Buscar

PEÇA QUEIXA CRIME - Enrico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE PRESIDENTE EPITÁCIO – ESTADO DE SÃO PAULO
PROCESSO Nº
 
 ENRICO (sobrenome), brasileiro, solteiro, engenheiro, portador da Cédula de Identidade RG nº __________, inscrito no Cadastro de Pessoa Física CPF sob o nº __________, residente e domiciliado á Rua __________, nº __________, bairro __________, Presidente Epitácio UF _____, CEP _____, por seu advogado que esta subscreve (procuração em anexo), com fulcro no artigo 44 do Código de Processo Penal, com escritório profissional á Rua __________, nº__________, bairro ___________, cidade __________, UF _____, CEP _____, com fundamento nos artigos 30 e 41, ambos do Código de Processo Penal, vem mui respeitosamente á presença de Vossa Excelência oferecer QUEIXA-CRIME, em face de HELENA (sobrenome), brasileira, solteira, profissão, portadora da Cédula de Identidade RG nº __________, inscrito no Cadastro de Pessoa Física CPF sob o nº ___________, residente e domiciliada á Rua __________, nº __________, bairro ___________, Presidente Epitácio UF _____, CEP _____, pelas razões de fato e de direito expostas a seguir: 
DOS FATOS
A querelada, vizinha e também ex-namorada do querelante, que possui perfil nas redes sociais, utilizou-se de tal com intuito de ofender o querelante. Publicou alguns comentários, “não sei o motivo da comemoração, já que Enrico não passa de um idiota, bêbado, irresponsável e sem vergonha”, com o propósito de prejudicar o querelante diante dos seus colegas de trabalho, denegrindo sua reputação.
Ainda em ofensa, acrescentou, “ele trabalha todo dia embriagado, teve um dia do mês passado que ele cambaleava bêbado pelas ruas de Epitácio, inclusive, estava tão bêbado, que no horário do expediente a empresa em que trabalhava teve que chamar uma ambulância para socorrê-lo” 
Quando o querelante tomou conhecimento visualizando a publicação dos comentários ofensivos feitos pela querelada, ficou envergonhado, constrangido diante dos seus amigos, Carlos Miguel e Ramirez, que estavam ao seu lado naquele instante. 
O querelante deixou de realizar a festa de seu aniversario, pois devido ao ocorrido, ficou muito constrangido com a situação. 
Dessa forma, o querelante, requer que a querelada responda pelo crime previsto no artigo 139 e 140, ambos do Código Penal.
DO DIREITO
Diante do relato exposto, vem perante a presença de Vossa Excelência, para que impute a querelada aos crimes contra a honra, pois o querelante foi constrangido publicamente nas redes sociais, causando considerável dano, no seu local de trabalho e também diante de seus amigos. O artigo 139 do Código Penal preconiza: 
“difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo a sua reputação”.
Devido ao fato de se sentir constrangido, deixou de realizar sua festa de aniversario, fato que comprova que os comentários foram ofensivos, e lhe causaram danos. 
Ofendeu ainda, a sua dignidade, considerando o artigo 140 do Código Penal, que diz que é crime de injuria, ofender a dignidade e o decoro de uma pessoa. 
 “injuriar alguém ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro” 
Assim, diante do caso, requer aumento de pena sobre o crime, com base no artigo 141, inciso III, do Código Penal, por ter sido o crime cometido na presença de varias pessoas ou por uso de meio que facilite a divulgação. 
“na presença de varias pessoas, ou por meio que facilite a divulgação da calúnia, da difamação ou da injuria”.
Ainda, teve prejuízo psicológico, pois devido às ofensas feitas pela querelada, deixou de comemorar seu aniversario com seus amigos, pelo fato de ter se sentido muito envergonhado. Alem disso, sofreu prejuízos financeiros, motivo pelo qual, requer ainda que a querelada seja condenada a por danos materiais e morais, conforme o artigo 387 do Código de Processo Penal. 
“o Juiz ao proferir a sentença condenatória:”
“IV- fixará valor mínimo para a reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido” 
Dessa forma, diante do exposto, vem perante Vossa Excelência, solicitar que a querelada seja condenada aos crimes de difamação, injuria e danos morais, pelo constrangimento ocorrido ao querelante, o qual foi causado pela querelada.
DO PEDIDO
Diante do exposto, requer a condenação da querelada aos crimes descritos nos artigos 139, 140 e 141, inciso III, ambos do Código Penal, que seja processado pelo Rito Sumaríssimo, que Vossa Excelência reconheça os danos morais sofrido pelo querelante e, condene-a ainda por danos materiais. 
Em conformidade com o artigo 394, III do Código de Processo Penal. 
Termos em que,
Pede deferimento.
Local e data
Advogado
OAB ______ UF______
Rol de testemunhas 
Carlos Miguel, residente e domiciliado á Rua __________, nº_________, bairro ________, cidade __________ UF ____________ . 
 Ramirez (sobrenome), residente e domiciliado á Rua ________, nº_________, bairro ________, cidade __________ UF ____________ .

Outros materiais