Buscar

Ciência Sociais.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ciências Sociais
Compreender a perspectiva sociológica acerca do ser humano é compreender também como o ser humano é socializado. Para que a sociedade funcione sem graves conflitos, o ser humano deve ser socializado. Assim, a socialização é importante para a compreensão do homem em seu meio social e pode ser definida como:
R: o processo pelo qual a sociedade ou comunidade ou grupo social ensina a seus membros seus costumes e regras.
A ciência é uma forma de conhecimento, entre outras, ou seja, é um tipo de sistematização de discursos (logos). Não é só o modo como são organizados os discursos, mas o próprio discurso científico é que tem características próprias. Ele se refere a algo bastante especificado. Uma das características na produção do conhecimento científico é necessário se estabelecer um caminho, que é chamado de:
R: Método
Dentre as ciências sociais, a que estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, em especial notadamente as que têm como matriz conceitual as obras de Durkheim, Marx e Weber, é a:
R: Sociologia 
Sobre as ciências sociais é incorreto afirmar que:
R: Podemos considerar que estudam objetos simples;
Notícia divulgada no Jornal o Estado de São Paulo revelava que o crack surgiu na periferia da zona leste de São Paulo, nos fins dos anos 1980. Hoje, entretanto, a situação é presente em todos os municípios do Estado. Era, inicialmente, utilizado pelos os ¿excluídos¿ e também foi disseminada para as classes sociais mais altas. Mesmo sendo o seu consumo inferior ao do álcool, o tratamento dos dependentes é um problema que significa ¿desafio para médicos e especialistas¿. Poucos têm acesso ao tratamento e, segundo estudos, daqueles que o conseguem, apenas um terço dos ¿usuários severos¿ consegue resultados positivos. Os demais, ¿ou morrem ou continuam na droga¿. Adaptado de < http://infograficos.estadao.com.br/especiais/crack/ > Considerando que pesquisadores de várias áreas do conhecimento têm estudado sobre o tema, a fim de compreender, inclusive, as características gerais desse problema, assinale a resposta correta:
R: O uso do crack é um problema social e um problema sociológico
Quais as áreas que formam o conjunto de disciplinas das Ciências Sociais?
R: Ciência Política, Sociologia e Antropologia. 
A especificidade das Ciências Sociais pode ser observada quanto ao seu objeto e método de estudo e isto as diferencia das Ciências Naturais, por exemplo. Marque a opção abaixo que contempla a especificidade das Ciências Sociais:
R: a relação dialética entre o investigador e o objeto investigado.
As ciências sociais são compostas por três ciências, dentre as quais temos a antropologia. Assinale abaixo a alternativa que contém o conceito que melhor define a antropologia.
R: Disciplina que estuda as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, bem como a origem e a evolução da cultura. Ocupa-se ainda da diversidade cultural existente nas sociedades industriais.
Roberto da Matta, em seu livro Relativizando, discute as principais diferenças entre ciências naturais e ciências sociais (e humanas). A compreensão destas questões permite afirmar que:
R: Nas ciências sociais o conhecimento de outras realidades sociais permite, por contraste, o reconhecimento de elementos do próprio sistema social do pesquisado.
Quando a Sociologia, no século XIX, se desenvolveu enquanto disciplina, ocorreu uma separação entre este conhecimento científico e o senso comum. Sobre esta realidade, seria correto afirmar que:
R: faz parte desta atitude científica a constatação de um problema social, observar os fatos e a realidade dos indivíduos e grupos, suas relações, formular uma hipótese de explicação e, ao final, pronunciar leis ou tendências de que um fato ocorre por motivos específicos.
As Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. Nas Ciências Sociais temos a interação complexa entre o investigador e o investigado, que exige a elaboração de metodologias e técnicas de pesquisa específicas. Isso ocorre por que:
R: Nas ciências sociais tanto o sujeito quanto o objeto do conhecimento compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
Sobre a questão da neutralidade e objetividade científica podemos afirmar que:
R: É mais difícil de ser alcançada nas Ciências Sociais.
Qual é o conceito das ciências sociais que melhor explica o discurso do comandante americano?
R: etnocentrismo.
A natureza não age por saltos. O primata, como ironizou um antropólogo físico, não foi promovido da noite para o dia ao posto de homem. O conhecimento científico atual está convencido de que o salto da natureza para a cultura foi contínuo e incrivelmente acelerado."(LARAIA, 2000) Tomando a CULTURA como um conceito antropológico é correto afirmar que ela:
R: É parte constitutiva do sistema adaptativo humano. 
A visão que europeu tinha dos índios considerando-os preguiçosos e indolentes, incapazes de trabalhar nos engenhos de açúcar, pode ser considerada como?
R: Etnocentrismo.
Para entendermos uma cultura devemos considerer um hábito ou costume no contexto em que foi produzido, já que a atividade humana individual deve ser analisada segundo a cultura que esteja inserida. Assim, cada cultura tem sua lógica própria e deve ser pensada a partir dessa lógica. Esta postura é denominada pela Antropologia de:
R: Relativismo Cultural 
Crash, filme vencedor do Oscar de 2005, retrata as tensões verificadas numa grande cidade (Los Angeles) na convivência entre pessoas de diferentes origens étnicas e classes sociais. Contextos como esse mostram a necessidade da busca do reconhecimento da diversidade cultural como algo positivo. Tal fenômeno, que se impõe no mundo contemporâneo é conhecido como:
R: Multiculturalismo
Assinale a alternativa que indica o emprego correto do conceito de cultura na perspectiva da antropologia.
R: A cultura se expressa por meio dos hábitos, crenças e costumes dos indivíduos que formam determinado grupo social.
O etnocentrismo é um dos conceitos mais importantes no debate antropológico. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que melhor define o etnocentrismo.
R: Chamamos uma postura de etnocêntrica quando a alteridade cultural é medida como ¿melhor¿ ou ¿pior¿ de acordo com os padrões culturais do observador.

Outros materiais