo.
PRINCÍPIO DA ESPECIFICIDADE
Um dos aspectos citados acima (motores, cognitivos, afetivos e sociais) tende a predominar sobre os outros, ou seja, todo sujeito tende a se mostrar com maior ou menor grau de habilidade ou atitude nas relações com o outro, com o ambiente e consigo mesmo.
A compreensão do ser humano em sua totalidade é facilitada a medida em que compreendemos o desenvolvimento dos aspectos específicos do comportamento humano.
PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE
Esse princípio indica que o ser humano passa por uma série de mudanças contínuas ao longo da vida, o que irá contribuir para que ele consiga viver de maneira satisfatória.
Mesmo não organizadamente as mudanças em nossa forma de viver, nosso comportamento, etc.... são sempre contínuas. Não paramos de crescer, ou de pensar, etc...
PRINCÍPIO DA PROGRESSIVIDADE
É possível verificar que, no seu desenvolvimento, o ser humano passa por mudanças que são organizadas, indo de movimentos simples para movimentos complexos, de movimentos gerais para movimentos específicos. O ser humano adquire mais habilidades de forma progressiva.
Esse princípio mostra que as mudanças no desenvolvimento são organizadas. Essa organização nos permite identificar uma sequência de fases do processo de desenvolvimento psicomotor.
PRINCÍPIO DA INDIVIDUALIDADE
Esse princípio enfatiza que o ser humano apresenta capacidades e limitações que não são comuns a todas as pessoas, e que essas diferenças devem ser respeitadas. Em outras palavras, não há uma pessoa essencialmente igual a outra.

Outros materiais