Buscar

Aula 1,2 Gestão Integrada de RH

Prévia do material em texto

Gestão Integrada de RH
Introdução
Esta disciplina visa transmitir conhecimentos sobre a área de atuação, como, seleção e ao treinamento dos empregados, às relações da empresa com os sindicatos e aos cuidados que as empresas devem tomar a fim de garantir um ambiente de trabalho segro para os trabalhadores.
Objetivos
 A gestão integrada de Recursos Humanos é um campo de conhecimento que estuda e aborda temas de interesse para qualquer profissional, independente de sua área de atuação, especialmente para aqueles que exercem ou pretendem exercer cargos de gestão.
 Nesta disciplina, são abordados temas relativos à seleção e ao treinamento dos empregados, às relações da empresa com os sindicatos e aos cuidados que as empresas devem tomar a fim de garantir um ambiente de trabalho seguro para os trabalhadores.
 Esses assuntos despertam interesse, pois afetam o cotidiano de qualquer trabalhador. Eles interessam tanto aos profissionais que atuam ou irão atuar na área de recursos humanos, como também aos profissionais das outras áreas funcionais.
Bibliografia
Básica
BOHLANDER, George W.; SNELL, Scott; SHERMAN, Arthur. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. São Paulo: Campus, 1999.
LUZ, Ricardo. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: LTC, 2008 (Universidade Estácio de Sá - Programa do Livro Universitário).
Gestão integrada de RH / Aula 2 - A Administração de RH no contexto organizacional
Introdução
Nesta aula, você navegará por uma abordagem da ARH que apresentará as diversas formas de classificação de recursos humanos, suas características e funcionalidades no contexto organizacional.
Descobrirá, também, as principais definições relacionadas e essas formas de classificação.
A importância da Administração de Recursos Humanos nas Empresas
Antes de começar a ler sobre o assunto, reflita sobre a seguinte questão:
Por que outros profissionais, que não são da área de Administração, necessitam conhecer a ARH?
GABARITO
Administrar recursos humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso organizacional, porque envolve algumas dificuldades.
Saiba mais
Para descobrir que dificuldades são essas, clique aqui para ler o texto Dificuldades da Administração de Recursos Humanos.
Dificuldades da Administração de Recursos Humanos
 A ARH lida com meios, com recursos intermediários e não com fins. É uma função de assessoria, cuja atividade fundamental consiste em planejar, prestar serviços especializados, assessorar, recomendar e controlar. A ARH lida com recursos vivos, extremamente complexos, diversificados e variáveis, que são as pessoas. Os recursos humanos não estão somente dentro da área de ARH, mas principalmente alocados nos diversos órgãos da organização e sob a autoridade de diversos chefes ou gerente (A ARH é uma responsabilidade de linha e uma função de staff). A ARH preocupa-se, fundamentalmente, com a eficiência. Porém, o fato mais concreto de sua existência é que ela não pode controlar facilmente os eventos ou as condições que a produzem. A ARH trabalha em ambientes e em condições que não determinou e sobre as quais possui um grau de poder e controle muito pequeno. Os padrões de desempenho e de qualidade dos recursos humanos são extremamente complexos e diferenciados, variando de acordo com o nível hierárquico, com a área de atividade, com a tecnologia aplicada e com o tipo de tarefa e atribuição. A ARH não lida diretamente com fontes de receitas. A grande maioria das empresas ainda aloca recursos humanos em termos de centros de custos e não em termos de centros de lucros. Um dos aspectos mais críticos da ARH está na dificuldade de se saber se ela está fazendo ou não um bom trabalho. É um terreno pouco firme e de visão nebulosa em que se pode cometer erros desastrosos ainda que na certeza de se estar jogando corretamente.
Gestão de Pessoas
A importância da Gestão de Pessoas dentro das empresas é crucial, já que é a área que administra e soluciona impasses comuns a todos.
Entenda porque analisando um exemplo:
Um impasse orgarnizacional » Dependência de recursos (da ciência política)
Contribuição da ARH na solução desse impasse » As práticas de RH ajudam a empresa a adquirir um suprimento estável de recursos escassos (capital intelectual e humano) que auxilia a empresa a competir.
Assista ao vídeo, a seguir, para compreender melhor a natureza desse impasse e a importância da ARH em sua solução.
Observe outros impasses enfrentados pela organização e as soluções proporcionadas pelas práticas de ARH.
Para aprofundar o estudo deste tema, escreva a sua definição para Administração de Recursos Humanos, e depois compare com as definições apresentadas na resposta.
GABARITO
Duas definições de ARH:
1.ARH consiste no planejamento, organização, desenvolvimento, coordenação e controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho.
2.ARH significa conquistar e manter pessoas na organização, trabalhando e dando o máximo de si, com uma atitude positiva e favorável; representa o que provoca euforia e entusiasmo, mas também as coisas pequenas e numerosas que frustraram e impacientam, que alegram e satisfazem, mas que levam as pessoas a desejar permanecer na organização; considera a espécie e qualidade de vida que a organização e seus participantes levarão e a espécie de participantes que a organização pretende cultivar.
A ARH é uma área interdisciplinar e envolve conceitos de diversas áreas de conhecimento. Veja quais são essas áreas. 
Os assuntos tratados pela ARH referem-se tanto a aspectos internos da organização, como a aspectos externos ou ambientais.
aspectos internos
abordagem introversiva da ARH.
aspectos externos
abordagem extroversiva da ARH.
aspectos externos
abordagem extroversiva da ARH.
Observe, no quadro, as técnicas aplicadas na Gestão de Pessoas.
Algumas técnicas de ARH visam à obtenção e ao fornecimento de dados, enquanto outras são, basicamente, decisões tomadas sobre todas. O quadro mostra exemplos dessas técnicas. Observe.
Não há leis ou princípios universais para a Administração de Pessoas. A ARH é contingencial, ou seja, depende da situação organizacional.
A ARH depende:
» Do ambiente organizacional
» Da tecnologia empregada na organização
» Das políticas e diretrizes vigentes na organização
» Da concepção existente na organização acerca do homem
» Da quantidade e qualidade de recursos humanos disponíveis na organização.
» Da filosofia administrativa preponderante na organização
Por que?
À medida em que mudam esses elementos, muda também a forma de administrar os recursos humanos da organização. Daí o caráter contingencial ou situacional da ARH, pois ela não se compõe de técnicas rígidas e imutáveis, mas sim de técnicas altamente flexíveis e adaptáveis, sujeitas a um dinâmico desenvolvimento.
O caráter multivariado e contingencial da ARH reside no fato de que, tanto as organizações quanto as pessoas são diferentes.
A ARH não é um fim em si mesma, mas um meio de alcançar a eficiência das organizações por meio das pessoas, permitindo condições favoráveis para estas alcançarem seus objetivos pessoais.
Principais objetivos da ARH
Missão
Analisando a missão desta organização:
“Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável”.
Pense no que a organização pretende expressar nessa mensagem.
Agora, conheça as características dessa e de qualquer outra missão organizacional.
Negócio
Observe o quadro descrevendo a visão que determinadas empresas têm dos seus negócios. Procure perceber as diferenças entre os dois tipos de visão.
Entenda o significado e a importância da maneira como as pessoas definem seus negócios.
Negócios
• O negóciode uma empresa pode ser definido como a orientação específica de sua atividade empresarial, aquilo que ela explora para atender às necessidades do cliente. 
• O negócio de uma empresa consiste na relação entre produto e mercado. 
• As empresas podem ter visão estreita ou ampliada do negócio, o que lhe servirá de orientação.
Visão
Observe o quadro descrevendo a visão que a Empresa X tem dos seus negócios no presente e no futuro. Procure compreender o significado dessa visão para a organização.
Entenda o significado e a importância da visão que as empresas têm de si mesmas no cumprimento da missão e no desenvolvimento dos negócios.
• É a imagem que a organização tem de si mesma e do seu futuro.
• Está mais voltada para aquilo que a organização pretende ser do que para aquilo que a organização realmente é, dentro de um prazo de tempo.
• A visão deve refletir uma postura não conformista em relação aos atuais resultados da empresa.
• A falta de visão dos negócios é profundamente prejudicial, pois desorienta as organizações e os seus membros quanto às suas prioridades.
Objetivos Organizacionais
Analise o objetivo definido por uma organização.
“Ser a melhor empresa do nordeste do ramo de alimentos.”
Pense no que a organização pretende expressar com esse objetivo.
Agora, conheça as características dos objetivos organizacionais.
Características dos objetivos organizacionais.
Objetivo é o resultado desejado que se pretende alcançar, dentro de um determinado período de tempo.Os objetivos devem ser focalizados em  resultados, ser consistentes, específicos, ser mensuráveis, ser alcançáveis.Tipos de Objetivos: rotineiros (cotidianos), inovadores (agregam algo novo) e de aperfeiçoamento (incrementos).Definimos Meta como um objetivo a curto prazo; no exemplo apresentado, uma das metas poderia ser - treinar toda a Gerência da Empresa em 6 meses.
Estratégia Organizacional
A sequência de perguntas e respostas a seguir são fundamentais para você compreender a importância e a função da Estratégia Organizacional.
Pense, responda e confira.
1. Estratégia Organizacional é um meio. Para quê?
2. A partir de que é construída a Estratégia Organizacional?
3. Como definir Estratégia Organizacional?
4. O que a Estratégia Organizacional representa?
5. Qual a influência da Estratégia Organizacional nos colaboradores?
GABARITO
Gabarito
1. É um meio para realizar a missão e alcançar os objetivos organizacionais decorrentes da visão da empresa.
2. A Estratégia Organizacional parte dos objetivos estratégicos, da missão e da visão que se pretende realizar.
3. É um conjunto de manobras que se desenvolve em um ambiente competitivo.
4. Representa o caminho escolhido pela empresa para enfrentar as turbulências externas e aproveitar os seus recursos da melhor maneira possível.
5. Deve motivar e envolver os colaboradores.
Para completar seus conhecimentos, conheça as definições de Análise do Ambiente e Análise Organizacional.
Análise do ambiente 
É o processo de identificação de oportunidades e ameaças. Trata-se de um mapeamento ambiental para saber o que há no entorno.
Análise Organizacional 
É o processo de identificação de  forças e fraquezas da empresa. Trata-se de um levantamento das habilidades e capacidades da empresa que precisam ser plenamente aplicadas e de seus pontos nevrálgicos que precisam ser corrigidos ou melhorados. É fazer um levantamento interno para saber qual é a vocação da empresa e no que ela pode ser mais bem sucedida.

Outros materiais

Perguntas Recentes