Buscar

CASO 1 ppp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO 1 
1 - A autoridade Policial da 13ª Delegacia de Polícia da Comarca da Capital, que investiga o crime de lesão corporal de natureza grave, do qual foi vítima o segurança da Boite The Night Agenor Silva, obtém elementos de informação que indicam a suspeita de autoria dos fatos ao jovem de classe média Plininho, de 19 anos. O Delegado então determina a intimação de Plininho para que o mesmo compareça em sede policial para prestar esclarecimentos, sob pena de in correr no crime de desobediência, previsto no art. 330 do CP. Pergunta-se:
a. Caso Plininho não compareça para prestar declarações, poderá responde pelo crime do Art. 330 do CP? 
R: Não. Não constitui constrangimento ilegal a intimação, autoridade policial, de pessoa para, em delegacia de polícia, prestar esclarecimentos acerca de fato tido como delituoso. É direito do investigado permanecer em silêncio, mas deste privilégio não decorre a impossibilidade de a autoridade policial convocá-lo para depor. O art. 330 do CP, diz respeito ao não comparecimento de testemunhas, se devidamente intimada para comparecer em juízo e não justificar.
b. E se houvesse processo penal tramitando regularmente e o juiz da Vara Criminal intimasse Plininho para o interrogatório, poderia o mesmo responder pelo delito em questão?
a- Livre convencimento motivado. b- Inocência. c- Contraditório e ampla defesa. d- Devido processo legal. 3- Relativamente ao princípio de vedação d e autoincriminação, analise as afirmativas a seguir: I ? O direito ao silêncio aplica -se a qualquer pessoa (acusado, indiciado, testemunha, etc.), diante de qualquer indagação por autoridad e pública d e cuja resposta possa a dvir imputação da prática de crime a o declarante. II ? O indiciado em inquérito policial ou acusado em processo criminal pode ser instado pela autoridade a fornecer padrões vocais para realização de perícia sob pena de responder por crime de desobediência. III ? O acusado em processo criminal tem o direito de permanecer em silêncio, sendo certo que o silêncio não importará em confissão, mas poderá ser valorado pelo juiz de forma desfavorável ao réu.III ? O acusado em processo criminal tem o direito de permanecer em 
silêncio, sendo certo que o silêncio não importará em confissão, mas 
poderá ser valorado pelo juiz de forma desfavorável ao réu.
R: Nos termos do artigo 367 do CPP, o feito deve seguir sem a presença do acusado, constituindo-se em verdadeira revelia com efeitos formais, e ainda , caso este não constitua defensor, depois de execução de citação por hora certa, ser-lhe-á nomeado defensor dativo.
2- Esse princípio refere-se aos fatos, já que implica ser ônus da acusação demonstrar a ocorrência do delito e demonstrar que o acusado é, efetivamente, autor do fato delituoso. Portanto, não é princípio absoluto. Também decorre desse princípio a excepcionalidade de qualquer modalidade de prisão processual. (...)Assim, a decretação da prisão sem a prova cabal da culpa somente será exigível quando estiverem presentes elementos que justifiquem a necessidade da prisão. Edilson Mougenot Bonfim. Curso de Processo Penal. O princípio específico de que trata o texto é o da(o)
 
a- Livre convencimento motivado. 
X b- Inocência.
c- Contraditório e ampla defesa. 
d- Devido processo legal. 
 
3- Relativamente ao princípio d e vedação de autoincriminação, analise as 
afirmativas a seguir: 
 
I Direito ao silêncio aplica-se a qualquer pessoa (acusado, indiciado, testemunha, etc.), diante de qualquer indagação por autoridade pública de cuja resposta possa advir imputação da prática de crime ao declarante. Correto. Artigo 5º, LXIII da CF. Ninguém será obrigado a produzir provas contra si mesmo. 
 
II O indiciado em inquérito policial ou acusado em pro cesso criminal pode ser instado pela autoridade a fornecer padrões vocais para realização d e perícia sob pena de responder por crime de desobediência. Errado. Resta o direito ao acusado de não produzir prova contra si mesmo.
 
III O acusado em processo criminal tem o direito d e permanecer em silêncio, sendo certo que o silêncio não importará em confissão, mas poderá ser valorado pelo juiz de forma desfavorável ao réu. 
 
IV O Supremo Tribunal Federal já pacificou o entendimento de que não é lícito 
ao juiz aumentar a pena do condenado utilizado como justificativa o fato do réu 
ter mentido em juízo. Correto 
Assinale: 
 
a- Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. 
b- Se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. 
X c - Se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas. 
d- Se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. 
e- Se todas as afirmativas estiverem corretas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes