Buscar

Alelos Múltiplos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Alelos Múltiplos
Alelos Múltiplos  ou Polialelia significa que existem três ou mais tipos de alelos distintos para os mesmos lócus cromossômicos. Em outras palavras, cada indivíduo tem apenas um par desses genes, mas as combinações possíveis entre elas são várias.
A Polialelia resulta de mutações sucessivas ocorridas nos genes de um determinado lócus. Cada gene mutante que surge estabelece condições para o aparecimento de mais uma nova expressão fenotípica daquele caráter, naquela espécie.
Um exemplo disso ocorre em coelhos, onde podem ser distinguidos quatro fenótipos distintos para a cor da pelagem: Selvagem (cinza-escuro, quase negro), Chinchila (cinza-claro homogêneo), Himalaia (branco, com focinho, orelhas e extremidades das patas e da cauda negras) e Albino (inteiramente branco).
Esses quatro fenótipos originam-se a existência de quatro alelos distintos de um mesmo lócus. O gene C determina a manifestação selvagem e é dominante sobre todos os outros alelos. O gene cch condiciona o fenótipo chinchila e é recessivo para selvagem, mesmo sendo dominante para os outros. O gene ch é determinante da manifestação da pelagem Himalaia, sendo dominante apenas sobre o albino. O gene c produz o fenótipo albino e é recessivo para todos os demais alelos.
O interessante de observar nos coelhos, é que esses quatro fenótipos diferentes, estão na dependência de 10 genótipos distintos, conforme o quadro a seguir:
	FENÓTIPOS
	GENÓTIPOS
	Selvagem
	Homozigótico: CC; heterozigótico: Ccch, Cch, Cc.
	Chinchila
	Homozigótico: cchcch; heterozigótico: cchch, cchc.
	Himalaia
	Homozigótico: chch; heterozigótico: chc.
	Albino
	Homozigótico: cc.
	
	
Referencias: CARVALHO, Débora. "Polialelia ou Alelos Múltiplos”; Brasil Escola. Disponível em: < http://www.infoescola.com/genetica/polialelia/> Acesso em 10 de abril de 2017.

Outros materiais