Buscar

caso c. penal resolvido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 5
O caso concreto versa acerca da inviolabilidade dos segredos, tratando mais especificamente sobre a invasão de dispositivo informático.
O artigo 154-A do CP dispõe o seguinte: 
Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita.
Para configurar a conduta expressa, o indivíduo teria que invadir algum dispositivo informático alheio, mediante violação indevida de mecanismo de segurança.
Neste caso, especificamente, Afrânio se aproveitou da ausência de Idalina, que deixou seu computador ligado e aberto, para transferir as fotos de Idalina, contidas no computador, para um pen drive. Afrânio não violou a segurança do dispositivo, não podendo sua conduta ser enquadrada no artigo 154-A. 
No entanto, o artigo 153 do CP dispõe o seguinte:
Divulgar alguém, sem justa causa, conteúdo de documento particular ou de correspondência confidencial, de que é destinatário ou detentor, e cuja divulgação possa produzir dano a outrem.
Desta forma a conduta de Afrânio se enquadra no artigo 153 do CP e não no artigo 154-A do mesmo diploma legal.
QUESTÃO OBJETIVA
Resposta: letra “C”, porque não há possibilidade de forma culposa nesse delito.

Outros materiais