Buscar

APOL5 80%

Prévia do material em texto

Comunicação Organizacional
Sistemas de Informações Gerenciais
	Data de início:
	23/10/2017 13:04
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	23/10/2017 13:55
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual se refere à  gestão do tempo:
Na gestão do tempo, executar as tarefas necessárias no prazo determinado exige dedicação e organização. Os ambientes profissionais atuais são tumultuados e as atividades se sobrepõem umas às outras, dificultando esse processo. Para ter controle do tempo e dar conta de realizar as atividades dentro dos prazos, é necessário atentar para detalhes importantes.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação à gestão do tempo:
( ) A melhor forma de gerir o tempo é fazer primeiro o que for mais importante, estabelecendo prioridades.
( ) A agenda é um dos instrumentos mais importantes para auxiliar na gestão do tempo, pois ajuda a organizar os compromissos e atividades importantes a serem desenvolvidas.
( ) Outro ponto importante na gestão do tempo é esquecer prioridades, pois torna-se raro que atividades corriqueiras atrasem o cumprimento de alguma tarefa mais urgente.
( ) A procrastinação (adiamento do cumprimento das obrigações) é um hábito inexistente entre os profissionais que atuam no atual mercado de trabalho.
 
Assinale a alternativa correta. 
Nota: 20.0
	
	A
	V,V,F,F.
Você acertou!
As duas afirmativas estão corretas. A primeira afirmativa sugere que a melhor maneira de administrar bem o tempo é estabelecendo prioridades. A segunda afirmativa afirma que a agenda é uma boa sugestão auxiliar para a gestão do tempo. As duas afirmativas estão erradas. A terceira afirmativa  é considerada incorreta porque, outro ponto importante na gestão do tempo é estabelecer prioridades. Não é raro que atividades corriqueiras atrasem o cumprimento de alguma tarefa mais urgente. Já a quarta afirmativa, também é considerada incorreta porque, o profissional deve aprender a evitar a procrastinação, que é o adiamento do cumprimento de obrigações. Procrastinar é mais comum do que se imagina. A grande maioria dos profissionais procrastina, em maior ou menor grau, mesmo no atual cenário empresarial. Porém, esta é uma prática a ser evitada, para o bem do trabalho (Aula 06, Tema 3, p. 20 - 22).
	
	B
	F,F,V,V.
	
	C
	V,F,V,V
	
	D
	V,F,V,F.
	
	E
	F,V,F,V.
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
A utilização dos mais variados tipos de sistemas de informação dentro das empresas contemporâneas é uma realidade e, dependendo do setor de atuação e do tamanho da empresa, quase uma necessidade. São sistemas que vão desde as opções modulares, ou setorizadas, até os sistemas integrados de gestão, como os ERP’s. No entanto, desde o seu surgimento, os sistemas de informação passaram por várias mudanças até chegar nos moldes como os conhecemos hoje.
Neste sentido, analise a imagem abaixo:
Imagem: Linha do Tempo dos ERP’s.Fonte: Eleutério (2015, p. 145) [ELEUTÉRIO, Marco Antonio M. Sistemas de Informações Gerenciais na atualidade. Curitiba: Intersaberes, 2015.] 
Agora, com base no material didático e no conteúdo das aulas, indique para cada período de tempo quais as características dos sistemas de informação da época:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A (I); B (IV); C (III); D (II); E (V).
	
	B
	A (II); B (IV); C (III); D (I); E (V).
	
	C
	A (I); B (V); C (IV); D (II); E (III).
Você acertou!
Justificativa: Conforme pode ser visto em Eleutério (2015, p. 145), a resposta correta é a letra ‘c’.
	
	D
	A (III); B (IV); C (V); D (II); E (I).
	
	E
	A (IV); B (V); C (I); D (II); E (III).
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
Uma renomada empresa prestadora de serviços considera que a gestão tempo é uma das principais ferramentas para se aumentar a produtividade. Com o objetivo de utilizar o tempo a favor da empresa, os gestores realizaram uma reunião para levantar as principais sugestões a respeito dos mecanismos de otimização do trabalho e melhor aproveitamento do tempo. O intuito é adotá-los nas rotinas administrativas da empresa para atingir melhores resultados, receitas e níveis de satisfação junto aos clientes.
Avalie as afirmações a seguir no que se refere às sugestões levantadas na reunião a respeito da gestão do tempo na empresa:
I – Resolver todos os problemas da empresa, inclusive os que não são da competência do profissional, pois todas as atividades da empresa são consideradas prioritárias.
II – Estabelecer metas e prazos para o atingimento de resultados, podendo gratificar a equipe quando os resultados forem alcançados.
III - Incentivar a procrastinação, ou seja, todos os profissionais devem cumprir as suas obrigações para atendimento das solicitações dentro do prazo combinado com o cliente.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “B”. Através da compreensão do conteúdo do tema 03 da rota da aula 06 (intervalo entre as páginas 19 até 26) observa-se que:
I – CORRETA - Quando há um planejamento das atividades, incluindo a definição das metas e prazos, é possível desenvolver as atividades em um ritmo necessário para se atingir os objetivos propostos. Reconhecer o trabalho da equipe poderá motivá-la a superar metas e melhorar o tempo na execução dos processos.
II – INCORRETA: Um dos principais pontos da administração do tempo nas organizações é saber estabelecer prioridades, separando o que é urgente, emergente, importante e cotidiano. O profissional deve saber delegar e não se sobrecarregar de tarefas que não sejam de sua competência.
III – A procrastinação deve ser evitada, pois significa o adiantamento de obrigações que devem ser cumpridas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	II e III, apenas.
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
Para Marques (2016) os indivíduos possuem uma característica interessante de fazer associações visuais o tempo todo. Em seus estudos ela menciona exemplos como desenhar um mapa para explicar um caminho ou construir o organograma para compreender a relação entre as pessoas numa organização. A pesquisadora acredita que a linguagem visual pode facilitar os processos em uma empresa, indicando o seu uso em reuniões para deixa-las mais produtivas, caracterizando assim as reuniões visuais. Contudo, a autora alerta que para a realização de reuniões visuais produtivas é importante que as empresas se atentem a questões importantes para que os profissionais possam melhor lidar com as questões estratégicas discutidas em reuniões organizacionais.
FONTE: MARQUES, I. Facilitação gráfica no Brasil e seu uso em projetos editoriais. PENSACOM BRASIL. São Paulo. Dez/2016
Considerando as afirmações de Marques (2016) e o conteúdo sobre reuniões virtuais trabalhado no tema 04 da aula 06 da disciplina de Comunicação Organizacional, se uma empresa quiser trabalhar o pensamento visual em suas reuniões, ela deve:
Nota: 20.0
	
	A
	Enfatizar o uso do power point pois as informações gráficas contêm informações contraditórias.
	
	B
	Utilizar apenas a comunicação verbal. O responsável pela reunião deve perguntar aos demais participantes, a cada cinco minutos, se eles compreenderam os exemplos apresentados.
	
	C
	Orientar o responsável pela reunião de que as ferramentas visuais são elaboradas antecipadamente por ele para que as informações sejam impostas aos participantes.D
	Promover a participação do grupo e a elaboração conjunta de registros gráficos, planejamento visual e mapeamento das ideias, estimulando a criatividade dos participantes.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “D”. Através da compreensão do conteúdo do tema 04 da rota da aula 06 (páginas 27 e 29) observa-se que:
 
a) INCORRETA: Nas reuniões virtuais desaconselha-se o uso do power point pois acredita que esta ferramenta pode tornar a reunião mais cansativa, impedindo a interação do grupo.
b) INCORRETA: A ideia da reunião visual é trabalhar de forma visual íntegra. Apenas enfatizar a comunicação verbal e as interrupções podem atrapalhar a compreensão dos participantes a respeito do assunto abordado na reunião.
c) INCORRETA: As ferramentas visuais devem ser trabalhadas justamente nas reuniões e a construção é conjunta entre os participantes.
d) CORRETA: Realmente o propósito das reuniões visuais engloba: promover a participação do grupo e a elaboração conjunta de registros gráficos, planejamento visual e mapeamento das ideias, estimulando a criatividade e a imaginação dos participantes.
e) INCORRETA: Nas reuniões visuais o importante é participar do processo de construção conjunta dos recursos visuais, sendo que no material da aula
	
	E
	Fazer um levantamento do perfil dos participantes, pois a ausência da habilidade de saber desenhar em um participante prejudica a qualidade dos recursos visuais construídos na reunião.
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia o texto abaixo:
O relacionamento com os clientes é um dos pilares que sustentam o negócio de uma empresa e por isso tornou-se uma das maiores preocupações das atuais organizações. No atual ambiente competitivo da era digital, em que a internet coloca as empresas a um clique de distância dos consumidores, é fundamental estabelecer e manter um relacionamento de excelência com os clientes. Laudon (2010), afirma que o relacionamento com o cliente se constitui de três atividades fundamentais: Marketing, Vendas e Atendimento ao Cliente.
Considerando os sistemas para relacionamento com o cliente, analise as afirmações abaixo, considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas:
( ) O módulo de marketing de um CRM tem como objetivo utilizar as informações, coletadas em campo pela equipe de vendas, para ajudar as equipes de marketing a criar uma grande variedade de campanhas.
( ) O módulo de automação de força de vendas apoia a operação comercial, facilitando o cadastro online de contatos e o registro das informações de prospecção, além de auxiliar na segmentação de clientes e automatização das ações de campo.
( ) As ferramentas de atendimento ao cliente geralmente permitem o registro detalhado dos contatos, incluindo a geração de protocolos de atendimento.
( ) A capacidade do CRM de ajudar a compreender o consumidor é de grande importância para otimizar os investimentos de marketing e refinar a estratégia comercial da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V F V F
	
	B
	F V F F
	
	C
	F F V F
	
	D
	V V V V
Alternativa “D”. No atual ambiente competitivo da era digital, em que a internet coloca as empresas a um clique de distância dos consumidores, é fundamental estabelecer e manter um relacionamento de excelência com os clientes. O relacionamento com o cliente pode ser definido como o conjunto de práticas e estratégias usadas por uma empresa para interagir com os clientes, com o objetivo de aumentar suas vendas. Portanto, o relacionamento com o cliente é a base que sustenta a atividade comercial. Segundo Laudon (2010), ele se constitui de três atividades fundamentais: marketing, vendas e atendimento ao cliente. As ferramentas de atendimento ao cliente geralmente permitem o registro detalhado dos contatos, incluindo a geração de protocolos de atendimento (Aula 06, Tema 2).
	
	E
	V V F F

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes