Buscar

estudos disciplinares XII

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: Trabalho Individual II (2017/2)
 
	
	
	Curso
	Estudos Disciplinares XII
	Teste
	Trabalho Individual II (2017/2)
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 1
Leia atentamente o relato abaixo:
“Uma professora de português solicitou aos alunos um trabalho de casa. Era uma redação. O menino, com a paixão e o ardor que assola essa idade, dedicou-se ao trabalho. Produziu o texto passou dois dias datilografando-o e obteve da professora a menção 8 (oito); era o máximo que ela havia se comprometido a atribuir, se o trabalho fosse bem feito. Ele, no caso, obtivera a máxima qualificação. Dois dias depois, a professora promoveu na sala uma arguição oral de alguns elementos do que havia ensinado e o menino foi bem, obtendo mais dois pontos, que, segundo a professora, se destinava a completar a menção anterior, que fora de 8,0. Desse modo, o menino tinha uma qualificação nota dez.
Porém, ocorreu que num determinado dia, os alunos estiveram irrequietos na sala de aulas. Por quê? Muitos podem ter sido os motivos, inclusive a incapacidade da professora de trabalhar com a turma, um pouco de fair play, talvez. Mas ocorreu que ela deu o seguinte veredicto: ‘como hoje vocês estão muito indisciplinados, aquela avaliação anterior não vale mais nada. O que vai valer agora é este teste que eu estou colocando no quadro’.” 
O relato, retirado do livro “Avaliação da Aprendizagem Escolar”, de Cipriano Luckesi, ilustra adequadamente:
	
	a.
	As dificuldades de conseguir que os estudantes se dediquem e se comprometam com a própria aprendizagem e, ao mesmo tempo, mantenham padrões adequados de comportamento em sala de aula, o que requer que os professores, adequadamente, ora utilizem a avaliação como processo pedagógico, ora utilizem a avaliação como forma de gerar bons comportamentos.
	
	b.
	Duas modalidades de avaliação complementares: a avaliação das competências cognitivas (por meio das duas primeiras atividades) e a avaliação das competências socioemocionais, com a aplicação do teste para conduzir a classe à disciplina, deixando claro o comportamento de estudante esperado.
	
	c.
	A transformação da avaliação da aprendizagem em instrumento para controlar o comportamento da classe, desvirtuando sua função estritamente pedagógica, que deveria ser a de diagnosticar, emitir um juízo de valor sobre as aprendizagens e permitir a tomada de boas decisões sobre como (re)orientar o ensino.
	
	d.
	A combinação entre uma lógica diagnóstica e uma lógica formativa da avaliação. No primeiro caso, as duas atividades iniciais serviram para a professora identificar o que e como os alunos haviam se apropriado dos conhecimentos ensinados, no segundo caso, a atividade serviu para incutir valores e atitudes adequadas de disciplina e comportamento.
	
	e.
	A transformação da avaliação da aprendizagem em instrumento para controlar o comportamento da classe, desvirtuando sua função estritamente pedagógica. A professora poderia, de forma legítima, utilizar o teste surpresa para gerar disciplina e bom comportamento, mas não deveria ter cancelado a primeira parte da avaliação.
	Resposta Selecionada:
	c.
A transformação da avaliação da aprendizagem em instrumento para controlar o comportamento da classe, desvirtuando sua função estritamente pedagógica, que deveria ser a de diagnosticar, emitir um juízo de valor sobre as aprendizagens e permitir a tomada de boas decisões sobre como (re)orientar o ensino.
Pergunta 2
De acordo com a Resolução CNE/CEB n. 02/2011 – Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, a educação especial, como modalidade da Educação Básica, considerará as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos de modo a assegurar:
I - A dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social.
II - A busca da identidade própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização das suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem, como base para a constituição e a ampliação de valores, atitudes, conhecimentos, habilidades e competências.
III - O desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.
IV- O cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade, de enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade humana. 
Estão corretas as seguintes afirmativas:
	
	a.
	I, II e IV.
	
	b.
	II e IV.
	
	c.
	I, II, III e IV.
	
	d.
	I, II e III.
	
	e.
	I e IV.
	Resposta Selecionada:
	d. 
I, II e III.
Pergunta 3
Segundo Vygotsky, a aprendizagem de novas habilidades cognitivas por parte da criança é orientada por um adulto (ou por parceiro avançado) que estrutura a experiência de aprendizagem, processo que podemos chamar de andaime. Para criar um “andaime” adequado, o adulto deve ganhar e manter a atenção da criança, dar exemplo da melhor estratégia e adaptar todo o processo, a “Zona de Desenvolvimento Proximal” da criança (BOYDE; BEE, 2011, p. 63). Para o autor, a relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas fundamentalmente mediada.
Resposta Selecionada:
a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Pergunta 4
Leia com atenção a situação apresentada: 
José preparou para sua turma de primeiro ano uma atividade de Geografia que seria muito interessante: a montagem da maquete da sala de aula. Todos os alunos foram convidados a colaborar com sucatas e ideias sobre onde e como representar as carteiras, lousa, janelas, cesto de lixo, cartazes e o próprio espaço. Durante a construção da maquete, o entusiasmo foi grande e surgiram muitas discussões a respeito de: “em que local”, “na frente”, “em cima”, “do lado de algo ou de alguém” etc., ocorreram o tempo todo.
Em uma outra ocasião, José orientou seus alunos para reorganizarem os elementos da maquete dentro de uma caixa de papelão funda. Isso possibilitou a inclusão de outros elementos próprios da tridimensionalidade, resolvendo as questões dos alunos em relação à representação das janelas e da lousa, por exemplo.
Uns dias depois, José sugeriu aos alunos que sobrepusessem um papel transparente sobre a caixa (tampando-a) e o colasse dos lados. Pediu que observassem o que viam “de cima”. Os alunos verificaram formas geométricas em uma visão para a bidimensionalidade da sala de aula e traçaram retângulos, círculos e retas representando as carteiras, a mesa do professor, o cesto de lixo etc. no papel transparente. 
José agiu como um professor:
	
	a.
	Transmissor dos conhecimentos geométricos dos mapas.
	
	b.
	Ofereceu oportunidade de alfabetizar geograficamente seus alunos em uma perspectiva construtivista.
	
	c.
	Empolgado com os possíveis talentos artísticos que possam se desvelar em uma postura maturacionista.
	
	d.
	Espontaneísta, ou seja, expectador da construção de conhecimentos por seus alunos.
	
	e.
	Preparador de aulas “fáceis e gostosas” demais e, portanto, sem desafios para os alunos.
Resposta Selecionada:
b. 
Ofereceu oportunidade de alfabetizar geograficamente seus alunos em uma perspectiva construtivista.
Pergunta 5
Uma professora, devido a solicitação de sua coordenadora pedagógica, realizou uma sondagem das hipóteses de escrita de seus alunos, pautando-se na “Psicogênese da Língua Escrita”, de Emília Ferreiro e Ana Teberoski. Após a realização da sondagem, verificou que: 8 alunos se encontravam na hipótese pré-silábica, 12 alunos apresentaram no momento da sondagem a hipóteses silábica com valor sonoro, 4 alunos com hipótese silábico-alfabética e outros 4 alunos já estavam alfabéticos. Diante desse cenário, aprofessora resolveu organizar os alunos por fileiras, a partir das hipóteses nas quais se encontravam, ou seja, formou duas fileiras com alunos pré-silábicos, 2 fileiras com alunos silábicos com valor sonoro e, nas outras duas últimas fileiras, ela colocou os alunos silábicos-alfabéticos e alfabéticos. A atitude da professora, logo após a sondagem, evidencia que:
	
	a.
	Ela compreendeu o objetivo da sondagem das hipóteses de escrita e aproveitou as hipóteses para separar os alunos para poder organizar melhor as intervenções pedagógicas que teria de fazer.
	
	b.
	Ela não compreendeu o objetivo da sondagem das hipóteses de escrita, que deveria servir para ela reajustar as atividades que seriam propostas aos seus estudantes, com diferentes níveis de dificuldade para que todos pudessem avançar, bem como para promover agrupamentos produtivos entre os alunos.
	
	c.
	Ela fez bom uso da sondagem realizada, compreendeu que já que não é possível organizar um bom trabalho em uma classe tão heterogênea, pelo menos separados por hipóteses, os alunos poderão avançar mais, já que tem próximo de si colegas nas mesmas hipóteses de escrita.
	
	d.
	Ela realizou devidamente a atividade solicitada pelo coordenador pedagógico e agrupou as crianças por meio das hipóteses nas quais se encontravam naquele momento, favorecendo que se identificasse melhor em sala quais as filas dos alunos em cada uma das hipóteses, podendo distribuir melhor as atividades pedagógicas.
	
	e.
	Ela não compreendeu o objetivo da atividade, pois, após a sondagem, ela deveria solicitar à sua coordenadora pedagógica que fizesse um remanejamentos dos alunos, a fim de montar uma classe mais homogênea. 
	Resposta Selecionada:
	b.
Ela não compreendeu o objetivo da sondagem das hipóteses de escrita, que deveria servir para ela reajustar as atividades que seriam propostas aos seus estudantes, com diferentes níveis de dificuldade para que todos pudessem avançar, bem como para promover agrupamentos produtivos entre os alunos.
Pergunta 6
Observe a bula do remédio abaixo: 
Alfabetização socioconstrutivista®[1] 
Ler cuidadosamente antes de usar. 
Uso pediátrico e adulto.
Planejamento ................................................100 mg
Dedicação......................................................100 mg
Intervenção-mediação ................................100 mg
Credibilidade.................................................100 mg
Mobilização....................................................100 mg
Diversidade de textos ................................100 mg
Amor ..............................................................100 mg 
Informação ao professor
O processo de alfabetização precisa ser reconstruído. Para isso, devemos estudar muito e contar com teorias que embasem, que orientem o nosso trabalho. Aprendemos construindo e, para construir, temos que pensar. O professor deve ser mediador e saber como a criança aprende. É importante o trabalho em grupo. Caso surjam dúvidas desagradáveis durante a alfabetização, aconselha-se estudar mais e planejar melhor, selecionando novas atividades que favoreçam uma alfabetização eficiente. 
Indicações
É indicada a todas as crianças, sem distinção de idade, cor, raça, religião ou classe social, e a jovens e adultos que ainda não tenham feito uso do medicamento. 
Contraindicações
Não tem. 
Precauções
O trabalho deve estar centrado nos textos. É fundamental trabalhar com textos diversificados. Mas esse trabalho, para ser eficaz, depende da intervenção que o professor vai fazer. 
Reações Adversas
Professores que não acreditam na capacidade da criança de aprender e não acreditam que ela aprende construindo seu conhecimento devem ser advertidos da possibilidade de a criança não se alfabetizar com sua ajuda. 
Analisando a bula, podemos perceber que não há uma prescrição da posologia, ou seja, as doses adequadas para a eficácia do remédio.
Dessa feita, podemos indicar:
Textos diversificados que expressem a função social da escrita.
Utilização de jogos e brincadeiras orais da tradição popular.
Cópia e treino de palavras, em especial o nome da criança.
Garantir a presença de um professor no papel mediador da aprendizagem.
Prática da coordenação motora para facilitar a escrita. 
É correto apenas o que se afirma em:
[1] Referência Bibliográfica: MEC Programa de Formação de Professores Alfabetizadores-  Janeiro 2001
	
	a.
	I e III.
	
	b.
	I e II.
	
	c.
	II e IV.
	
	d.
	I, III e IV.
	
	e.
	II, III e IV. 
Resposta Selecionada:
d. 
I, III e IV.
Pergunta 7
“[…] Mais que educar para o desenvolvimento sustentável, devemos educar para a sustentabilidade, ou simplesmente educar para a vida sustentável. Chamo de vida sustentável o estilo de vida que harmoniza a ecologia humana e ambiental mediante tecnologias apropriadas, economias de cooperação e empenho individual. É um estilo de vida intencional, que se caracteriza pela responsabilidade pessoal, pelo serviço aos demais e por uma vida espiritual significativa. Um estilo de vida sustentável relaciona-se com a ética na gestão do meio ambiente e na economia, com vistas a satisfazer as necessidades de hoje em equilíbrio com as necessidades das futuras gerações. Enquanto o desenvolvimento sustentável diz respeito ao modo como a sociedade produz e reproduz a existência humana, o modo de vida sustentável refere-se sobretudo à opção de vida dos sujeitos. Então, não se pode voltar a atenção apenas para educar para o desenvolvimento, mas para a vida dos indivíduos. Mudar o sistema implica mudar as pessoas que podem mudar o desenvolvimento. Uma coisa depende diretamente da outra.” (Gadotti, 2013)[1]
	
	a.
	I, II e III estão corretas.
	
	b.
	I e IV estão corretas.
	
	c.
	III e IV estão corretas.
	
	d.
	I, II e IV estão corretas.
	
	e.
	I e III estão corretas. 
	Resposta Selecionada:
	d. 
I, II e IV estão corretas.
Pergunta 8
A Educação Especial, na Lei n, 9.394/1996 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é definida:
REFERÊNCIA: Art. 58. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e suas alterações. Artigos: do 1º ao 34; 37 e 38; do 58 ao 60 e 79B.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
	
	a.
	Como modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
	
	b.
	Como ensino regular em escolas de atendimento especializados, separados por deficiência, após avaliação médica e testes psicológicos de inteligência socioemocional.
	
	c.
	Como ensino obrigatório a toda pessoa com deficiência, sendo dever do Estado e obrigação de acompanhamento médico realizado pela família.
	
	d.
	Como modalidade de escola que assegura a todos alunos com deficiência o acompanhamento psicológico em Unidade Básica de Saúde mais próxima da escola em que o aluno estiver matriculado.
	
	e.
	Nenhuma das alternativas anteriores está correta. 
	Resposta Selecionada:
	a.
Como modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Pergunta 9
Educação Infantil.
Ensino Fundamental.
Educação a Distância.
Educação de Jovens e Adultos.
Ensino Médio.
[1] (Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996 – Art. 21)
	
	a.
	I, III e IV estão corretas.
	
	b.
	I, II e IV estão corretas.
	
	c.
	I, II e V estão corretas.
	
	d.
	I e III estão corretas. 
	
	e.
	I, II e III estão corretas.
Resposta Selecionada:
c. 
I, II e V estão corretas.
Pergunta 10
A infância é indiscutivelmente um período importante da vida, no qual são desenvolvidos aspectos fundamentais para a fase adulta, com destaque para o campo emocional. Assim, a compreensão da concepção histórico-social da infânciaé fundamental para que se entenda como ela deve ser vista e pensada.
O conceito de infância varia de acordo com a cultura e com as formas de organização de cada sociedade, aspecto que havia recebido pouca atenção até o início do século XX.
 O texto ressalta a importância da infância como uma etapa do desenvolvimento e a influência da cultura nesse processo. Diante dessa perspectiva, o professor deve:
Ver a infância como um tempo específico da vida humana, um campo de estudo.
Compreender que a infância, para algumas crianças, pode ser marcada pela responsabilidade precoce de uma vida de adulto.
Criar situações de aprendizagem como a roda de conversa, já que a criança do século XXI ganhou “voz”.
Prever em seu planejamento situações de aprendizagem que compensem as carências afetivas, sociais e cognitivas.
Entender que a instituição de Educação Infantil é o espaço para viver a infância, privilegiando, assim, as interações e as brincadeiras. 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	I, II e III.
	
	c.
	I, IV e V.
	
	d.
	III, IV e V.
	
	e.
	I, II, III e V.
Resposta Selecionada:
e. 
I, II, III e V.
Revisar envio do teste: Questionário Unidade I (2017/2)
 
	
	
	Curso
	Estudos Disciplinares XII
	Teste
	Questionário Unidade I (2017/2)
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 1
	A organização física, o arranjo que se faz no espaço, deve ser considerado um aspecto importante no planejamento do professor na escola de Educação Infantil. Esse espaço deve proporcionar às crianças a possibilidade de interagirem tanto com materiais variados como com as outras crianças. Quando se fala em interação, o professor deve prever um ambiente acolhedor e convidativo para a exploração. 
Isso porque 
Uma criança que, desde o nascimento, tem suas possibilidades de contato e comunicação externa cerceadas terá sua aprendizagem dificultada, pois a criança constrói conhecimento a partir das interações com o meio e com outras pessoas. 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
		Resposta Selecionada:
	b. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	Respostas:
	a. As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	b. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	c. A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.
	
	d. A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	e. Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: o espaço é um segundo educador oferecendo possibilidades de aprendizagem. Quando o ambiente não favorece, a criança pode ter prejudica sua formação. As duas asserções são verdadeiras, mas são independentes e a segunda não justifica a primeira.
Pergunta 2
	A educação escolar compõe-se de:
		Resposta Selecionada:
	b. Educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio) e Educação Superior.
	Respostas:
	a. Educação básica (Educação Infantil, Ensino Médio) e Educação Superior.
	
	b. Educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio) e Educação Superior.
	
	c. Educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos) e Educação Superior.
	
	d. Educação básica (Ensino Fundamental, Educação Indígena) e Educação Superior.
	
	e. Educação básica (Educação Infantil) e Educação Superior.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: a educação brasileira é composta por Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio na educação básica e Educação Superior com graduação e pós-graduação.
Pergunta 3
	De acordo com Gomes (2012), a exploração de cantigas, parlendas, trava-línguas e adivinhas, é essencial no processo de alfabetização para desenvolver a consciência fonológica 
porque 
são textos da tradição oral, de fácil memorização e presentes no universo infantil. 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
		Resposta Selecionada:
	a. As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	Respostas:
	a. As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	b. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	c. A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.
	
	d. A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	e. Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. 
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: uma forma de se trabalhar com a consciência fonológica é explorar a tradição oral e a cultura popular; assim, as duas asserções estão corretas e a segunda justifica a primeira.
Pergunta 4
	Leia a poesia a seguir e, em seguida, reflita sobre a questão apresentada: 
“É bom ser criança,
Isso às vezes nos convém.
Nós temos direitos
Que gente grande não tem.
Só brincar, brincar, brincar,
Sem pensar no boletim
Bem que isso podia nunca mais ter fim.” (Toquinho)
 
Podemos dizer que as concepções de criança:
I- São construções históricas.
II- Fundamentam-se na tarefa de educar como uma responsabilidade da família.
III- No entendimento que criança tem o direito de viver a especificidade da infância.
IV- No entendimento que a criança de hoje é viva, falante, sabe se colocar, tem opinião.
V- No entendimento que a criança de hoje é ativa, tem opinião; no entanto, está muito difícil educá-la. 
Pensando na poesia de Toquinho e nos estudos realizados, o professor precisa entender o que é ser criança, hoje, para ter uma prática condizente com as mudanças necessárias para este século XXI. Nesse sentido, escolha os itens que definem uma concepção de criança para os tempos atuais:
		Resposta Selecionada:
	a. I, III e IV.
	Respostas:
	a. I, III e IV.
	
	b. I e V.
	
	c. II e V.
	
	d. I e IV.
	
	e. II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: o primeiro direito da infância é o de viver a especificidade desses tempos de vida, viver seu tempo humano. A concepção de criança é uma noção histórica que foi se modificando ao longo do tempo. Família e escola tem uma função compartilhada. A criança do século XXI não é a mesma, ela adquiriu direitos. Pensar criticamente algumas concepções que fundamentam a prática pedagógica é entender e saber colocar em prática o que é ser criança, seus direitos. A criança de hoje mudou, tem voz e sabe se colocar. Seja o professor da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental é preciso considerar que em ambos os casos precisamos do profissional que conheça a criança, as fases de seu desenvolvimento, suas necessidades e potencialidades, um profissional da educação.
Pergunta 5
	Leia o trecho abaixo extraído do livro de Artur Gomes de Morais (p. 83): 
“Cena 1: Aos 3 anos e 5 meses, Marina volta da escola e, já no final do almoço, enquanto comia sua sobremesa, sorri para a mãe, anunciando a descoberta que acabou de fazer: 
‐ Ge‐la‐ti‐na, tem tina, mamãe (Tina era o apelido de Cristina, professora de Marina). 
Cena 2: Com 1 ano e 9 meses, Pedro senta diante do computador, no colo do avô, e começa a meter os dedos nas teclas sem parar. Fala então: 
‐ Tô escrevendo tu‐ba‐rão. 
Ele para um instante e, diante da pergunta do avô sobre o que vai escrever em seguida responde: 
‐ Ja‐bu‐ti.” 
Assinale a alternativa que justifica as cenas 1 e 2 de acordo com os princípios do autor:
		Resposta Selecionada:
	a.As cenas ilustram o quanto, desde muito pequenas, as crianças podem brincar com as palavras, trabalhar mentalmente sobre elas, observando seus “pedaços” ou segmentossonoros, em lugar de apenas usá‐las para se comunicar e alcançar seus propósitos, ao falar nas interações com os outros. Usar a língua para pensar ou se referir à própria linguagem é uma evidência de que nós, humanos, desenvolvemos um amplo leque de capacidades ou habilidades de reflexão metalinguística.
	Respostas:
	a.As cenas ilustram o quanto, desde muito pequenas, as crianças podem brincar com as palavras, trabalhar mentalmente sobre elas, observando seus “pedaços” ou segmentos sonoros, em lugar de apenas usá‐las para se comunicar e alcançar seus propósitos, ao falar nas interações com os outros. Usar a língua para pensar ou se referir à própria linguagem é uma evidência de que nós, humanos, desenvolvemos um amplo leque de capacidades ou habilidades de reflexão metalinguística.
	
	b.As cenas ilustram as capacidades ou habilidades de reflexão metalinguística que desde pequenas as crianças adquirem. Entretanto, essas habilidades estão presentes somente nas interações com os outros, ou seja, em contextos que apresentam função social.
	
	c.As cenas ilustram que apesar de nós humanos desenvolvermos um amplo leque de capacidades ou habilidades de reflexão metalinguística, as crianças de maneira espontânea, sem caráter cognitivo, comunicam‐se, sem refletir sobre as palavras, observando seus “pedaços” ou segmentos sonoros.
	
	d. As cenas ilustram que apesar de nós humanos desenvolvermos um amplo leque de capacidades ou habilidades de reflexão, as observações apresentadas pelas crianças das cenas 1 e 2, não podem ser consideradas como uma situação metalinguística.
	
	e. As cenas 1 e 2 ilustram que as crianças utilizam a linguagem, exclusivamente, para se comunicar e alcançar os seus propósitos, ou seja, falar na interação com os outros.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: consciência fonológica é um conjunto de habilidades variadas. Variam quanto à operação mental que o aprendiz realiza: pronunciar um a um os segmentos que compõem a palavra, contar, identificar ou produzir “partes sonoras” parecidas, adicionar ou subtrair segmentos sonoros. Variam quanto ao tamanho do segmento sonoro, que pode ser uma rima (mato/gato), uma sílaba (cavalo, casaco) ou um fonema (sapo, c). E variam, ainda, quanto à posição (início, meio, final) em que aparecem nas palavras. 
Pergunta 6
	Na Sociologia da Educação, o currículo é visto como um mecanismo pelo qual a escola determina o plano educativo a ser executado em benefício de um projeto global de educação de uma sociedade, levando a cabo, portanto, sua função social. 
Porque
Segundo a Unesco (2015), o currículo deve incluir o contexto (aquilo que é aprendido e ensinado), os métodos (como é oferecido), as ferramentas de mensuração, como provas, trabalhos, seminários (como se avalia) e os materiais (os recursos utilizados). O currículo formal baseia-se, portanto, em um conjunto de objetivos e resultados previstos. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
		Resposta Selecionada:
	b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.
	Respostas:
	a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
	
	b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.
	
	c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	
	e. As asserções I e II são proposições falsas.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: Asserção I. De fato, as propostas curriculares adotadas na escola advêm de saberes situados em contextos sociais e historicamente definidos e são compostas por conteúdos, valores e procedimentos metodológicos dispostos em programas e disciplinas escolares.
Asserção II é correta. Há uma organização curricular comum prevista para organizar o currículo formal de maneira nacional, possibilitando uma orientação.
A asserção II é correta, assim como a asserção I, embora não se estabeleça uma relação de dependência entre elas, ou seja, uma não justifica a outra: são asserções corretas e independentes.
Pergunta 7
	Não existe uma educação neutra. No ensino, qualquer atuação veicula alguns ideais de pessoa e de sociedade. Muitos são os autores que defendem que é preciso entender quais são os princípios que alicerçam o ensino. Dessa feita é imprescindível:
		Resposta Selecionada:
	b.A explicitação coletiva e democrática dos modelos que estão sendo promovidos na escola por meio das diferentes práticas educativas, a reflexão sobre os valores que transmitem e sua revisão a partir da tomada de posição da equipe sobre os modelos de sociedade e de pessoa que se pretende alcançar.
	Respostas:
	a.O professor esclarecer junto à equipe pedagógica, durante a elaboração do projeto político-pedagógico da escola, qual concepção de educação, visão de homem e visão de mundo que irá adotar em sala de aula, no desenvolvimento de sua prática educativa.
	
	b.A explicitação coletiva e democrática dos modelos que estão sendo promovidos na escola por meio das diferentes práticas educativas, a reflexão sobre os valores que transmitem e sua revisão a partir da tomada de posição da equipe sobre os modelos de sociedade e de pessoa que se pretende alcançar.
	
	c.A definição da linha de atuação dos educadores no projeto político-pedagógico da escola que deve ser elaborada pelo seu coletivo e estar em consonância com as diretrizes políticas da Secretaria de Educação.
	
	d.A realização de um trabalho padronizado para que se alcance um ensino de qualidade para todas as classes de uma escola; para tanto é necessário que a coordenação pedagógica defina coletivamente as regras de atuação para todos os professores.
	
	e.O trabalho pedagógico ser planejado pela equipe técnica da escola, de forma a prever qual deve ser a atuação dos professores e demais profissionais da unidade escolar para que se mantenha a uniformidade necessária para um ensino democrático.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: o educador está envolvido em um ato político, em um empreendimento que necessariamente passa por uma interação dialética entre a escola e a sociedade, na construção de propostas que apontem mudanças transformadoras. Não basta constatar, é preciso ir além, ou seja, exercer a difícil tarefa de intervir na realidade. Como já dissemos isso não se faz sozinho, mas também não se faz sem uma postura politizada, que é o se espera de um educador, um intelectual transformador e consciente de sua ação.
Pergunta 8
	Para Dewey, o conhecimento tem por objetivo o uso prático na vida social, a criança aprende fazendo. Nesse sentido, a importância do brincar é vista como:
		Resposta Selecionada:
	a. O valor das brincadeiras está em ensinar as crianças sobre o mundo onde vivem.
	Respostas:
	a. O valor das brincadeiras está em ensinar as crianças sobre o mundo onde vivem.
	
	b. Brincar não tem importância, pois não serve para a vida prática da criança.
	
	c. O valor da brincadeira está em passar conteúdos abstratos para a criança.
	
	d. Não oferece ajuda no aprendizado, relaciona-se com a ficção infantil.
	
	e. O valor está em estabelecer uma relação do mundo adulto com o mundo infantil.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta: A  
Comentário: a brincadeira é importante para que a criança explore e compreenda o mundo que a cerca. O mundo adulto e o infantil são um só e a relação já está estabelecida. Dewey acredita na vivência com a vida e estabelece uma relação entre a teoria e prática.
Pergunta 9
	Segundo Piaget, a criança é ser capaz de construir conhecimentos pela interação com o meio, ou seja, a criança é ativa no processo de aprendizagem. Isso significa que:
I- O ambiente propício à brincadeira influencia o desenvolvimento de habilidades cognitivas pela criança.
II- Por meio da brincadeira, a criança compreendeoutros sistemas simbólicos, como a escrita.
III- Ao brincar de faz de conta, a criança atribui funções variadas aos objetos, confundindo seus significados dentro da brincadeira.
IV- O que caracteriza o jogo é a ação da criança e, assim, ela pode desenvolver sua iniciativa, organizando e escolhendo a brincadeira. 
Assinale a alternativa correta:
		Resposta Selecionada:
	e. I, II e IV.
    
	Respostas:
	a. I, II e III. 
	
	b. II, III e IV.     
	
	c. Apenas a I.    
	
	d. III e IV.    
	
	e. I, II e IV.
    
	Feedback da resposta:
	Resposta: E 
Comentário: por meio da brincadeira, a criança desenvolve inúmeras habilidades simbólicas, mas apesar de atribuir e assumir variados papéis e significados aos objetos, dentro da brincadeira eles são bem explícitos e não se confundem.
Pergunta 10
	“O ato de brincar e comum entre as crianças, mas a maneira como esta ou aquela criança o faz depende de questões culturais presentes em seu entorno” (KLISYS, 2010, p. 8). Essa autora traz como exemplo o jogo da amarelinha: o mesmo jogo é encontrado na Bahia com o nome de “macaquinho”, enquanto os indígenas guaranis o chamam de “arrancamandioca” sendo que a descrição da brincadeira para todos é a mesma. Ou seja, o mesmo jogo vai sofrendo alterações na forma e em sua denominação de acordo com o contexto sócio-histórico e cultural, mas permanecendo a ideia comum a todos.
Diante do exposto, escolha a alternativa que justifica a força cultural do brincar:
		Resposta Selecionada:
	a. Isso porque brinquedos e jogos trazem a história e a engenhosidade que a humanidade levou anos para constituir.
	Respostas:
	a. Isso porque brinquedos e jogos trazem a história e a engenhosidade que a humanidade levou anos para constituir.
	
	b. Em tempos de tecnologia, o brincar não é mais transmitido de geração em geração.
	
	c. O brincar é natural, independente de sua origem e do seu tempo.
	
	d. Isso porque os brinquedos têm um caráter mágico.
	
	e. O que caracteriza um brinquedo é a atitude da criança que envolve a sua utilização.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: com esse exemplo fica forte a força cultural dos jogos e a transmissão da cultura. O brincar é aprendido e passado de geração a geração. Muitos objetos não nasceram como brinquedos, mas foram sendo transformados pelas crianças, como é o caso atual do telefone celular. Geralmente, quando o celular fica ultrapassado, o adulto dificilmente o joga fora; na maioria das vezes, o aparelho vai parar nas mãos da criança. Apesar disso, de acordo com a autora, as crianças de hoje continuam brincando com bola, carrinho, boneca, objetos de casa em miniatura e jogos muito parecidos com os antigos. Quando a criança está de posse de um brinquedo ou toma parte em um jogo, ela tem a possibilidade de apropriarse da cultura produzida por sua geração e por gerações anteriores a ela.
Revisar envio do teste: Questionário Unidade II (2017/2)
 
	
	
	Curso
	Estudos Disciplinares XII
	Teste
	Questionário Unidade II (2017/2)
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 1
	(Cesgranrio, IBGE, 2010). Nos debates pedagógicos sobre a interdisciplinaridade, incluiu-se o tema da globalização do conhecimento, com a influência do pensamento de autores como Roland Barthes e Edgar Morin. Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade como globalização do conhecimento envolve
 
		Resposta Selecionada:
	e.desenvolvimento de um conhecimento relacional como atitude compreensiva das complexidades do próprio conhecimento humano, colocando o saber em ciclo.
 
	Respostas:
	a.compreensão da ciência como corpo de conhecimentos prontos a serem apreendidos pelos educandos, evidenciando a complexidade das tarefas de aprendizagem.
	
	b.estruturação de currículos, utilizando-se a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.
	
	c.adoção de forma canônica de produção do conhecimento, em que as disciplinas não se reduzam ao saber de referência, ampliando o diálogo entre saberes complexificados.
	
	d.reconhecimento do paradigma de disjunção como o apropriado para a educação contemporânea, em contraposição à conjunção disciplinar complexa.
	
	e.desenvolvimento de um conhecimento relacional como atitude compreensiva das complexidades do próprio conhecimento humano, colocando o saber em ciclo.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Na Teoria da Complexidade, as questões político, sociais, econômicas e culturais não estão separadas. Estão interligadas, formando um tecido. Diferente do pensamento da Modernidade em que as coisas estavam separadas. Por isso, a ideia de rizoma é muito difundida na proposta do Currículo em Rede.
Pergunta 2
	(Cesgranrio, IBGE, 2010). Vivemos em plena sociedade do conhecimento que superou a sociedade industrial. Essa passagem vem correspondendo a mudanças nas relações entre a educação e o mundo do trabalho. Para que o educador possa desenvolver intervenções consequentes, faz-se necessário conhecer aspectos que caracterizam a sociedade do conhecimento, entre os quais se destacam a
 
		Resposta Selecionada:
	b. organização flexível do trabalho e o aperfeiçoamento acelerado dos meios de transporte e comunicação.
	Respostas:
	a. ampliação do trabalho assalariado em um sistema de produção em massa e a racionalização das atividades produtivas.
	
	b. organização flexível do trabalho e o aperfeiçoamento acelerado dos meios de transporte e comunicação.
	
	c. intensificação da divisão técnica do trabalho e a necessidade de instalação de escolas politécnicas.
	
	d. evolução da tecnologia aplicada à produção de mercadorias e a concentração dos trabalhadores no processo de produção.
	
	e. demanda por uma qualificação simples aliada ao aumento da concentração do capital e seu domínio sobre o trabalho.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
A Sociedade do conhecimento é transversalizada pela questão da Informação e Comunicação. A questão do espaço e do tempo são conceitos que estão no cerne das discussões. A educação a Distância e o Home Office são duas questões que servem para pensarmos nesta sociedade. Algumas profissões estão fadas ao desaparecimento e outras estão surgindo.
Pergunta 3
	(Cesgranrio, IBGE, 2010). É possível identificar a presença dos diferentes modos de produção e de gestão nas práticas pedagógicas. Em uma abordagem estrutural de gestão de base taylorista, por exemplo, uma ação pedagógica correspondente é a(o)
		Resposta Selecionada:
	a. ênfase no planejamento estruturado em estudos exaustivos, eliminando-se os critérios subjetivos.
	Respostas:
	a. ênfase no planejamento estruturado em estudos exaustivos, eliminando-se os critérios subjetivos.
	
	b. busca da crescente especialização justificada na divisão do conhecimento em disciplinas estanques.
	
	c. adoção de disciplina rígida ordenando o comportamento dos estudantes, que serão os futuros trabalhadores.
	
	d. implantação de uma rotina no cotidiano do ambiente educacional, de modo que cada tarefa seja executada de forma padronizada.
	
	e. incentivo à cooperação grupal para um trabalho coletivo, corroborada pela melhoria dos níveis de aprendizagem.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
O Taylorismo é uma teoria criada pelo engenheiro Americano Frederick W. Taylor (1856-1915), que a desenvolveu a partir da observação dos trabalhadores nas indústrias. O engenheiro constatou que os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada; ou seja, cada trabalhador desenvolveria uma atividade específica no sistema produtivo da indústria (especialização do trabalho). No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção. Cada indivíduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaem. Isso provocaa exploração do proletário que tem que se “desdobrar” para cumprir o tempo cronometrado. O filme Tempos Modernos é um bom exemplo para pensarmos esta questão. Na educação representou a base num currículo eficiente. Vide a LDB 5.692/71.
Pergunta 4
	(FCC, DPE/SP, 2015) A docência não é mais uma profissão com função de transmissão de conhecimentos como fora antes. À vista disso, a formação de um professor crítico deve voltar-se ao
 
		Resposta Selecionada:
	c.exercício da reflexão coletiva que possibilite uma efetiva participação na análise, na compreensão e na proposição do conteúdo e do processo de seu trabalho.
	Respostas:
	a. preparo metodológico de sequências didáticas, visando a uma aula mais eficiente e produtiva.
	
	b.estudo dos conhecimentos teóricos que embasam a disciplina que irá ministrar nas suas aulas para assim obter maior competência em sua prática educativa.
	
	c.exercício da reflexão coletiva que possibilite uma efetiva participação na análise, na compreensão e na proposição do conteúdo e do processo de seu trabalho.
	
	d. desenvolvimento de temas geradores escolhidos a partir dos assuntos de maior relevância em sua disciplina.
	
	e. aprendizado de técnicas motivacionais que levem o aluno a ter prazer em estudar e apresentar maior rendimento nas aulas.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
A ideia de Educação Bancária é uma questão muito debatida na atualidade.  O Professor Reflexivo é aquele que concebe o espaço da sala de aula como um espaço de troca.
Pergunta 5
	(FCC, DPE/SP, 2015) O educador preocupado em reconhecer e respeitar a cultura e as diferenças do outro precisa: 
I. refletir sobre o papel social da escola na formação dos indivíduos.
II. pensar seu educando como indivíduo portador de conhecimentos, códigos, valores, tradições, costumes e a cultura de seu contexto.
III. dominar o conteúdo e a forma de ensinar os conhecimentos propostos pelo currículo escolar.
IV. questionar conteúdos apresentados nos livros didáticos que, muitas vezes, reforçam preconceitos ou situações preconceituosas.
V. reconhecer as aptidões de seus diversos educandos para democraticamente escolher os conhecimentos a serem ensinados de acordo com a capacidade de cada um. 
Está correto o que se afirma APENAS em: 
		Resposta Selecionada:
	c. I, II e IV.
	Respostas:
	a. I, II e V.
	
	b. II, III e IV.
	
	c. I, II e IV.
	
	d. I, III e V.
	
	e. III, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Na atualidade esta questão da diversidade cultural é um tema que tem sido amplamente discutido. As práticas curriculares cada vez mais têm buscado atender as chamadas vozes silenciadas do currículo. Não cabe ao professor a transmissão do conteúdo.
Pergunta 6
	(IF/GO, 2014) Um dos pressupostos básicos das teorias críticas na área de currículo diz respeito à impossibilidade da prática educativa ser neutra e desinteressada. Nesta perspectiva e no contexto de uma sociedade de classes, a seleção de conhecimentos científicos é:
 
		Resposta Selecionada:
	e. A síntese dos interesses particulares de classes e grupos sociais dominantes.
 
	Respostas:
	a. Um resumo das habilidades necessárias à formação do educando em determinada área do conhecimento.
	
	b. O resultado de uma análise aprofundada de conteúdos, conduzida a partir de critérios estritamente técnicos.
	
	c. A relação das competências requeridas para o exercício de determinada profissão, definidas a partir de critérios cientificamente neutros.
	
	d. O espelho dos objetivos de formação propostos para cada área do conhecimento e para cada curso específico.
	
	e. A síntese dos interesses particulares de classes e grupos sociais dominantes.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
A Teoria Crítica do Currículo propõe uma mudança na forma como vemos o currículo. A pergunta que norteia essa teoria é a serviço de quem está o currículo. Ela questiona o status quo e as práticas educacionais.  Para os curriculistas desta teoria, o currículo não é uma prática neutra. Para Paulo Freire, educar é um ato político.
Pergunta 7
	(IF/GO, 2014). A Lei 10.639, de 2013, altera a Lei 9.394, de 1996, (LDB), que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e dá outras providências. A respeito da Lei 10.639 é correto afirmar:
 
		Resposta Selecionada:
	c.
Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística, Literatura e História Brasileiras.
	Respostas:
	a.Os conteúdos que dizem respeito à História e Cultura Afro-Brasileira serão de responsabilidade exclusiva dos docentes de Artes, Literatura e História Brasileiras.
	
	b. A qualificação do professor em nível de pós-graduação em História e Cultura Afro-Brasileira é, agora, uma exigência.
	
	c.Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística, Literatura e História Brasileiras.
	
	d. A obrigatoriedade de comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra em todas as escolas brasileiras é uma das determinações da Lei.
	
	e. A lei determina o recolhimento de materiais didáticos das bibliotecas escolares que não tratarem do tema História e Cultura Afro-Brasileira.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
A Lei 10.639 diz que 10% dos conteúdos do Ensino de História devem atender a Cultura Afro-brasileira e indígena. Esta medida é uma forma de fazer com se legitime vozes silenciadas do currículo. Assim, como as cotas é uma reparação a estas culturas.
Pergunta 8
	(IF/GO, 2014). Herança de uma concepção burguesa de sociedade e disseminada inicialmente por americanos e ingleses em meados do século XX, difundiu-se no Brasil, a partir dos anos de 1970, a ideia de que o investimento em instrução assemelha-se ao investimento em outros bens de produção, de forma que o processo educativo torna-se um dos elementos básicos para o aumento da produtividade, para a superação do atraso econômico e para a mobilidade social. A perspectiva teórica que assim explica a relação educação e trabalho é:
		Resposta Selecionada:
	a. teoria do capital humano.
	Respostas:
	a. teoria do capital humano.
	
	b. teoria da reprodução social.
	
	c. teoria da educação permanente.
	
	d. teoria dos aparelhos ideológicos de estado.
	
	e. teoria liberal tecnicista.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Segundo Bourdieu, aparentemente a escola é um lugar democrático que passa o conhecimento de forma igual para todos os alunos. O sociólogo francês percebeu que o ensino não é transmitido da mesma forma para todos os alunos como a escola faz parecer. Segundo ele, alunos pertencentes às classes sociais mais favorecidas trazem de casa uma herança que ele chamou de capital cultural. Ou seja, capital de cultura. Com capital cultural, os alunos abastados seriam favorecidos em seus processos de aprendizagem, já que trariam uma certa bagagem de casa. Frequentar museus, ter acesso ao cinema de arte, ir às exposições são fatos corriqueiros para eles. Saberes, informações e conhecimentos que são facilmente acessíveis para os estudantes mais ricos. Os alunos mais pobres, que não tiveram acesso a esses bens, já chegam à escola em desvantagem. Eles são desfavorecidos porque não tiveram contato através da família com o capital cultural. O aprendizado para esses é mais difícil. Além disso, não é que eles não possuem cultura, mas não têm a cultura que a escola demanda. Ademais, a classe dominante impõe à classe dominada sua própria cultura. Dessa forma, criando o que se chama de “cultura boa”. Bourdieu percebeu isso e batizou esse fenômeno de arbitrário cultural dominante, que é nada mais nada menos que uma culturase impondo sobre outra.
Pergunta 9
	(Proged UFES, 2016). Sobre os aspectos da Educação Infantil, é INCORRETO afirmar que:
 
		Resposta Selecionada:
	a.
Em geral, nas instituições públicas, o funcionamento da Educação Infantil acompanha o do Ensino Fundamental e do Médio que, conforme a Lei de Diretrizes e Bases, deve ter 180 dias letivos e 800 horas de carga horária mínima anual.
	Respostas:
	a.
Em geral, nas instituições públicas, o funcionamento da Educação Infantil acompanha o do Ensino Fundamental e do Médio que, conforme a Lei de Diretrizes e Bases, deve ter 180 dias letivos e 800 horas de carga horária mínima anual.
	
	b.
A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.
	
	c.
O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas em que se articulam as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico da humanidade, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
	
	d.
Os ambientes das creches e pré-escolas devem ser desafiadores, flexíveis, interativos, reveladores das produções das crianças, limpos, arejados, iluminados, adequados e seguros às especificidades das faixas etárias, e devem favorecer o desenvolvimento da autonomia e da construção da identidade das crianças.
	
	e.
A rotina é a estrutura do cotidiano em creches e pré-escolas e constitui-se como prática educativa previamente definida e planejada pelo(a) professor(a) para o trabalho com as crianças.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
A Constituição de 1988, o ECA e a LAD 9.394/96 são considerados marcos porque colocam a Educação como parte integrante da Educação Básica. A partir da LDB exige-se formação em pedagogia para os que irão atuar na EI.
Pergunta 10
	(UNIFAL/MG, 2013) A Educação a Distância pode ser considerada nos dias atuais como uma forma de atualização profissional, já que se trata de uma modalidade de ensino que permite maior abrangência de público, território e, em especial, uma maior flexibilidade relativa ao tempo de realização das atividades, ampliando as possibilidades de interação entre os sujeitos envolvidos e o material estudado. Nessa modalidade de educação, é essencial a capacidade comunicativa entre os sujeitos envolvidos, uma vez que tal capacidade:
		Resposta Selecionada:
	e.
Orienta os alunos na forma de pensar, organizar os conteúdos a serem estudados, promove atitudes e valores a serem compartilhados com os membros do grupo, isentando o mediador do domínio dos conteúdos.
 
	Respostas:
	a.
Exige a reciprocidade entre mediador e aluno e a necessidade de que os alunos sejam preparados a adquirir desde cedo o manejo das ferramentas linguístico-pedagógicas.
	
	b.
Substitui estratégias constantes em uma sala de aula, como um sorriso, um olhar, um sinal de aprovação, recursos que são primordiais para amenizar dúvidas de cunho teórico.
	
	c.
Está relacionada à capacidade de interagir individualmente com cada aluno, incentivando sua participação com o grupo de forma a evitar o sentimento de solidão e a consequente desistência do curso.
	
	d.
É facilitada na medida em que o exagero de palavras de interesse remetidas ao aluno preenche o ambiente virtual de afetividade e sensibilidade, evitando confrontos de cunho teórico e metodológico.
	
	e.
Orienta os alunos na forma de pensar, organizar os conteúdos a serem estudados, promove atitudes e valores a serem compartilhados com os membros do grupo, isentando o mediador do domínio dos conteúdos.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
A Educação a Distância coloca a questão do papel da Novas Tecnologia da Informação e Comunicação na Sociedade do Conhecimento. Esta modalidade de ensino desloca a questão do espaço da educação. Em qualquer lugar posso acessar a informação. Nesta perspectiva o papel do professor também é colocado em questão, pois o mesmo deixa de ser o centro para ser o mediador do conhecimento.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes