Buscar

Restinga de Maricá

Prévia do material em texto

Restinga de Maricá
 A restinga de Maricá está situada em uma Área de proteção ambiental de maricá (APA), criada em 1987, cujo território abrange a Restinga de maricá, Ponta do Fundão e toda a Ilha Cardosa, todos situados no município de Maricá.
 Observamos na Restinga a distribuição bem notória entre os espaços da Praia, passando pela Duna primária, depressão, Duna secundária, Zona posterior até a chegada da Lagoa de Márica.
 Em nossa incursão pela Restinga, pudemos ver uma vegetação litorânea bem desgastada, pela ação humana, afetando também a fauna local, impossibilitando nosso grupo de observar o lagartos ( Liolaemus lutzae ), cujo o mesmo atualmente se esconderia entre os resíduos de lixo encontrados próximos a praia, como: chinelos e garrafas.
 Este animal o lagarto Liolaemus lutzae, está atualmente ameaçado de extinção devido a grande devastação de seu habitat causados pela ação majoritariamente e principalmente humana. Ele é uma espécie de réptil da família Liolaemidae que é endêmico da Restinga de Maricá.
 O fruto do Cacto , sim o cacto possui um fruto que se chama Pitaia, que conseguimos ver em apenas poucos lugares, pois é um fruto comestível e que serve de alimento para alguns morcegos daquela região. Nesta incursão não foi possível comê-lo por que os pequenos exemplares que haviam naquele local estava comido ou mordido por morcegos.
http://www.arkive.org/lutzs-tree-iguana/liolaemus-lutzae/image-G79145.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rea_de_prote%C3%A7%C3%A3o_ambiental_de_Maric%C3%A1
http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/documentos/fixacao_dunas.htm
https://melhorcomsaude.com/propriedades-curativas-cacto/

Outros materiais