Buscar

Auditoria 22 09 17 CRC

Prévia do material em texto

[Type the document title]
[Type the date]
��
Pitágoras Faculdade – Campus Divinópolis
Disciplina: Auditoria 	Profª Denise A. B. de Oliveira Rocha 
Exercícios CRC
1) Um auditor tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis. 
Diante dessas circunstâncias, deve o auditor:
Abster-se de expressar opinião
Expressar opinião adversa
Declarar-se impedido de expressar uma opinião
Expressar uma opinião com ressalva
2) De acordo com o que estabelece a NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria, assinale a opção INCORRETA:
a) Ao considerar as características da população da qual a amostra será extraída, o auditor pode determinar que a estratificação ou a seleção com base em valores e apropriada.
b) Ao definir uma amostra, o auditor determina a distorção tolerável, para avaliar o risco de que o conjunto de distorções individualmente irrelevantes possa fazer com que as demonstrações contábeis apresentem distorções relevantes e forneça margem para possíveis distorções não detectadas.
c) O tamanho da amostra é diretamente proporcional ao risco que o auditor está disposto a aceitar, ou seja, quanto menor o risco de distorção, menor deve ser o risco da amostra.
d) O tamanho da amostra pode ser determinado mediante aplicação de fórmula com base em estatística ou por meio do exercício do julgamento profissional.
3) De acordo com o que estabelece a NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor Independente Auditoria de Demonstrações Contábeis e a Condução de Auditoria, julgue os itens abaixo, como verdadeiros (V) ou falsos (F) e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
I) O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. 
II) As demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela sua administração, com supervisão geral dos responsáveis pela governança. A auditoria das demonstrações contábeis não exime dessas responsabilidades a administração ou responsáveis pela governança.
III) O conceito de materialidade é aplicado pelo auditor no planejamento e na execução da auditoria; e na avaliação do efeito de distorções identificadas sobre a auditoria, e de distorções não corrigidas, se houver, sobre as demonstrações contábeis. 
A sequencia correta é:
F, V, F
F, V, V
V, F, V
V, V, V
4) De acordo com a NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, Risco de Detecção é: 
a) o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. 
b) o risco de que os procedimentos executados pelo auditor, para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo, não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções. 
c) o risco inerente à suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados. 
d) o risco que uma distorção pode causar em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação, e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções. 
5) De acordo com a NBC TA 210 – Concordância com os Termos do Trabalho de Auditoria, analise os requisitos apresentados nos itens abaixo, quanto à obrigatoriedade de sua inclusão na carta de contratação de auditoria, e, em seguida, assinale a opção CORRETA. 
	I. 
	Objetivo e alcance da auditoria das demonstrações contábeis. 
	II. 
	Identificação da estrutura de relatório financeiro aplicável para a elaboração das demonstrações contábeis. 
	III. 
	Referência à forma e ao conteúdo esperados de quaisquer relatórios a serem emitidos pelo auditor, e uma declaração de que existem circunstâncias em que um relatório pode ter forma e conteúdo diferentes do esperado. 
	IV. 
	As responsabilidades do auditor e as responsabilidades da administração, quanto ao trabalho de auditoria. 
a) I e II, apenas. 
b) I, II, III e IV. 
c) II e III, apenas. 
d) III e IV, apenas. 
6) De acordo com a NBC TA 240 – Responsabilidade do Auditor em Relação a Fraude no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis, NÃO constitui aspecto do qual decorre informação contábil fraudulenta: 
a) a aplicação incorreta intencional dos princípios contábeis relativos a valores, classificação, forma de apresentação ou divulgação. 
b) a manipulação, falsificação ou alteração de registros contábeis que serviram de base à elaboração de demonstrações contábeis. 
c) a mentira ou omissão intencional nas demonstrações contábeis de eventos, operações ou outras informações significativas. 
d) a utilização não intencional de processos matemáticos imprecisos para a realização de estimativas relacionadas a ajustes contábeis. 
7) De acordo com o Código de Ética Profissional do Contador – CEPC e as Normas Brasileiras de Contabilidade, julgue os procedimentos hipotéticos a seguir e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. As demonstrações contábeis da Sociedade Empresária foram elaboradas de acordo com o que foi definido entre o profissional e contabilidade e os gestores da sociedade. Assim, em decorrência dessas definições, as receitas foram reconhecidas quando recebidas e as despesas, quando pagas. Para efeito da elaboração do Balanço Patrimonial de 31.12.2014, o custo das mercadorias vendidas e entregues, provenientes das receitas não recebidas, foram transferidas da conta de estoque para contas a receber.
II. Um Contador identificou e apresentou em seu relatório de auditoria, dirigido aos gestores de uma Sociedade Empresária objeto desta auditoria, diversos equívocos cometidos por um colega Contador na aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, na elaboração das demonstrações contábeis.
III. Um profissional de contabilidade foi contratado para dar parecer sobre o procedimento contábil a ser adotado no reconhecimento de um determinado ativo. Reconhecendo que o parecer poderia ser útil para outros profissionais, o Contador resolveu publicá-lo em revista técnica, em seu nome, omitindo no relatório qualquer dado que remetesse à consulente.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) procedimento(s):
a) I e II, apenas.
b) I, II e III.
c) II e III, apenas.
d) II, apenas.
8) Com base nas Normas Brasileiras de Auditoria, em relação à concordância com os termos de trabalho de Auditoria e as condições prévias para uma auditoria, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. O auditor independente deve determinar se a estrutura de relatório financeiro a ser aplicada na elaboração das demonstrações contábeis é aceitável.
II. O auditor independente deve obter a concordância da administração de que ela reconhece e entende sua responsabilidade pela elaboração das demonstrações contábeis de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável, incluindo, quando relevante, sua adequada apresentação. 
III. O auditor independente deve obter a concordância da administração de que ela reconhece e entende sua responsabilidade pelo controle interno que a administração determinou como necessário para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorções relevantes, independentemente se causadas por fraude ou erro.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):
a) II e III, apenas.
b) I, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I,II e III.
9) De acordo com a NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria, quanto à definição da amostra, amanho e seleção dos itens para teste, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Em auditoria, é permitida somente a amostragem de proporção estatística ou censo.
II. A consideração da natureza da evidência de auditoria desejada e as eventuais condições de desvio ou distorção ou outras características relacionadas a essa evidência de auditoria ajudam o auditor a definir o que constitui desvio ou distorção e qual população usar para a amostragem.
III. O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido.
A sequência CORRETA é:
a) F, V, F.
b) F, V, V.
c) V, F, V.
d) V, V, V.
10) De acordo com a NBC TA 500 – Evidência de Auditoria, assinale a afirmação INCORRETA:
a) A suficiência e a adequação da evidência de auditoria não estão interrelacionadas. No entanto, a obtenção de mais evidência de auditoria compensa a sua má qualidade.
b) Adequação é a medida da qualidade da evidência de auditoria, isto é, sua relevância e sua confiabilidade para fornecer suporte às conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor. A confiabilidade da evidência é influenciada pela sua fonte e pela sua natureza e depende das
circunstâncias individuais em que é obtida.
c) Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e outras informações.
d) Uma confirmação externa representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia.
11) Considere que uma sociedade empresária usa o método de equivalência patrimonial para avaliar o investimento em uma entidade coligada. O auditor não conseguiu obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre as informações dessa coligada para avaliar se o método de equivalência patrimonial foi aplicado de forma adequada. O auditor avaliou, ainda, que os possíveis efeitos de distorções não detectadas poderiam ser relevantes, mas não generalizadas. 
No caso descrito, o auditor deverá, em seu relatório:
Abster-se de expressar opinião
Elaborar parágrafo de outros assuntos
Emitir opinião adversa
Emitir opinião com ressalva
12) Com relação à Evidência de Auditoria apropriada e suficiente, conforme a NBC TA 500 – Evidência de Auditoria, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I) A evidência de auditoria é necessária para fundamentar a opinião e o relatório do auditor. Ela tem natureza cumulativa e é obtida, principalmente, a partir dos procedimentos de auditoria realizados durante o curso do trabalho. 
II) Obtém-se segurança razoável quando o auditor obtiver evidência de auditoria apropriada e suficiente para a redução do risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo. 
III) A suficiência e a adequação da evidência de auditoria estão inter-relacionadas. A obtenção de mais evidência de auditoria compensa a sua má qualidade. 
A sequência correta é:
F, F, F
V, F, V
V, V, F
V, V, V
13) De acordo com a NBC TA 240 – Responsabilidade do Auditor em Relação à Fraude no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. É objetivo do auditor identificar e avaliar os riscos de distorção relevantes nas demonstrações contábeis decorrentes de fraudes.
II. É objetivo do auditor obter evidências de auditoria suficientes e apropriadas sobre os riscos identificados de distorção relevante decorrente de fraude, por meio da definição e implantação de respostas apropriadas.
III. É objetivo do auditor responder adequadamente face à fraude ou à suspeita de fraudes identificada durante a auditoria.
Estão certos os itens:
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
14) De acordo com a NBC TA 705 – Modificações na Opinião do Auditor Independente, o auditor deve emitir uma Opinião Adversa quando:
a) ele não consegue obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para suportar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações contábeis poderiam ser relevantes, mas não generalizados.
b) em circunstâncias extremamente raras, envolvendo diversas incertezas, conclui que, independentemente de ter obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre cada uma das incertezas, não é possível expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis devido à possível interação das incertezas e seu possível efeito cumulativo sobre essas demonstrações contábeis.
c) não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para suportar sua opinião e ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações contábeis poderiam ser relevantes e generalizadas.
d) tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.
15) Considerando os procedimentos de confirmação externa para obtenção de evidências de auditoria, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Diante da falta de resposta para um pedido de confirmação positiva, a auditoria deverá executar procedimentos alternativos para obter evidências de auditoria relevante e confiável.
II. Os resultados obtidos com o procedimento de confirmação externa de evidência de auditoria deverão ser avaliados, podendo existir a possibilidade de as respostas serem consideradas não confiáveis.
III. A recusa da administração em permitir o envio de solicitações de confirmação de uma informação que permita a validação de um saldo contábil será desconsiderada em qualquer hipótese.
Estão certos os itens:
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
16) Uma Sociedade Empresária apresentou, em 31.12.2014, os saldos, abaixo, extraídos do Balancete de Verificação. 
	Contas 
	Saldos 
	Banco Conta Movimento 
	R$40.000,00 
	Estoque de Mercadorias 
	R$90.000,00 
	Receita Bruta de Vendas 
	R$420.000,00 
	Custo das Mercadorias Vendidas 
	R$170.000,00 
	ICMS sobre Vendas 
	R$71.400,00 
	PIS sobre Faturamento 
	R$6.930,00 
	Cofins sobre Faturamento 
	R$31.920,00 
	ICMS a Recuperar 
	R$20.000,00 
	PIS a Recuperar 
	R$500,00 
	Cofins a Recuperar 
	R$2.000,00 
	Devolução de Vendas 
	R$10.000,00 
	Duplicatas a Receber 
	R$86.500,00 
	Duplicatas a Pagar 
	R$120.000,00 
	Despesas com Salários 
	R$32.000,00 
	Comissões de Vendedores 
	R$18.000,00 
	Despesas de Juros 
	R$1.700,00 
	Receitas de Juros 
	R$2.600,00 
	Seguros Pagos Antecipadamente 
	R$4.650,00 
	Imóveis de Uso 
	R$75.000,00 
	Capital a Integralizar 
	R$10.000,00 
	Reserva de Lucros 
	R$30.000,00 
	Capital Subscrito 
	R$98.000,00 
Com base nos dados apresentados e desconsiderando-se os tributos sobre o lucro, o Resultado Líquido do período é de: 
a) R$75.450,00. 
b) R$76.000,00. 
c) R$80.650,00. 
d) R$90.650,00. 
17) Uma Sociedade Empresária apresentou os seguintes gastos mensais: 
	Aquisição de matéria-prima no período 
	R$25.000,00 
	Comissão devida aos vendedores pela venda de produtos no mês 
	R$5.000,00 
	Tributos sobre o lucro
	R$2.000,00 
	Imobilizado adquirido a prazo
a) O total dos investimentos é de R$60.000,00; e o total das despesas é de R$32.000,00. 
b) O total dos investimentos é de R$60.000,00; o total dos custos é de R$25.000,00; e o totaldas despesas é de R$7.000,00. 
c) O total dos investimentos é de R$85.000,00; e o total das despesas é de R$7.000,00. 
d) O total dos investimentos é de R$85.000,00; o total dos custos é de R$2.000,00; e o total das despesas é de R$5.000,00. 
18) Uma Indústria produz apenas um produto. No mês de agosto de 2015, produziu e vendeu 300 unidades desse produto. 
Os custos e as despesas para produzir e vender os produtos foram os seguintes: 
 R$10,00 por unidade de custos variáveis. 
 R$8,00 por unidade de despesas variáveis. 
 R$12,00 por unidade de custos fixos. 
 R$7,00 por unidade de despesas fixas. 
Com base nos dados acima e considerando-se que não havia saldo inicial, o custo total dos produtos produzidos e vendidos, utilizando-se o Custeio por Absorção, foi de:
a) R$5.700,00. 
b) R$6.600,00. 
c) R$8.100,00. 
d) R$11.100,00. 
19) Uma transportadora fez contrato de seguro para um de seus caminhões, cuja vigência é de 12 meses, com início em 1º.12.2015. O caminhão está avaliado em R$360.000,00. O prêmio total, pago à vista e em parcela única, foi de R$18.000,00. O valor da franquia será de R$15.000,00.
Considerando-se o Regime de Competência e com base nos dados
informados, o montante a ser apropriado como Despesa de Seguros,
em dezembro de 2015, é de:
a) R$1.250,00.
b) R$1.500,00.
c) R$15.000,00.
d) R$18.000,00.
20) Uma indústria que fabrica três modelos de mesas apresentou, em um
determinado período, os saldos de gastos abaixo:
Itens Saldos
_ Aluguel do escritório comercial R$38.400,00
_ Comissões sobre vendas R$192.000,00
_ Depreciação de máquina utilizada na fabricação
dos três modelos de mesa R$89.600,00
_ ICMS sobre vendas R$384.000,00
_ Mão de obra direta R$140.800,00
_ Mão de obra indireta R$102.400,00
_ Material direto de embalagem utilizado na
produção R$25.600,00
_ Matéria-prima consumida R$345.000,00
_ Aluguel da fábrica – Setor de produção R$76.800,00
_ Salário dos vendedores R$12.800,00
Com base nos saldos apresentados e considerando-se como objeto
de custeio os produtos, o valor total dos Custos Indiretos é:
a) R$243.200,00.
b) R$268.800,00.
c) R$332.800,00.
d) R$ 345.600,00
	R$60.000,00

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes