Buscar

Processo Civil 2 - Casos concretos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto 1:
A atuação do juiz no negócio processual, limita-se a controlar sua validade, recusando-lhe somente nos casos de nulidade, de inserção abusiva, em contrato de adesão ou que algumas das partes esteja em manifesta situação de vulnerabilidade conforme art 90 c/c 373, p.3. Salienta-se que o enunciado 133 do NCPC dispõe que a realização do negocio processual independe de homologação.
Sim, o CPC estabeleceu procedimento comum como padrão, No entanto, permanece nas causas ate 40 salarios mínimos.
Caso Concreto 2:
A posição mais adequada é a do segundo especialista, durante a vigência do código de 1973 aplicava-se o artigo 285-A, o CPC de 2015 aplicou as hipóteses de cabimento da improcedência liminar, previstos no art 332 do ncpc.
Sim, improcedência liminar do pedido. Está previsto nos arts 332 e indeferimento da petição inicial esta previsto no art 330 cpc. Na primeira hipótese ocorre uma resolução com julgamento de mérito e na segunda sem julgamento de mérito e ocorre a finalização do processo por falhas ou questões processuais. Art 485 c/c 350.
Objetiva letra d
Objetiva letra d
Caso concreto 3: 
O réu deverá apresentar contestação como principal defesa e nela articular defesa indireta de mérito de natureza instintiva, a divida já foi quitada. Poderá fazer reconvenção para receber o dobro do valor pago indevidamente e a incompetência territorial como preliminar.
 O réu alegará sua legitimidade e se tiver conhecimento deverá indicar o sujeito passivo, sob pena de arcar com as custas do processo.
 O principio da eventualidade está previsto nos artigos 336 e 342 do cpc, sendo esse ultimo uma espécie de excepcionalidade em casos específicos. Traduz a ideia de que o réu deve se utilizar deste momento processual e pecas processuais para legar e sustentar todos os fatos de direito material e processual que possam ser uteis, para a melhor justiça. A omissos culposa acarreta a preclusão, a omissos dolosa pode acarretar a condenação por litigância de má fé.
Objetiva 1 letra a
Caso concreto 4: 
Não necessariamente. No caso concreto é possível que com a revelia o juiz possa julgar antecipadamente a lide, proferindo a sentença
Nesse caso, a ré apresentou uma defesa indireta de mérito, a forma do artigo 350 do cpc. O Juiz deverá intimar o autor para se manifestar, inclusive com possibilidade de produção de provas.
Objetiva 1: C
Objetiva 2: C
Caso concreto 5
Não, considerando os elementos apontados a resposta é negativa. Ao que tudo indica, o réu realizou defesa indireta de mérito, previsto no art 350 no ncpc, de modo que o juiz deve determinar a intimação do autor para falar em 15 dias, podendo até produzir provas.
Sim, em caso de direito encontro versio a possibilidade de julgamento parcial do pedido / mérito na forma do art 356, I, NCPC.
Objetiva 1: D
Objetiva 2: D
Caso concreto 6:
Não, trata-se de relação de consumo e neste caso incide a regra da inversão do ônus da prova, a distribuição dinâmica é a exceção à regra geral do CPC e permite ao juiz e as partes, através do negócio processual a distribuição para a parte que tenha melhores condições de produzir provas.
A distribuição estática do ônus da prova permanece como regra geral nos termos do cpc.
Sim. Prova emprestada desde que seja assegurando o contraditório.
Objetiva 1) A – 371 DO CPC 
Objetiva 2) A – 375 DO CPC

Outros materiais