Buscar

Slides Surrealismo Arte

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Surrealismo
Surgimento e história do Movimento Surrealista
		O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.
 
		 De acordo com Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente. O pai da psicanálise, não segue os valores sociais da burguesia como, por exemplo, o status, a família e a pátria.
		O marco de início do surrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924. Neste manifesto, foram declarados os principais princípios do movimento surrealista: ausência da lógica, adoção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação da liberdade de criação, entre outros.
		Os artistas ligados ao surrealismo, além de rejeitarem os valores ditados pela burguesia, vão criar obras repletas de humor, sonhos, utopias e qualquer informação contrária a lógica.
		Outros marcos importantes do surrealismo foram a publicação da revista A Revolução Socialista e o segundo Manifesto Surrealista, ambos de 1929. Os artistas do surrealismo que de destacaram mais na década de 1920 foram: o escultor italiano Alberto Giacometti, o dramaturgo francês Antonin Artaud, os pintores espanhóis Salvador Dalí e Joan Miró, o belga René Magritte, o alemão Max Ernst, e o cineasta espanhol Luis Buñuel e os escritores franceses Paul Éluard, Louis Aragon e Jacques Prévert.
 
		A década de 1930 é conhecida como o período de expansão surrealista pelo mundo. Artistas, cineastas, dramaturgos e escritores do mundo todo assimilam as ideias e o estilo do surrealismo. Porém, no final da década de 1960 o grupo entra em crise e acaba se dissolvendo.
		Foi através da pintura que as ideias do surrealismo foram melhor expressadas, pois com elas os artistas colocavam suas emoções, seu inconsciente e representavam o mundo concreto.	O movimento artístico se dividiu em duas correntes: A primeira representada principalmente por Salvador Dalí, que trabalha com a distorção e justaposição de imagens conhecidas. Já a segunda corrente libertam a mente e dão vazão as inconsciente, sem nenhum controle da razão. Joan Miró e Max Ernst representam muito bem esta corrente.
Artes Plásticas
		
		Os escritores do surrealismo rejeitaram o romance e a poesia em estilos tradicionais e que representavam os valores sociais da burguesia. As poesias e textos deste movimento são marcados pela livre associação de ideias, frases montadas com palavras recortadas de revistas e jornais e muitas imagens e ideias do inconsciente. O poeta Paul Éluard, autor de Capital da Dor e André Breton, autor de O Amor Louco, Nadja e Os Vasos Comunicantes, são representantes da literatura surrealista.
		
		Os cineastas também quebraram com o tradicionalismo cinematográfico. Demonstram uma despreocupação total com o enredo e com a história do filme. Os ideais da burguesia são combatidos e os desejos não racionais afloram. Dois filmes representativos deste gênero do cinema são Um Cão Andaluz (1928) e L'Âge D'Or (1930) de Luis Buñuel em parceria com Salvador Dalí.
Literatura
Cinema
		O dramaturgo francês Antoni Artaud é o maior representante do surrealismo no teatro, ele buscava através de suas peças, livrar o espectador das regras impostas pela civilização e assim despertar o inconsciente da plateia.
		Sua obra mais conhecida é Os Cenci de 1935, onde ele conta a vida de uma família italiana durante a fase do Renascimento.
		Nas décadas de 1940 e 1950, os princípios do surrealismo influenciaram o teatro do absurdo.
Teatro
O Surrealismo no Brasil
		As ideias do surrealismo foram absorvidas na década de 1920 e 1930 pelo movimento modernista no Brasil. Podemos observar características surrealistas nas pinturas Nu e Abaporu de Ismael Nery e da artista Tarsila do Amaral, respectivamente.
 
		A obra Eu Vi o Mundo, Ele Começava no Recife, do artista pernambucano Cícero Dias, apresenta muitas características do surrealismo. As esculturas de Maria Martins também caminham nesta direção.
Artes Plásticas
Surrealismo Brasileiro
		Nascido em Belém do Pará, Ismael Nery pode ser considerado um dos precursores do surrealismo no Brasil.
		Foi pintor, desenhista e poeta. Em 1915, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes.
		Estudou em Paris, onde entrou em contato artistas do grupo surrealista. Sua obra plástica sofreu, principalmente, influência de Chirico e do cubismo de Picasso.
		A figura humana é um tema recorrente em seu trabalho - retratos, autorretratos e nus.
Ismael Nery (1900-1934) 
Baía de Guanabara
Anonimato
		Passou grande parte da vida entre França e Estados Unidos. Além de brilhante escultora, também foi escritora e jornalista.
		Em Paris, conheceu Andre Breton, Marcel Duchamp, integrando-se ao movimento surrealista.
		Em 1941, realizou sua primeira exposição individual, nos Estados Unidos. Lá, conviveu intensamente com Duchamp, Dalí e Max Ernst, entre outros.
Maria Martins (1900-1973)
Impossível
Entretanto
		Em 1922 , quando vivia na Europa, Tarsila teve uma tela sua admitida no Salão Oficial dos Artistas Franceses.
		Em 1923 tomou contato com os modernistas que viviam na Europa. Neste mesmo período, deu início à pintura "pau-brasil", de cores fortes e temas brasileiros.
		Em 1928 pintou o "Abaporu", que deu de presente para Oswald de Andrade. Foi a partir deste presente que surgiu o Movimento Antropofágico.
Tarsila do Amaral (1886- 1973) 
Cuca
Sol Poente
Menção Honrosa:
Cícero Dias
Sonho de uma prostituta (1930/32)
Mulher na janela (1936)
Surrealismo
&
Os Principais Nomes
Artes Plásticas
		Considerado pai e fundador do movimento surrealista, foi autor dos Manifestos Surrealistas (1924 e 1929), alguns pequenos volumes de poesia e um romance, entre outros livros. Buscou inspiração no pintor Georgio de Chirico e no escritor Lautréamont para idealizar o programa surrealista.
		A "alucinada" abordagem de Breton para a poesia surgiu como uma reação contra as acomodadas convenções literárias da Paris nos anos 20. Em 1922 abandonou o Dadaismo para experimentar novas formas de expressão escrevendo, com Philippe Soupault, o livro de poesia "Campos Magnéticos", em que testava a escrita automática. Em 1924, auxiliado por outros dadaístas dissidentes, escreveu o Manifesto Surrealista. Breton e seus colegas pretendiam transformar o caos e a desordem em formas de expressão.
		Seu objetivo poético consistia no "puro automatismo psíquico", como foi evidenciado pela obra "Por uma arte revolucionária independente" ("Pour un art revolutionnaire independent"), que escreveu em 1938 em coautoria com Leon Trotsky. Do ponto de vista de Breton, arte e política eram indissociáveis.
André Breton (1896-1966)
White Lobster Telephone
Poèmi Objet
		Exerceu grande influência na arte moderna e de vanguarda. Circulou não só pelo Surrealismo, mas também pelo Futurismo, Dadaismo e Cubismo. Pintor, escritor e exímio jogador de xadrez, foi o fundador do movimento Dadaísta em Nova York em 1913, e membro do grupo surrealista a partir de 1924.
		Duchamp estava acima da simples experimentação. Através de suas pinturas, trouxe as formas humanas de volta para o Cubismo. Mas esta re-introdução foi bastante "perversa". As figuras humanas de Duchamp pareciam máquinas, com fantásticas e distorcidas anatomias sexuais.
		Tais obras fizeram com que sua carreira de pintor terminasse. Duchamp deve ter percebido que sua ironia não estava completa, pois a ironia deveria jogar fora suas aspirações de beleza. E, não importa o quão perversas, as pinturas de Duchamp tornaram-se muito formais para realizar seu objetivo último: zombar da concepção humanista de arte.
		Desse modo, surgiram as obras do tipo "ready-made" (que podemos tentar traduzir como obras "prontas", feitas
a partir do cotidiano), da qual foi precursor. Em 1913, juntou uma roda de bicicleta a um banco de cozinha, e chamou o objeto de arte. Espírito da coisa: tudo aquilo que havia sido previamente qualificado com arte, ele rejeitava.
		Em 1917, a apoteose: enviou para a New York Society of Independent Artists um mictório intitulado "A Fonte". O mictório em si não tinha nada de interessante, mas sim o gesto irreverente. Seu objetivo maior era tirar a ênfase do produto final e colocá-la nas intenções do artista, transformando "arte" em "ideias sobre arte".
Marcel Duchamp (1887-1968)
A Fonte
 Suporte de Garrafas
		Nascido na Alemanha, além de pintor e desenhista, Max Ernst também foi escultor e escritor.
		Um dos fundadores do movimento Dada e, posteriormente, um dos grandes nomes do Surrealismo, dizia que sua arte tinha a intenção de "gerar uma tensão elétrica ou erótica", através da junção de elementos inesperados (característica geral de vários trabalhos surrealistas).
		Em notas autobiográficas, Ernst afirma que "Max Ernst teve seu primeiro contato com o mundo dos sentidos no dia 2 de abril de 1891, às 9:45, quando emergiu de um ovo que sua mãe havia posto num ninho de águia e que a ave chocou durante sete anos."
		Desenvolveu a técnica de frotagem. a qual consiste em colocar uma folha de papel sobre o chão, friccioná-la com um pincel macio, e assim produzir um padrão. Começou então a usar estes padrões em composições ou utilizava-os para dar textura às pinturas à óleo.
		Em 1954, foi expulso do grupo surrealista por ter participado da Bienal de Veneza, onde recebeu o Grande Prêmio. Sua participação na Bienal significou uma traição ao movimento, que rejeitava todas as formas institucionalizadas de arte.
Max Ernst
Fruto de Uma Longa Experiência
O Olho do Silêncio
		Pintor mais famoso (e também extravagante, excêntrico e exibicionista) do movimento, o espanhol Salvador Dalí também escreveu um romance, Faces Ocultas (1945), um artigo, " A Conquista do Irracional" (1935), e foi ainda escultor, ilustrador, designer de joias, cenógrafo, estilista de moda e diretor de cinema, juntamente com Luis Buñuel. Com este dirigiu dois clássicos surrealistas: Um cão andaluz (1929) e Idade do Ouro (1930).
		Considerado um louco por muitos, afirmava que "a única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco".
		Estudou na Academia de Belas-Artes de Madri, onde aprendeu técnicas acadêmicas, mas foi expulso por indisciplina em 1923.
		Desenvolveu um método próprio, o "método crítico-paranoico", um "método espontâneo de conhecimento irracional baseado na objetivação crítica e sistemática de associações e interpretações delirantes". Recusava a lógica que rege a vida cotidiana, e utilizava a técnica acadêmica para fazer contraste com um mundo de sonhos representado realisticamente. Suas visões fantásticas eram pintadas com incrível precisão e realismo. Assim, buscava representar não objetos visíveis, mas as imagens associadas a eles e seus significados subconscientes.
Salvador Dalí
		Afirmou certa vez que seu objetivo ao pintar era "materializar as imagens da irracionalidade concreta com a fúria de precisão mais imperial...a fim de que o mundo da imaginação e da irracionalidade concreta possa ser tão objetivamente evidente ... quanto o mundo da realidade exterior".
		Aos poucos, contudo, foi ficando aparente a contradição entre o que Dalí descrevia como "paranoia crítica" - que levava à interpretação sistemática - e o elemento de automatismo de que seu método dependia. Os monstros de Dalí permitiam uma leitura limitada e única. Além disso, as afirmações extremas sobre política, em especial sua fascinação por Hitler, soavam estranhas no contexto da ética surrealista, e suas relações com o resto do grupo estremeceram após 1934. O rompimento aconteceu quando Dalí declarou seu apoio a Franco em 1939. Aos olhos do público, contudo, Dalí continuou e continua sendo surrealista por excelência.
		De 1939 a 1948, Dalí morou nos Estados Unidos, cultivando a imagem de gênio excêntrico, e recebendo de Breton o apelido de "Avida Dollars", um anagrama de seu nome.
		Em 1965, se voltou para a escultura, repetindo os temas de suas pinturas: uma Vênus equipada com gavetas, elefantes com pernas de aranha etc.
A Persistência da Memória
Sonho
Menções Honrosas:
Giorgio de Chirico
Arqueólogos
The great tower (1913)
Man Ray
Cadeau
T-Square
René Magritte
A mansão dos Pirineus (1961)
O império das luzes
Joan Miró
Nord-Sud
Interior Holandês
Frida Kahlo
As Duas Fridas
O Veado Ferido
Paul Delvaux
Os Esqueletos
Jardim Noturno
Vito Campanella
O Bosque Musical
O Circo Metafísico
Surrealismo x Dadaísmo
		No Dadaísmo, os objetos do cotidiano são apresentados em novos e diferentes contextos. Suas artes contém itens que criticam a guerra, o consumismo, o capitalismo e a sociedade em geral. Utiliza, em geral, a ironia e o pessimismo. Para criar um maior sarcasmo os artistas utilizavam a fotomontagem. Em suma, ele é escandaloso, espontâneo, invocava a antiarte ou a destruição da arte.
		Já o Surrealismo possui sempre elementos irreais que, muitas vezes, deixa sua arte bizarra. Sua arte provém dos sonhos ou do inconsciente do autor. Contém ilusões de óptica que evocam o sonho ou a ironia. Ela procura sempre imitar a perfeição em suas cores e desenhos (dentro da dimensão do imaginário).
Dadaísmo
&
Principais
Nomes
Hans Arp
Julius Evola
Francis Picabia
Raoul Hausmann
Hannah Hoch

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais