Buscar

Palmital Su dona Fatima certa 2017

Prévia do material em texto

Palmital, 21 de setembro de 2017.
Prezada Professora Fátima,
Como futura educadora e companheira em uma jornada de trabalho estafante, gostaria de deixar aqui registrada algumas palavras de motivação, a fim de manter a professora comprometida e empenhada que é.
Atualmente, educar exige, ao mesmo tempo, criatividade, flexibilidade, escuta e limite, além de competência acadêmica. Na teoria, esses elementos parecem bem fáceis, mas a prática nos confunde. Como educadores, temos muitas dúvidas em relação ao processo de ensino-aprendizagem. Talvez, há vinte anos, a tarefa de educar fosse mais fácil, já que existiam regras rígidas, quase dogmáticas.
Posso afirmar, com certeza, de que a educação é um dos principais alicerces para a prática da cidadania e uma perspectiva de futuro promissor na vida do ser humano. Como disse Wallon, “o principal estímulo da atenção é o interesse, suscitá-lo, deve ser, evidentemente, o objetivo essencial do educador”. 
Assim sendo, torna-se necessário realizar ações que influenciam a família no processo de aprendizagem e, também, o processo de interação entre a escola e a família, uma vez que estas são fundamentais na formação de qualquer cidadão. 
É importante defender a tese de integrar escola, família e comunidade para que haja, de fato, um ensino de qualidade não só embasado em conteúdos, mas também a formação de valores, cidadania e qualidade de vida. 
Por meio desta carta, quero incentivá-la e motivá-la com práticas simples e claras.
- Apresentar o funcionamento da escola e funcionários para a família e comunidade para que possam conseguir a confiança para do trabalho desenvolvido pela instituição
- Fazer uma reunião mensal, também palestras e debates com a família e comunidade e direcioná-la ao ensino dos alunos e não a indisciplina, mostrando-lhes as produções dos alunos;
- Proporcionar aos educadores e aos pais momentos de reflexão acerca de questões relacionadas ao andamento da educação dos filhos e alunos;
- Desenvolver atividades que trabalhem os valores familiares e sociais para que possam, dentro do ambiente escolar e social, perceber a importância do diálogo para a construção de valores e a resolução de conflitos;
- Promover a integração entre família – escola - comunidade, estimulando o rendimento e o comportamento escolar dos alunos;
Sabemos que a escola hoje mudou o seu papel, tendo que intervir de forma tanto pedagógica quanto pessoal, orientando os alunos em seus problemas educacionais e pessoais também. Necessitamos, então, de um tempo maior com eles, o que nos preocupa, já que este tempo é diminuto.
Eu, como docente em formação, sensibilizo de suas frustrações e gostaria de amenizá-las, devo lhe dizer que nosso papel na sociedade é infinitamente importante para amenizarmos fardos, já que temos a influência de nossos alunos e futuros profissionais em nossas mãos. 
Gostaria, ainda, de ressaltar a sua importância individual ao longo desses vinte anos de carreira, sua importância na vida de tantos aprendizes que não foram somente seus alunos, mas seus filhos e amigos, pois geraram tantas preocupações quanto eles.
Espero que, por meio destas práticas pedagógicas que exigem vontade e esforço do docente e da escola, a senhora encontre uma verdadeira motivação para esta carreira, tão complexa e apaixonante.
Atenciosamente,
Suelen da Silva Scalada Moreira.

Outros materiais

Perguntas Recentes