Buscar

RESUMO SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO ANATOMIA VETERINÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO 
Os órgãos que formam o aparelho reprodutor masculino são: escroto, testículos, epidídimo, glândulas anexas e o pênis.
TESTÍCULOS 
- Testículos são órgãos pares de formato ovalado localizados dentro da bolsa escrotal, que têm duas funções principais: espermatogênese e produção hormonal. 
- Se encontra envolto por uma cápsula chamada de túnica albugínea e essa túnica emite septos para o interior do órgão, dividindo-o em lobos piramidais. Cada lobo piramidal possui entre três à cinco túbulos seminíferos, nesses túbulos ocorre a espermatogênese. 
- O centro do testículo é marcado por uma área de convergência dos túbulos seminíferos que formam o mediastino testicular preenchido pela “rete testis”.
- Rede Testis é o acumulo de túbulos seminíferos no centro do órgão. Essa rede de túbulos seminíferos se direciona para o polo dorsal do testículo onde forma os ductos eferentes, que conduz os espermatozoides até a cabeça do epidídimo, esses ductos ainda se reúnem para formar o ducto do epidídimo.
EPIDÍDIMO
- O epidídimo é dividido em três regiões 
- Cabeça, corpo e cauda do epidídimo.
- O ducto do epidídimo começa na cabeça, passa pelo corpo e termina na cauda do epidídimo. A cauda do epidídimo é o local onde os espermatozoides ficam armazenados até a ejaculação. 
- O ducto do epidídimo, quando deixa a cauda, forma o grande ducto deferente que conduz o espermatozoide até a uretra durante a ejaculação. No seu trajeto, o ducto deferente passa pelo canal inguinal e entra na uretra na região da cavidade pélvica.
BOLSA ESCROTAL 
- A bolsa escrotal é formada por uma pele externa que contém uma quantidade variada de pelos e a sua camada subcutânea possui musculatura lisa sendo denominada túnica dartos, essa túnica tem capacidade de se contrair ou de se estender de acordo com a temperatura corporal e ambiental.
- Internamente à túnica dartos, existem dois prolongamentos das membranas serosas do peritônio que são chamadas túnicas vaginais (parietal e visceral).
- Aderido à bolsa escrotal passa um musculo chamado cremáster (aproxima ou afasta a bolsa escrotal da cavidade abdominal). 
- O testículo recebe algumas estruturas que passam pelo canal inguinal, por exemplo: artéria e veia testicular, um vaso linfático, um nervo testicular, o músculo cremáster, as duas túnicas vaginais e o ducto deferente. 
- Esse conjunto de estruturas forma o cordão espermático ou folículo espermático. É esse cordão que deve ser ligado e cortado durante as cirurgias de castração.
- A artéria e veia testicular mantem um arranjo onde a veia se distribui na forma de um plexo chamado de pampiniforme (primeiro mecanismo de termorregulação testicular). 
- O músculo cremáster também atua na termorregulação afastando ou aproximando o testículo do abdômen. A túnica dartos relaxa ou contrai a bolsa escrotal de acordo com a temperatura do ambiente. A termorregulação é necessária para manter a temperatura ideal para a espermatogênese.
URETRA 
- A uretra é uma estrutura tubular que compartilha funções reprodutoras e urinárias. 
- Inicia-se no óstio uretral interno, imediatamente caudal à bexiga, e termina no óstio uretral externo na glande peniana. 
- A uretra é dividida em duas regiões – pélvica e peniana. 
- A uretra pélvica é dividida em pré-prostática e prostática. 
- Quando os espermatozoides passam pelo ducto deferente e chegam até a uretra, recebem uma secreção volumosa rica em glicose e vitaminas produzida pelas glândulas sexuais anexas.
- A mistura dos espermatozoides com o líquido secretado por essas glândulas é denominada sêmen ou esperma. 
- Quatro tipos de glândulas sexuais existem nos animais domésticos:
- glândula angular, localizada em uma dilatação chamada ampola do ducto deferente; 
- próstata, envolve a uretra pélvica, é bilobulada e se relaciona dorsalmente com o reto, que permite sua avaliação pela via transrretal;
- glândula vesicular, localizada entre a ampola e próstata despejando, juntamente com as outras duas, a secreção do colículo seminal; 
- glândula bulbo uretral, mais caudal das quatro, localizada próximo à raiz peniana. 
- Os equinos possuem as quatro glândulas, os felinos possuem apenas a próstata e a glândula bulbo uretral, os cães possuem a próstata e a glândula ampular, o suíno possui apenas a glândula vesicular, a próstata e a glândula bulbo uretral, e os ruminantes possuem as quatro glândulas, porém, a próstata é pouco desenvolvida.
PÊNIS 
- O Pênis é o órgão copulatório masculino e é dividido em três regiões – raiz, corpo e glande. 
- A raiz do pênis fixa o órgão no arco isquiático.
- O corpo é a maior parte do pênis e a glande é a extremidade distal onde se localiza o óstio uretral externo.
- O pênis dos animais domésticos pode ser classificado em dois tipos de acordo com o tipo de tecido que predomina na sua constituição – Corpo cavernoso e corpo esponjoso. Nas espécies onde existe o predomínio de corpo cavernoso dizemos que o pênis é do tipo musculocavernoso (carnívoros e equinos) e nas espécies onde predomina o corpo esponjoso dizemos que o pênis é do tipo fibroelástico (ruminantes e suínos).
- O corpo cavernoso é um tecido do tipo erétil.
- O pênis do tipo fibroelástico possui, no seu corpo, uma flexura chamada sigmoide ou “s” peniano, que se desfaz durante a ereção, pois o pênis não aumenta de tamanho durante o ato.

Outros materiais