Buscar

PD Avaliando 01 Etica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno:
	Matrícula: 
	Disciplina: SDE0083 - ÉTICA NA SAÚDE 
	Período Acad.: 2015.2 
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Joana vive no período medieval. Nesta época há uma profunda fragmentação econômica e política, devido ao surgimento de duas classes que marcam o regime feudal: dos senhores feudais, donos absolutos de terras ou feudos, e dos camponeses e servos, os quais eram vendidos e comprados com as terras às quais pertenciam e que não podiam abandonar. Joana é uma serva e foi vendida a um senhor que é casado. Ela serve à sua esposa. Ela freqüenta a igreja junto com sua senhora e seu senhor e sabe que a igreja é que comanda a política. A religião garante certa unidade social, pois a política depende da Igreja exercendo um forte poder espiritual e centralizando integralmente a vida intelectual. Sob essas circunstâncias, a moral concreta, efetiva, e a ética "como doutrina moral" estão impregnadas de um conteúdo religioso que encontramos em todas as manifestações da vida medieval. Isso significa que:
		
	
	
	
	
	A vida nos feudos não era atrelada à religião e à política.
	
	
	Nesse período, os pensadores cristãos conceberam uma autonomia ética (autos em grego, significando eu), ou "penso, logo existo", onde a crença está no homem e em seus pensamentos.
	
	
	Joana é obrigada a freqüentar a igreja por seus patrões, pois ela é serva deles.
	
	
	Joana, apesar de freqüentar a igreja, não acredita em Deus, mesmo que a ética imponha isso.
	
	 
	Nesse período, os pensadores cristãos conceberam uma heteronomia ética (héteros, em grego, significando outro, diferente), ou teonomia, que encontra em Deus (théos, em grego) os princípios da vida moral.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Sobre a ética cristã, analise os itens I, II e III e assinale a alternativa correta. I) As virtudes podem ser classificadas em cardeais(a prudência, a temperança, a justiça e a fortaleza) e teologais (a fé, a esperança e a caridade). II) As obras de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino são consideradas fundamentais para a formulação conceitual da ética cristã. III) De acordo com a concepção ética cristã, a lei divina não pode ser considerada injusta.
		
	
	
	
	
	Apenas I e II estão corretos.
	
	
	Nenhum está correto.
	
	
	Apenas I e III estão corretos.
	
	 
	Todos estão corretos.
	
	
	Apenas II e III estão corretos.
	
	
	
		3.
		O termo que tem como significado: "dar a luz" (parto) intelectual, da procura da verdade no interior do homem, denomina-se:
		
	
	
	
	
	menmonia
	
	
	artemia
	
	 
	maiêutica
	
	
	sistema
	
	
	veracidade
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Marque a alternativa correta que estabelece as características da moral.
		
	
	
	
	
	A ética confunde-se com a moral como um dos parâmetros para a avaliação do grau de desenvolvimento de determinada sociedade e, consequente, padronização da prestação dos serviços públicos comunitários
	
	
	A moral é mais flexível do que a lei, por variar de indivíduo para indivíduo, e afeta diretamente a prestação dos serviços públicos por criar condições para uma ética flexível no atendimento às necessidades básicas da população
	
	 
	A moral é mutável e varia de acordo com o desenvolvimento de cada sociedade. Ela norteia os valores éticos na saociedade.
	
	
	Entende-se por moral, um conjunto de regras consideradas válidas para uma maioria absoluta, que valem-se dela para impor conduta ética aos demais cidadãos.
	
	
	A moral resulta do conjunto de leis, costumes e tradições de uma sociedade e é subordinada a ética comportamental definida em regras constitucionais.
	
	
	
		5.
		A reflexão ética autônoma no mundo grego aparece apenas com Sócrates que, combatendo os sofistas, acreditou na:
		
	
	
	
	 
	Força da natureza
	
	
	complexidade fixada
	
	
	verdade imutável
	
	 
	estabilidade das leis
	
	
	ciência da morte
	
	
	
		6.
		A Ecologia Social, integrando os estudos do homem e de seus ecossistemas através da compreensão da direta correlação entre natureza e cultura, demonstra que as relações deste com a sociedade passam necessariamente pela sanidade de suas relações não só com os demais membros de sua espécie, como também pelo modo relacional que estabelece consigo próprio e com seu ambiente. O esfacelamento deste conjunto inviabiliza qualquer tentativa de:
		
	
	
	
	
	fracasso
	
	
	fechamento
	
	
	nivelamento
	
	
	atraso
	
	 
	desenvolvimento

Outros materiais