Buscar

APOL4 100%

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Comunicação Organizacional
Sistemas de Informações Gerenciais
	Data de início:
	13/10/2017 18:24
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	13/10/2017 19:06
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia o texto abaixo, e em seguida analise a tabela e enumere os itens da coluna da direita, de acordo com os conceitos de sistemas, apresentados na coluna da esquerda:
O estudo dos sistemas de informação tem o objetivo de racionalizar a administração da tecnologia no seio das organizações. Existem diversos conceitos de sistemas, que são classificados de acordo com o nível decisório de sua aplicação (ELEUTÉRIO, 2015, p. 98-99).
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	4 1 3 2
	
	B
	3 4 1 2
	
	C
	4 2 1 3
	
	D
	4 3 1 2
 
	
	E
	3 1 4 2
Você acertou!
Alternativa “E”. Os SPTs são usados para registrar todo o tipo de transação que faz parte da rotina de uma empresa, como vendas, pagamentos, dados contábeis, movimentações de estoque, dados de produção, compras, entre outros. As informações produzidas por um SIG são apresentadas na forma de relatórios gerenciais e gráficos que mostram ao gestor, de forma clara e objetiva, como está indo o seu setor. Os Sistemas de Apoio à Decisão são soluções computacionais usadas para dar suporte às decisões complexas e à resolução de problemas. Os Sistemas de Apoio aos Executivos (SAE) são softwares destinados a suprir os executivos com informações úteis para a gestão estratégica da organização. Eles observam fundamentalmente as informações externas à organização, em particular o comportamento do mercado, dos concorrentes, dos clientes e parceiros, em uma visão antecipadora que possibilita aos executivos agir de forma proativa em seu ambiente de negócio (Aula 05, tema Sistemas para os diferentes níveis hierárquicos) (Aula 05, Tema 5).
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto abaixo que trata da evolução dos sistemas de informação, e em seguida enumere os itens da coluna da direita da tabela, de acordo com as gerações dessa evolução, apresentadas na coluna da esquerda:
Os sistemas de informação evoluíram impulsionados pelos avanços da tecnologia digital. Seu processo evolutivo pode ser dividido em quatro gerações, marcadas por invenções tecnológicas que, de alguma forma, revolucionaram a maneira com que as empresas se apropriaram da tecnologia na condução de seus negócios, conforme estabelecido por Hirschheim (2012).
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	2 1 4 3
	
	B
	2 4 1 3
	
	C
	3 1 4 2
	
	D
	2 3 4 1
Você acertou!
Alternativa “D”. A Primeira Geração corresponde à era dos mainframes e dos primeiros sistemas de informação nas empresas; os sistemas de informação visavam à automação dos processos operacionais com foco no processamento de dados, sobretudo nas áreas financeira e de engenharia. A Segunda Geração iniciou com o surgimento dos minicomputadores e dos computadores pessoais, com o hardware se tornando menor e mais barato. A Terceira Geração foi marcada pelo surgimento das redes de dados corporativas e pelo rápido desenvolvimento das tecnologias de hardware, software e telecomunicações. A Quarta Geração surgiu com o advento da internet e das plataformas online (Aula 05, pg. 24).
	
	E
	3 4 1 2
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Os sistemas de informações, desde que foram inseridos no contexto das organizações na década de 1960, passaram por inúmeras transformações em forma, conteúdo e funções. Pode-se dizer até que o desenvolvimento e a evolução dos SI se deu em quatro momentos: primeira geração; segunda geração; terceira geração; e quarta geração.
A partir do exposto, leia e analise as afirmativas a seguir: 
I. Na primeira geração, os SI visavam à integração dos setores organizacionais por meio das redes de dados corporativas.
II. Na segunda geração, o surgimento dos computadores pessoais (os PC’s – personal computers) foram inseridos no contexto das organizações.
III. A terceira geração foi marcada pelos SI que visavam a automação dos processos operacionais, com ênfase para o processamento de dados nas áreas financeiras e de engenharia.
IV. A quarta geração, fomentada pelo advento da internet, trouxe a integração dos SI e estes deixaram de ser restritos aos servidores corporativos, podendo ser acessados de qualquer lugar por meio da internet.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II, apenas;
	
	B
	I e III, apenas;
	
	C
	I e IV, apenas;
	
	D
	II e III, apenas;
	
	E
	II e IV, apenas.
Você acertou!
Justificativa: Conforme apontado por Eleutério (2015, p. 94-95), as quatro fases da evolução são distintas. Na primeira geração, os SI tinham foco em automação de processos operacionais e processamento de dados, em especial nas áreas financeiras e de engenharia. Na segunda geração, o surgimento dos PC’s teve papel fundamental, levando os microcomputadores para dentro das empresas. A terceira geração ficou marcada pelo surgimento das redes de dados corporativos, além do rápido desenvolvimento de peças de hardware, software e telecomunicações. Já a quarta geração foi impulsionada pelo surgimento da internet, favorecendo a comunicação e integração dos SI, além de possibilitar seu acesso e utilização de qualquer lugar. Desta forma, apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, a qual aborda sobre o profissional de planejamento:
Nas agências de Publicidade, o profissional de planejamento é conhecido como Planner. É ele quem fornece ideias a outras áreas da agência, especialmente com a área de criação, que é a responsável pela execução das ideias para as campanhas. Mas é importante salientar que eles não criam, mas dão subsídios para o setor de criação. É um profissional que deve estar constantemente muito bem informado, pois faz pesquisas o tempo todo, analisa o mercado e o comportamento do consumidor.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao profissional de planejamento (planner ou planejador):
( ) O profissional de planejamento deve trabalhar isolado de outras áreas para ter maior concentração.
( ) O profissional de planejamento elabora cronogramas, prevê prazos e ações a serem executadas com vistas a um objetivo maior.
( ) O planejador é alguém que precisa estar totalmente focado em seu departamento, independente do que a empresa esteja enfrentando em outros departamentos.
( ) O planejador é um profissional que deve gerir sua equipe e ter a consciência de que seu trabalho irá afetar também outros departamentos da organização.
Assinale a alternativa correta. 
Nota: 20.0
	
	A
	F,V,V,V
	
	B
	V,V,F,F.
	
	C
	F,F,V,V.
	
	D
	V,F,F,V.
	
	E
	F,V,F,V.
Você acertou!
A segunda e a última afirmativas são verdadeiras. O planejador deve ter consciência que o resultado do seu trabalho afeta diretamente outros profissionais da mesma organização, além do mais, responsabilidades como elaboração de cronogramas, previsão de prazos entre outras ações, fazem parte do seu cotidiano. A primeira e a terceira afirmativas são falsas, pois o profissional de planejamento não tem como trabalhar isolado, pois seu trabalho afeta e é afetado o tempo todo por várias outras áreas da organização (Aula 05, Tema 3).
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
A atividade da liderança é alinhar pessoas, o que significa dizer que o líder comunicaa direção, a visão e busca comprometer os indivíduos para a concretização de ações e para atingir objetivos organizacionais (RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 60). 
Os autores identificam quatro estilos de liderança.
Relacione corretamente o estilo de liderança à forma de agir do líder em cada um dos estilos.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A – IV; B – III; C- I; D - II.
Você acertou!
Alternativa correta letra “ a ”.
Referência: RODERNEL, Pedro Levi. SCHIMIDT, Maria do Carmo. STADLER, Adriano. Desenvolvimento gerencial, estratégia e competitividade. Curitiba: InterSaberes. 2012, p. 61 - 63.
A correta relação entre o estilo de liderança e a forma de liderar é”
A - Liderança coercitiva – é o IV – Neste estilo, o líder influência as pessoas por meio de punição, cria uma relação de dependência simbiótica, de comando e de obediência.
B- Liderança controladora – é o III – Neste estilo de liderança, o líder tem tendência a se considerar insubstituível, envolve-se em detalhes, é centralizador, sonega informação, competem com os subordinados e tende a ter dificuldade de ver o todo.
C- Liderança orientadora – é o I- Neste estilo de liderança, o líder entende que a melhor forma de lidar com conflitos é ceder ou contemporizar; assim evita que o conflito seja potencializado.
D - Liderança integradora – é o II – Para este estilo de liderança, todo indivíduo é capaz de contribuir para o alcance dos objetivos; o líder respeita o indivíduo como tal, integra as pessoas, encoraja o feedback e o autoconhecimento.
Resposta está em: RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 61 - 63.
 
	
	B
	A – III; B – II; C – I; D – IV.
	
	C
	A – II; B – I; C – III; D – IV.
	
	D
	A – III; B – I; C – IV; D – II.
	
	E
	A – IV; B – III; C – II; D – I.

Outros materiais