Buscar

ED Gestão da Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ED´s – GESTÃO DAS INFORMAÇÕES
 
 1- D) O administrador não opera meta de sobrevivência do Sistema de Informação, pois ele busca a sobrevivência de toda a empresa.
 2- B) O Plano Estratégico da Informação ao ser desdobrado produz o Plano Diretor de Informática, neste último estão contidos os elementos que expressam a Estratégia da Informação.
 3- B) Toda empresa está em um ambiente imprevisível, portanto, precisa analisar todas as ameaças e também oportunidades, para que se mantenha viva no ambiente cada vez mais competitivo. A Alta Administração da empresa elabora um conjunto de contramedidas que anulam ou reduzem a intensidade da ameaça. A esse conjunto de contramedidas, planejadas para terem seus efeitos durante alguns anos, é dado o nome de metas de sobrevivência e que, uma vez explicitadas, constituem o Planejamento Estratégico Corporativo. Uma dessas metas de sobrevivência usualmente é a de informação ótima. Ou seja: para que a sobrevivência da empresa seja assegurada, é necessário um grande conjunto de causas, (contramedidas ou metas de sobrevivência) e, entre estas, está a necessidade de informação ótima: informação certa, no tempo, no lugar e na forma desejada.
 4- E) Cultura da Informação, segundo Marchand (1997:6), é o conjunto de valores, atitudes e comportamentos que influenciam na forma como as pessoas, dentro da organização, avaliam, aprendem, recolhem, organizam, processam, comunicam e utilizam a informação. É a forma, portanto, como as pessoas lidam ou encaram a informação; a importância que atribuem a ela E adverte: a cultura da informação não é apenas uma parte da cultura organizacional - é um conjunto muito específico dessa cultura organizacional.
 5- E) Para prover a informação ótima o administrador que se ocupa da informação deve ter ao seu dispor alguns meios sobre os quais possui autoridade e pelo uso adequado dos quais responde (responsabilidade). Tais meios usualmente pode ser divididos em algumas categorias: Mão-de-Obra, Meio-Ambiente, Máquinas, Matéria Prima, Métodos e Medidas.
 Fazendo uso de meios específicos, adequadamente arranjados, o administrador da informação deve prover a informação ótima que a empresa requer para a sua sobrevivência.
 6- D) A palavra que mais se ajusta é ótima. Pois, o administrador precisa de informações ótimas para tomarem as devidas decisões.
 7- B) Grau de complexidade da informação. A cultura da organização adequada à empresa é definida por meio de dois critérios importantes:1. O grau de incerteza da informação sobre o mercado; e 2. O grau de complexidade da informação sobre produtos e processos.
 8- A) Controlar. A Cultura da Informação para CONTROLAR, para monitorar erros e problemas - adequada para empresas com baixa incerteza da informação sobre o mercado e baixa complexidade de produtos e processos.
 9- A) A palavra Campo. A empresa terá vantagem competitiva em qualquer característica do produto e/ou serviço que atrai o potencial cliente para a compra. No ambiente competitivo a empresa concorre com outras empresas, segundo o tipo de vantagem competitiva que busca alcançar, Contador chama a isto de Campos de Competição, o qual a empresa irá analisar em qual campo ela pretende obter vantagem competitiva. Os Campos de vantagem competitiva são: em menor preço, maior qualidade, melhor atendimento, menor prazo e melhor imagem.
 10- C) O Sistema de Informação Competitiva (SIC) é projetado, criado em função do tipo de vantagem competitiva que a empresa busca obter. E esta vantagem competitiva reside no produto/serviço.
 11- D) A empresa terá vantagem competitiva quando o cliente observar uma diferença positiva no produto/serviço em relação ao do concorrente.
 12- D) A empresa busca ter vantagem competitiva para sua sobrevivência no ambiente competitivo.
 
13- B) Existem 5 campos da competição nos quais as empresas buscam ter vantagens competitivas, dentre esses estão: menor prazo de cotação e alta qualidade.
 14- C) Campo da competição diz respeito aos atributos que são de interesse direto do consumidor — custo, variedade de modelos, prazo, etc.
 
15- D) Decisão Estratégica. Decisão Estratégica é analisar os problemas e as oportunidades a partir de uma perspectiva ampla, pensando no longo prazo e compreendendo o impacto de suas ações sobre os outros e vice-versa.
 16- C) O Plano Estratégico da Informação nada mais é, na sua essência, que a expressão de uma meta de sobrevivência vital da organização.
 17- E) É uma visão na qual a empresa expressa e tem por objetivo se tornar líder, porém, não expõe os detalhes de como alcançar-se-á a esse objetivo.
 18- E) É uma visão na qual a empresa expressa e tem por objetivo se tornar líder, porém, não expõe os detalhes de como alcançar-se-á a esse objetivo.
 19- A) Uma visão de futuro quantitativa está estruturada em perfis organizacionais temporais - isto é, que evoluem ao longo do tempo. Os componentes mínimos de uma visão de futuro quantitativa são estratégia corporativa, estratégia de posicionamento, estratégia competitiva, funcionalidade interna e gestão sistêmica.
 20- C) Os Subprojetos são partes integrantes de um projeto, constítuidas de um conjunto de ações e recursos para a consecução de objetivos do projeto; os Planos de Ações é conjunto de ações de curto, médio e longo prazo, prioritário e suficiente para se atingir a meta definida no subprojeto; e as ações Operacionais são ações realizadas diretamente pelos operadores.
 21- B) Existem várias ferramentas automatizadas que auxiliam os analistas de sistemas e programadores na execução das atividades de diversas fases. São as ferramentas CASE.
 22- E) E) A integração de todos os procedimentos da empresa através do software auxiliará o gestor a tomar decisões coesas dos processos, para que garanta a sobrevivência da empresa neste ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo.
 23- B) ERP é um sistema de gestão empresarial. O ERP é um sistema unificado que com um único sistema, ele integra todos os departamentos.
 24- D) Um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc). Os ERP em termos gerais, são plataformas de software desenvolvidas para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
 25- A) A estrutura de um setor influencia e determina as regras do jogo concorrencial de uma forma fundamental, bem como delimita as estratégias potenciais que a empresa pode vir a adotar e implementar. A intensidade concorrencial num setor não é um fator do acaso. A concorrência numa indústria baseia-se na respectiva estrutura econômica e ultrapassa o comportamento das empresas que nela operam. A intensidade concorrencial de um sector depende de cinco forças básicas de Porter, tais como: 1ª Altas barreiras para a entrada;2² inexistência de barreiras para a saída, 3³pequeno grau de rivalidade; 4ª inexistência de produtos substitutos; e 5ª maior poder de negociação que os clientes e fornecedores. A empresa dificultando as barreiras para novos entrantes, ele conseguirá obter maiores retornos.
 26- C) As barreiras de entrada dificulta novos entrantes, tanto oponentes como concorrentes. As principais barreiras de entrada são:Financeiras - altos custos iniciais; Técnicas - Bens ou serviços que requerem muito conhecimento tecnológico;Legais - muitas vezes devem passar pela fiscalização governamental. Além destas, outras também tornam-se barreiras para os novos mercados.
 27- B) A rivalidade entre os concorrentes é uma das 5 Forças de Porter e evidencia-se na disputa por posições táticas que envolvem preço, propaganda, introdução de novos produtos, aumento de serviços ao consumidor ou melhora nos programas dedistribuição, com o objetivo 
de aumentar o market-share da empresa, em um determinado mercado.
 A intensidade da rivalidade competitiva é forte quando:
 O número de concorrentes é muito grande; A diversidade desses concorrentes é alta; A taxa de crescimento da mercado é baixa; Os custos fixos são altos; Os custos de estocagem são elevados; A diferenciação de produto é pequena; Os custos de troca entre produtos da concorrência são baixos; As barreiras de saída são elevadas; As apostas estratégicas são altas.
 28- D) A monitoração é todos os levantamentos de informação que a empresa faz no ambiente em que ela se encontra,e a partir destas informações é que a empresa irá tomar as suas decisões estratégicas.
 29- C) Os sinais fracos são aquelas informações coletadas que trazem consigo incertezas, amibiguidades, as quais poderão ser difícies de serem analisadas, para a tomada de decisão.
 30- E) A monitoração da estratégia competitiva requer a busca e seleção de informações não espontâneasreferentes às ações e reações dos concorrentes no que concerne aos assuntos pertinentes às estratégias competitivas, em especial ao estudo do Perfil Competitivo da própria empresa e dos perfis dos concorrentes.Zaccarelli (1996:87) afirma que um Perfil Competitivo pode conter meia centena de fatores decompetitividade, mas aproximadamente vinte fatores podem contribuir para as vantagens competitivas. Eilustra o conceito de Perfil Competitivo com um exemplo de uma Pizzaria que considera1) atendimento dos garçons;2) demora do pedido;3) qualidade da pizza;4) ambiente;5) variedade do cardápio;6) conservação e limpeza;7) localização;8) Estacionamento; e9) preço.Cabe ao sistema de informações a obtenção e constante atualização dos perfis competitivos (da própriaempresa e dos principais concorrentes) de forma a poder subsidiar a tomada de decisões da Alta Administração.
 31- C) A estratégia de posicionamento tem por objetivo a busca de qualquer diferença na atuação na cadeia devalor que resulte em maior participação na distribuição do valor adicionado pela cadeia de valor. A organização, através da estratégia de posicionamento muda sua relação com as demais empresas do negócio.Pertence ao escopo da estratégia de posicionamento tudo aquilo que - dentro do mesmo negócio - afeteoponentes ou concorrentes.

Outros materiais