Buscar

Trabalho Logística e legislação tributária.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Whelan Pharmaceuticals: 
Fatores Fiscais e Seleção Global de Local
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Viviane Viana Carneiro
Trabalho da disciplina: Logística e Legislação Tributária
 Tutor: Profa. Elca Barcelos Alves
Macaé 
2017
Estudo de caso:
Referência: Estudo de caso: Whelan Pharmaceuticals: Fatores Fiscais e Seleção Global de Local
Neste caso o Comitê de Localização e Suprimento na Whelan Pharmaceuticals se reuniram com o objetivo principal o exame de possíveis locais de fabricação para o mais novo produto Whelan. Os locais sendo considerados eram Maryland, Porto Rico, Irlanda, e vários locais na Europa continental.
A reunião foi presidida por John Neal, vice-presidente de fabricação e engenharia, e estavam presentes outros dois membros Stefan Bischel, vice-presidente de marketing e planejamento internacional, e Linda Gonzalez, diretora executiva de impostos.
O Comitê Executivo aceitou a recomendação que a Whelan posicione todos os estágios de fabricação em um só lugar, para que a produção aconteça em um lugar para distribuição e vendas, ao redor do mundo.
As evidencias indicam que o Varex será um produto bem sucedido. O Varex é um medicamento cardiovascular, produtos cardiovasculares é atualmente o maior segmento de mercado doméstico. Há chances de ser líder de vendas, mas é cedo para afirmar.
O pessoal de marketing tem forte preferência pela Europa continental. Muitos países europeus regulam o preço de produto uma vez que este é aprovado para venda. Discussões preliminares com as comissões de preço de vários países europeus levam a acreditar que poderão conseguir um grande diferencial de preço, tanto no Varex como em outros produtos, se concordarem em colocar as instalações de fabricação em um destes países europeus. O mercado europeu é grande, e esperamos que fique ainda maior.
Na indústria farmacêutica vendas europeias estão aumentando mais rápido que as vendas nos EUA. A Whelan atualmente tem presença relativamente fraca em mercados estrangeiros, e está abaixo da média da indústria. Aumentar a presença a longo prazo na Europa é uma estratégia muito alinhada com o empurrão recente da alta gerência para melhorar a posição global. Quanto aos outros três lugares, o pessoal de marketing é indiferente, porém cada um é claramente inferior à Europa continental.
Para o departamento fiscal a parte tributária mundial é afetada por inúmeros fatores, isto inclui as alíquotas e regras locais, alíquotas retidas em distribuições como dividendos e royalties, como definir os preços de transferências de taxas, a política de repatriação, como suprir os produtos, o capital mundial e estrutura legal. Duas ferramentas de planejamento de impostos são importantes para a Whelan: preços de transferência e benefícios fiscais. No passado a Whelan, se beneficiou de isenção de impostos disponíveis em Porto Rico. Porem esta cada vez mais difícil de prever o que vai acontecer. Porto Rico tenta proteger os benefícios, a força da oposição parece esta crescendo. Obviamente, Porto Rico pode apresentar problemas no futuro. O pior lugar considerado seria um dos lugares na Europa continental. As alíquotas são maiores lá, com vários países tendo taxas acima da 
taxa dos EUA de 34%. As altas alíquotas europeias são complicadas pelo fato de estarem desconfortavelmente se aproximando do limite de crédito de imposto estrangeiro (FTC).
Do ponto de vista fiscal, ficariam melhores na Irlanda. A Irlanda oferece vantagens e desvantagens comparadas a Porto Rico. As vantagens estão centradas na baixa alíquota e potencial para créditos de impostos estrangeiros médios. Por outro lado, recentes regulamentos de preço de transferência e aplicação significam que o lucro irlandês pode baixar. A Irlanda oferece a oportunidade de diferimento de imposto, enquanto Porto Rico oferece isenção.
Para o departamento de fabricação à localização de Maryland, seria melhor que na Europa continental. As alíquotas são mais baixas, e poderão configurar uma Corporação Estrangeira de Vendas para alcançar benefícios fiscais em exportação, apensas de estes benefícios valerem bem menos desde 1986. Além disso, se precisarem de dinheiro em casa por qualquer razão, terão uma garantia de que não haverá retenção de impostos. Conseguir dinheiro em casa de localizações estrangeiras pode ser problemático; apesar de terem conseguido usar tratados tributários para reduzir impostos retidos, não conseguirão evitá-los inteiramente. Os engenheiros e pessoal de operação estarão mais confortáveis nos Estados Unidos. Onde tem a maior experiência, a mão de obra é excelente, e os salários compatíveis com a Europa continental e apenas um pouco mais alto que Porto Rico. O maior fator favorável é o excesso de capacidade, onde poderão levantar e executar rapidamente e em custo menor. Os outros lugares são novos, necessitando começar do zero com permissões ambientais, comprando terras, todas essas coisas. Um local novo custaria mais que o local de Maryland e leva mais tempo para ficar pronto, o tempo extra pode custar muito, se conseguirem aprovações e não tiverem o produto nas prateleiras.
Há duas questões principais que pertencem ao suprimento de Varex. A primeira são as taxas alfandegárias e encargos. Essencialmente, onde tem que pagar encargos em produtos que entram na Comunidade Europeia, apesar de que uma vez dentro de qualquer país da CE, produtos podem ser enviados para outros países membros isento de impostos. Nesta questão, tanto a Irlanda quanto a Europa continental teria uma vantagem idêntica sobre Maryland e Porto Rico. O segundo envolve questões de tesouro, e há necessidade de dinheiro em casa, se ficarem em casa, será evitado riscos associados com ter dinheiro e ações fora dos EUA.
O principal objetivo é chegar a algumas recomendações preliminares sobre o suprimento de Varex. As diferentes áreas funcionais preferiram locais diferentes para o Varex. A fabricação apoiou fortemente Maryland, o marketing viu grandes vantagens no suprimento pela Europa continental, enquanto o departamento tributário favoreceu a Irlanda, com Porto Rico como segunda opção. Portanto foi votado para eliminar Maryland e discutir os outros três locais restantes com o objetivo de eliminar pelo menos mais um.
A próxima inclinação é eliminar Porto Rico, principalmente porque o benefícios tributários que o fazem parecer tão bom são frágeis. A fabricação seria perfeitamente adequada lá, mas não é uma vantagem tão grande diante dos outros dois lugares se os diferenciais de impostos desaparecerem.
Conforme todas as evidências e discussão tornasse difícil chegar a uma conclusão. O departamento fiscal claramente acredita que a Whelan se sairia melhor na Irlanda. O marketing sente-se igualmente confiante sobre a Europa continental. As diferenças parecem resultar de diferenças em seus pressupostos. Pode fazer suposições muito diferentes que levarão a previsões divergentes de benefícios fiscais esperados e os diferenciais de preço possíveis. Se o departamento fiscal estiver certo sobre os diferenciais tributários, e o departamento de marketing estiver certo sobre os diferenciais de preço, a decisão parece bem próxima, apesar de alguns fatores envolvidos serem difíceis de quantificar. Se qualquer um estiver errado, a Whelan tem muito a perder se for feita a escolha errada.
Local: Biblioteca da Universidade

Outros materiais