Buscar

John Locke tinha como visão uma politica liberalista onde deveria nascer um pacto entre o poder social e os cidadãos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

John Locke tinha como visão uma politica liberalista onde deveria nascer um pacto entre o poder social e os cidadãos. Locke criou uma teoria politica que fortaleceu e levou em conta os interesses da nova classe social em ascensão: a burguesia moderna. Com suas alegações de que os homens nasciam já possuidores de direitos naturais, direito a vida e a liberdade, do direito à propriedade e aos bens. Que foram de grande importância na criação do capitalismo.
Locke argumentava que a natureza fora dada por Deus a todos e que transformar a obra prima natural em bens, torna-os propriedade individual do homem. Ele acreditava que o trabalho cria propriedades privadas ao homem além da que ele já nasce possuidor como a sua liberdade, sua própria pessoa e seu trabalho individual. Apenas possuindo dinheiro o homem poderiam criar novas formas de adquirir propriedade além do trabalho individual. Dai se originou a desigualdade social e a concentração de capital, tornando a propriedade ilimitada.
Suas ideias politicas influenciaram profundamente para a difusão de valores iluministas como a tolerância religiosa, o respeito pela liberdade individual, à expansão do sistema educacional e a livre-iniciativa econômica.

Outros materiais