Buscar

APANHADO DE PROVAS TOPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL 5 semestre

Prévia do material em texto

D) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
DISCURSIVAS
Questão 01: As classes hospitalares são dadas em parceria com escolas. Discrimine o contexto das aulas hospitalares, apontando no mínimo três características do trabalho escolar nos hospitais. 
Questão02: As atividades lúdicas integradas em hospitais podem trazer aconchego e relaxamento, trata-se de uma estratégia de intervenção que melhora a recuperação da criança hospitalizadas. Sendo assim, a Pedagogia hospitalar deverá focar-se em metodologias que contemplem a satisfação emocional no trabalho com o imaginário?(Pág. 53/54)
Questão03: Afirma Libâneo (2001) que “ O campo de atuação do profissional formado é tão vasto quanto são as praticas educativas na sociedade. Em todo lugar onde houver uma pratica educativa com caráter de intencionalidade, há ai uma pedagogia”. No amplo contexto de trabalho, indique dois campos de atuação do pedagogo, além do âmbito da educação escolar. 
Questão 04:“Ao reconhecer que o ambiente hospitalar é um lugar que traz sofrimento, a brinquedoteca possibilita a que a criança viva com mais naturalidade esse momento de tensão (RIZZO,2014,pag.54). Desta forma, a brinquedoteca torna-se um instrumento de trabalho de fundamental importância Pedagogia Hospitalar ou trata-se de uma proposta superficial de trabalho cognitivo? (Pág. 53/54)
Questão05:A pedagogia não tem sido observada apenas como um curso de licenciatura [...]
Aponte uma contribuição do profissional pedagogo na empresa.
Questão06:“A Pedagogia Hospitalar tem por objetivo conscientizar, discutir, e ampliar as ideias dos profissionais da educação [...] De acordo com este contexto, o trabalho do pedagogo deve se orientar exclusivamente por questões cognitivas? Comente a ação pedagógica na perspectiva da Pedagogia Hospitalar.
Questão07: “A Pedagogia Social deve estar pautada na reflexão, no uso de estratégias lúdicas que assegure o direito à educação e permeie o processo de inclusão” (Rizzo, 2014, p. 75). Indique uma possibilidade de trabalho didático do pedagogo em espaços não escolares. 
Questão08: Em 2002, o Ministério da Educação e a Secretaria de Educação Especial publicaram um documento sobre classe hospitalar, intitulado “Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações”. O que significa esse documento e quais são as estratégias e orientações da assistência educacional hospitalar?(Pág. 39)
Questão 09:Leia a asserção abaixo e justifique sua resposta com base nos textos e aulas apresentadas durante o estudo da disciplina. O coordenador pedagógico, que atua na formação docente [...] Podemos dizer que essa asserção é verdadeira? Justifique-a apontando a importância da atuação do coordenador pedagógico.(Pág. 120/121)
Questão10:Leia a citação de Louro que trata da feminização do magistério.“Não parece ser possivel...A partir dessa leitura, [...], visando justificar a superação da dicotomia entre ser educador e ser mãe.
Questão11: “O objetivo primeiro da classe hospitalar é o acompanhamento pedagógico de crianças e jovens com dificuldades graves de saúde física ou mental e que estão definitiva ou temporariamente impedidos de frequentar a escola regular...” (Rizzo, 2014 pag.29). Podemos considerar esse modelo de atendimento educacional como modalidade de educação especial em consonância com a LDB nº 9394/96, exigindo-se do profissional especialização na área da educação especial? Explique. (Pág. 29/38/60)
Questão 12: O filme Doutores da Alegria é sensível, bem-humorado e resgata a importância da figura do palhaço [...] Explique detalhadamente esses aspectos num texto-dissertativo argumentativo.
Questão 13:Por muito tempo, a origem do mundo e a evolução dos seres vivos, sejam eles humanos ou não, pautaram-se pela explicação religiosa [...] Qual o nome dado a essa visão e ainda explique com maior aprofundamento o seu significado.(Pág. 14à 16)
Questão 14:São comuns as citações sobre os avanços do terceiro setor na sociedade brasileira e mundial. Diferente do segundo setor, representado pelas empresas cujo objetivo é garantir o lucro em suas atividades, o terceiro setor é representado por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. Contudo, essas organizações diferem-se em estruturas ora por representarem interesses de seus membros, ora por atenderem a interesses públicos. Cite 2 exemplos de organizações da sociedade civil e indique a quais interesses essas organizações defendem em suas práticas cotidiana.
Questão 15:Veja a imagem abaixo, identifique o tipo de cultura que está sendo utilizada e elabore um texto [...] Faça também uma relação critica do texto por você elaborado com a imagem inserida na questão.
Questões discursivas provas não achadas
Questão 01:As Organizações não governamentais ligadas à educação têm como missão o desenvolvimento de projetos voltados para a educação, buscando a melhoria da qualidade da educação pública. Os principais cargos e funções preenchidos por pedagogos nessas organizações são: orientador educacional, coordenador de projetos, coordenador pedagógico e assessoria educacional. Escolha uma dessas funções e explique detalhadamente duas de suas atribuições. 
Questão 02:Com base em nossos estudos, o curso de Pedagogia tem por objetivo proporcionar a formação docente pelo menos nos níveis da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Essa informação oferece uma base importante para o pedagogo atuar em outras áreas educacionais. 
Cite uma atuação diferente da docência e explique:
a) Como a formação docente pode contribuir para a qualidade do desempenho da atuação indicada?
b)Quais atividades essa atuação pode desempenhar?
Atenção: Para garantir a assertividade é preciso indicar pelo menos quatro diferentes atribuições da atuação indicada. o texto deve ser dissertativo argumentativo, demonstrando conhecimento teórico e prático
Questão 03:Leia a citação, observe a imagem e responda:
Segundo Santos (2004, p 4), “a Pedagogia moderna, entre outras coisas, visa a preparar o pedagogo para uma atuação junto às empresas de vários ramos”. 
Qual a atuação dos pedagogos nas empresas? 
Para garantir a assertividade total da questão, é preciso registrar no texto pelo menos quatro indicações de atuação do pedagogo empresarial. (Pág. 76/79)
Questão 04:Leia o texto a seguir, que pode apresentar subsídios para a elaboração do seu texto dissertativo argumentativo e, em seguida, elabore uma resposta apontando a atuação do pedagogo empresarial. Para garantir a assertividade, deve indicar pelo menos quatro desses fundamentos. 
“Cabe nos questionar: estaria esse profissional fadado somente ao papel de “servo” do capital? Não sabemos exatamente quais são essas possibilidades que deverão ser construídas. Assim como o psicólogo e o assistente social, que enquanto categoria profissional têm buscado outras possibilidades como alternativas de desvencilhamento do determinismo histórico que marca as profissões, de construção de novas referências e novas práticas na defesa do trabalhador, o pedagogo parece também poder, a partir de dados objetivos sobre a sua prática, enquanto categoria, discutir os limites e possibilidades de uma prática que esteja voltada para atendimento das necessidades do ‘patrão’, e não dos companheiros de classe.”(Fonte: RIZZO, L. A. Tópicos de Atuação Profissional. São Paulo: UNIP, 2013. p. 98.Livrotexto.)
Questão 05:Leia o texto de Scocuglia (2006) que trata sobre a pedagogia social como contrapondo a pedagogia globalizada. Sobre Paula Freire ele diz: Os numerosos eventos, as publicações e as constantes referências à obra e ao legado prático teórico de Freire demonstram a possibilidade concreta da sua pedagogia vir a ser um contraponto vigoroso à influência da globalização hegemônica na educação mundial. Por que isso ocorre? A meu ver, porque suas categoriasde análise, seus principais conceitos e a força da sua prática e das práticas educativas que utilizam seu legado em todo o mundo tem oferecido denúncias, respostas e propostas convincentes aos principais problemas que as políticas educacionais enfrentam nos últimos quarenta anos, entre os quais destacam-se: bilhões de analfabetos absolutos, funcionais, digitais, políticos; precária escolarização das camadas sociais subalternas; privilégio da educação das elites; educação bancária; reprodução dos processos opressivos nas salas de aula; necessidade de reeducação dos educadores e de oferta de condições de trabalho adequadas e qualitativas; importância das ações dialógicas na educação; impossibilidade da educação neutra e a ênfase da politicidade da educação; necessidade da conquista da educação crítica pelas vias/estágios da consciência; aparato educacional voltado para os interesses, valores e necessidades das camadas oprimidas; combate aos determinismos práticos e teóricos; busca da consciência da realidade nacional; a educação e a cultura como exercícios da liberdade; os direitos dos oprimidos ao conhecimento; o trabalho como uma das matrizes do conhecimento político; a esperança e a ousadia que combatem o fatalismo e o medo; a construção da pedagogia da autonomia; as construções dos inéditos viáveis e da utopia da denúncia e do anúncio; enfim, a educação na história como possibilidade da mudança( ). Em que medida a pedagogia social pode minimizar as questões apontadas pelo autor? Elabore um texto argumentativo trazendo justificativas da importância da pedagogia social. 
Questão 06:No Brasil, A legislação reconheceu através do estatuto da criança e do adolescentes hospitalizado, resolução nº 41 de outubro e 1995, no item 9, o “Direito de desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde, acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência hospitalar” (Brasil, 1995). Nesse sentido, temos a Pedagogia hospitalar nas suas diferentes possibilidades de atuação. Explique o que é pedagogia hospitalar e cite pelo menos duas de suas possibilidades de atuação. 
Questão 07:Observe as imagens a seguir e analise-as com base nos estudos e textos apresentados sobre pedagogia hospitalar. A partir de uma observação cuidadosa responda: 
Quais são os elementos positivos que se pode observar nos cenários apresentados dos dois hospitais? 
Seu texto argumentativo deve apresentar pelo menos quatro boas justificativas para os hospitais criarem em seus espaços uma brinquedoteca hospitalar ou um atendimento lúdico para as crianças em tratamento. 
Questão 08:O trabalho educacional nas ONGs é tratado como educação não formal, ou seja, aquela fora da escola. Atualmente, as demandas socioeducacionais que emergem no mundo moderno acabam por criar a necessidade de se viabilizar a formação de profissionais de educação especializados nesse campo. Tal organização se dá por meio da pedagogia social. Portanto, torna-se necessário conhecer o processo epistemológico do pensamento sobre a pedagogia social para se estabelecer diálogos e fronteiras com a educação não formal e sociocomunitária. 
A partir desse enunciado, elabore um texto dissertativo-argumentativo no qual você deve explicar: 
A) Quando, como e por que surgiu a pedagogia social? 
B) Qual a relevância da pedagogia social? 
C) Quais os princípios da pedagogia social? 
D) Como é a atuação do pedagogo social? 
Questão 09:Segundo Nogueira, “um projeto, na verdade, é, a principio, uma irrealidade, que vai se tornando real, conforme começa a ganhar corpo a partir da realização de ações e consequentemente, das articulações desta” (nogueira, 2001, p.90) Explique qual a relação entre a utopia e a realidade, ao se trabalhar com a pedagogia de projetos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes