Buscar

o empreendedor aula 8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
TÓPICOS ESPECIAIS 
PROFESSORA SILVIA CAMPOS LOPES - Mestre em Administração /UFSC
SÃO LUIS
 O Empreendedor/ 
Comportamentos Empreendedores.
*
*
Conceituando empreendedorismo...
Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, “empreender” significa a ação de praticar, de por em execução, e tem sua origem no latim “imprehendere”. 
A palavra empreendedor (entrepreneur) foi utilizada pela primeira vez no início do século XVI, na França, para designar homens envolvidos na coordenação de operações militares. 
*
*
Empreendedorismo é o processo de criar algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal. (SEBRAE, 2007, p. 15). 
CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO
*
*
EMPREENDEDORISMO – EVOLUÇÃO HISTÓRICA
Início do século XIX - Jean-Baptiste Say conceituou o empreendedor como o indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno.
1950 – Joseph Schumpeter - criatividade
1970- Peter Drucker – conceito de risco
1985- Pinchot – Conceito de Intra- empreendedor 
*
*
Empreendedorismo por necessidade: Surge a partir da necessidade de sobrevivência ou de algum tipo de insegurança do indivíduo. Os empreendedores por necessidade consistem naqueles que iniciam negócios motivados pela falta de alternativa satisfatória de ocupação e renda 
Empreendedorismo por Oportunidade - em razão das características e habilidades pessoais, o empreendedor organiza recursos para atingir um resultado com base em análise meticulosa da oportunidade e a realização de um plano detalhado do negócio com maiores probabilidades de sucesso. 
Empreendedorismo
*
*
O empreendedor e suas interações
“Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. 
São orientados para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos”. (Meredith, Nelson e Nech (apud UFSC/LED 2000)
Algumas características do empreendedor: Negociação e rede de contatos; Comprometimento; Correr riscos calculados
*
*
Sobre as características do empreendedor é correto afirmar que o empreendedor tem habilidade de negociação e possui uma rede de contatos porque é capaz de:
Utilizar pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos; agir para desenvolver e manter relações comerciais; utilizar estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros.
*
*
Na década de 60, o psicólogo americano David C. McClelland realizou uma série de pesquisas com o intuito de identificar os elementos psicológicos críticos dos empresários de sucesso. Sua pesquisa confirmou a ideia de que era possível treinar pessoas para desenvolverem o chamado Comportamento Empreendedor.
Comportamento Empreendedor.
O empreendedor possui um conjunto de características próprias e, não necessariamente, necessita ter um negócio próprio ou ser um empresário para atuar usando o empreendedorismo.
*
*
Empreendedor Empresarial: É o empreendedorismo clássico, quando alguém abre uma empresa ou um negócio. Dentro dele, existem dois tipos: o empreendedorismo por necessidade e o empreendedorismo por oportunidade. Quem empreende por necessidade geralmente o faz por motivos de sobrevivência, sem pensar em negócios de impacto ou em inovação
 2. Intraempreendedor ou Empreendedor Corporativo - é aquele que empreende e inova dentro de uma organização que não é de sua propriedade. “Pode ser um funcionário operacional, um gestor ou até mesmo um CEO, que tem a capacidade de enxergar novas oportunidades de inovação e melhoria na empresa, e cria planos viáveis para a sua implantação”
Os quatro contextos do empreendedorismo
*
*
4. Empreendedor Público: Muitas vezes, no serviço público, as coisas são feitas de uma mesma forma há muito tempo. E, por esse motivo, acabam não mudando. O funcionário ou gestor público empreendedor é aquele que, justamente, não se acomoda e tenta mudar esse cenário. 
Os quatro contextos do empreendedorismo
3. Empreendedor Social - É quando o empreendedor abre um negócio cujo objetivo é trazer mudanças para a sociedade ou para uma comunidade, mas com perspectiva de retorno financeiro. “Esse empreendedor pensa no coletivo, tem necessidade de realização, produz e faz para a comunidade. O motivador essencial, ele quer retorno financeiro, mas acredita na causa acima de tudo. “
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais