Buscar

AUTOCLAVE - esterilização, equipamento e ação no micro-organismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AUTOCLAVE
O que é esterilização?
É o método que tem por finalidade remover ou destruir todas as formas de vida, animal ou vegetal, macroscópicas ou microscópicas, sem garantir a inativação completa de toxinas ou enzimas celulares.
Métodos de Esterilização
Autoclave
Princípio Básico: “ A água aquecida em recipiente fechado, onde o vapor fica retido sob pressão, atinge a temperatura mais elevada do que seu ponto de ebulição, sem entrar em ebulição.” PAPIN, séc XVII
Esterilização na Autoclave
Na autoclave o que realmente esteriliza é o calor úmido da alta temperatura e não a pressão;
A pressão serve apenas como um condutor térmico;
Morte dos microrganismos
A morte dos microrganismos pela autoclave ocorre pela termo coagulação e desnaturação das proteínas microbianas.
Tipos de Autoclave
Autoclave de paredes simples;
Autoclave de paredes duplas;
Autoclave gravitacional;
Autoclave de alto vácuo;
Autoclave de vácuo único;
Autoclave de vácuo fracionado.
Autoclave de paredes simples
Este tipo de autoclave pode existir em variadíssimos tamanhos, sendo geralmente formado por um cilindro metálico resistente, vertical ou horizontal e com uma tampa que permite fechar hermeticamente o autoclave. Essa tampa apresenta parafusos de orelhas e uma anilha de amianto que impedem a existência de fugas de pressão.
Autoclave de paredes duplas
Este tipo de autoclave possui duas câmaras sendo uma interna e outra externa. O espaço entre a câmara interna de pressão e a externa é utilizado para manutenção e controle da temperatura durante o processo. Também conhecido como autoclave horizontal, o modelo possui bomba de vácuo para a retirada do ar antes da entrada do vapor e para secagem dos materiais no final do processo. A retirada do ar e entrada do vapor é feita em pulsos de forma a uniformizar a temperatura e ação do vapor esterilizante em toda a câmara de processo (interna).
Neste modelo, o vapor é gerado em caldeira separada, abastecida de água destilada ou purificada com filtros de osmose reversa. Normalmente, devido à maior complexidade do processo e da tubulação hidráulica, este autoclave possui sistema automatizado por um controle computadorizado (CLP) que controla as válvulas automáticas durante todo o ciclo. As etapas do ciclo são gravadas digitalmente e impressas , garantindo a segurança e certificando a operação. 
Autoclave gravitacional
Neste tipo de autoclaves, o vapor é injetado – o que força a saída do ar. Porém, a fase de secagem é limitada, pois não possui capacidade para remover completamente o vapor. Pode apresentar umidade ao final do processo devido a dificuldade de remoção do ar. A ANVISA, agência regulatória brasileira, proíbe sua utilização quando a capacidade é superior a 100 litros em c.m.e classe 02 (rdc 15 cap. 1º seção IX art. 91)
Autoclave de alto vácuo
Considerada mais segura que a gravitacional, esta autoclave possui uma bomba de vácuo com alta capacidade de sucção do ar. A autoclave de alto vácuo introduz vapor na câmara interna sob alta pressão com ambiente em vácuo.
Autoclave de vácuo único
Este aparelho remove o ar de uma única vez em curto espaço de tempo. Devido a isso, pode apresentar formação de bolsas de ar.
Autoclave de vácuo fracionado
Esta autoclave remove o ar em intervalos, com injeção simultânea de vapor. Neste tipo de autoclave a formação de bolsas de ar é menos provável.
Temperatura x Tempo
Esterilização de Materiais
Aço Inoxidável;
Vidro Pirex;
Meios de Cultura;
Água;
Óleo.
Embalagem 
Norma: NBR 14990/2003
Função: Promover uma barreira contra a penetração de microrganismos.
Não reutilizáveis.
Monitorização da Esterilização
A monitorização é feita por três tipos: físico, químico e biológico.
Físico: operador verifica se a autoclave atinge os parâmetros físicos de temperatura/tempo e pressão de acordo com o ciclo modelo e manual;
Químico: utilizando indicadores químicos;
Biológico: é a monitorização mais confiável, pois é feita com microrganismos tecnicamente preparados.
Indicador Químico
Fita Zebrada: indicam se um determinado pacote passou pelo processo.
Indicadores químicos Multiparamétricos: devem ser usados em cada pacote. Mostram que houve penetração de calor e vapor.
Indicador Biológico
Indicador Biológico Autocontido: são testes que vem em tubos plásticos com tampa permeável ao vapor, com uma fita impregnada com uma população conhecida de esporos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais