Buscar

NEUROANATOMIA PORTIFOLIO

Prévia do material em texto

Vinicius Evandro Julianetti
RA 8011431
Portfólio de Neuroanatomia
NOME DO CURSO: Educação Física Bacharel
NOME DA DISCIPLINA: Neuroanatomia
NOME DO PROFESSOR: Camila Tavares Valadares da Silva
CURITIBA
2017
Cite os músculos com sua origem e sua inserção que formam a região anterior do abdômen e qual é ação de cada músculo.
Músculo oblíquo externo: tem origem na face externa das oito costelas inferiores, sua inserção é na linha branca e na metade anterior da crista ilíaca, atua na flexão e na movimentação do tronco, dando compressão, proteção e suporte ao conteúdo abdominal. 
Músculo oblíquo interno: tem sua origem na fáscia toracolombar, na crista ilíaca e no ligamento inguinal, sua inserção se situa nas costelas 10ª a 12ª, na linha alba e na linha pectínea do púbis, sua ação está relacionada com a proteção, compressão e suporte ao conteúdo abdominal.
 Músculo transverso do abdome: tem a origem nas cartilagens costais da 7ª à 12ª, na fáscia toracolombar, na crista ilíaca e no ligamento inguinal, sua inserção se dá na linha alba, na crista púbica e na linha pectínea do púbis, com a ação de proteção, compressão e suporte ao conteúdo abdominal.
 Músculo reto do abdome: tem a origem na sínfise púbica e na crista púbica, inserindo-se no processo xifoide e nas cartilagens costais da 5ª a 7ª, sua ação é na flexão do tronco, dando compressão, proteção e suporte ao conteúdo abdominal.
 2) Cite a origem, a inserção e a ação do músculo diafragma na respiração. 
Sua origem é na face interna das 6 últimas costelas, face interna do processo xifoide e corpos vertebrais das vértebras lombares superiores, sua inserção é no tendão central (aponeurose), sua ação é inspiratório, pois diminui a pressão interna da caixa torácica permitindo a entrada do ar nos pulmões, estabilização da coluna vertebral e expulsões como defecação, vômito, micção e parto.
3) Cite a origem, a inserção e ação dos músculos intercostais externo e interno na respiração. 
Músculos intercostais externos: sua origem é na borda inferior das costelas e das cartilagens costais, tento a inserção na borda superior da costela abaixo da estrutura de origem, sua ação é na inspiração, mantendo a costela superiormente. 
Músculos intercostais internos: sua origem é na face interna das costelas e das cartilagens costais e da borda do sulco da costela acima, tento a inserção na superfície superior da costela abaixo, com a ação na expiração, mantendo as costelas inferiormente.
4) Cite os músculos acessórios da respiração (no pescoço e no abdômen).
Músculo esternocleidomastoideo; Músculos escalenos (anterior, médio e posterior); Músculo oblíquo externo; Músculo oblíquo interno; Músculo retoabdominal; Músculo transverso do abdome.
 5) Cite a origem, a inserção e ação dos músculos do dorso.
Músculo Trapézio: sua origem é no terço medial da linha nucal. Túber occipital e processos espinhosos de C7 a T12, sendo a inserção no terço lateral da clavícula, acrômio e espinha da escápula, com a função de elevar, retrair e rodar a escápula. As fibras superiores elevam, as médias retraem e as inferiores deprimem a escápula. Roda a escápula.
 Músculo Grande Dorsal: sua origem é no processo espinhosos de T6 a T12, crista ilíaca e 3 a 4 costelas inferiores, sendo a inserção no assoalho do sulco intertubercular do úmero, com a função de estender, aduz e roda medialmente o úmero; levanta o corpo durante a escalada. 
Músculo Levantador da Escápula: sua origem é no tubérculos posteriores dos processos transversos das vértebras C1 a C4, sendo a inserção na parte superior da borda medial da escápula, com a função de elevar a escápula e inclinar sua cavidade glenóide para baixo através da rotação da escápula.
 Músculos Rombóides Maior e Menor: sua origem: Menor: no ligamento da nuca e processos espinhosos de C7 e T1 - é superior ao maior; Maior: no processos espinhosos de T2 a T5, sendo a inserção na Borda medial da escápula a partir do nível da espinha até o ângulo inferior, com a função de retrair a escápula e rodar para abaixar a cavidade glenóide; fixa a escápula à parede torácica.
 Músculo Esplênio do Pescoço e da Cabeça: sua origem é na metade inferior do ligamento da nuca e processos espinhosos de T1 a T6, sendo a inserção no esplênio da cabeça: face lateral do processo mastóide. Esplênio do pescoço: tubérculos posteriores dos processos transversos de C1 a C4. Sua função é isoladamente fletem e rodam a cabeça para o mesmo lado e em conjunto estendem a cabeça e o pescoço.
Músculo Iliocostal (Porção lateral do Músculo Eretor da Espinha): tem divisões em parte lombar; parte torácica; parte cervical, sua origem é comum na parte posterior da crista ilíaca, sendo a inserção no ângulos das costelas, com a função unilateral: Flete lateralmente a cabeça ou a coluna.Bilateral: estendem a cabeça e parte da coluna (ou toda).
 Músculo Longuíssimo (Porção intermédia do Músculo Eretor da Espinha): tem divisões em torácico; do pescoço; da cabeça, sua origem é comum, sendo a inserção no processos transversos das vértebras torácicas e cervicais além do processo Mastóide, com função Unilateral: Flete lateralmente a cabeça ou a coluna. Bilateral: estendem a cabeça e parte da coluna (ou toda).
 Músculo Espinhal (Porção medial do Músculo Eretor da Espinha): tem divisões em tórax; do pescoço; da cabeça, sua origem é comum, sendo a inserção no processos espinhosos da região lombar superior e torácica inferior, com função: Unilateral: Flete lateralmente a cabeça ou a coluna. Bilateral: estendem a cabeça e parte da coluna (ou toda). 
Músculo Semi-Espinhal: tem divisões em tórax; do pescoço; da cabeça, sua origem é no processos trans-versos de T1 a T6, sendo a inserção na metade medial da área entre as linhas nucais superior e inferior do osso occipital, com função: Bilateralmente: estendem as regiões cervical e torácica da coluna. Unilateralmente rodam essas regiões para o lado oposto. 
Músculo Multífido: sua origem é no arcos vertebrais, sendo a inserção no processos transversos, com função: Bilateralmente: estendem o tronco e estabilizam a coluna. Unilateralmente: flete o tronco lateralmente rodando-o para o lado oposto.
 6) Dê a classificação anatômica e funcional do sistema nervoso.
Anatômica: SNC, SNP; SNC: encéfalo e medula espinal; SNP: SNP somático e SNP autônomo (simpático parassimpático). Funcional: pode ser classificado em Somático (vida de relação) que atua em todas as relações que são percebidas por nossa consciência, possui componentes aferentes (sensitivos: tato, dor, etc.) e eferentes (motores: contrações musculares); Visceral: interage de forma inconsciente, no controle e na percepção do meio interno e vísceras, possui componentes aferentes (percebe informações de paredes de vísceras, como dilatações, aumento da pressão ou relaxamento) e eferentes (sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático). O sistema simpático e o sistema parassimpático realizam funções contrárias, um corrigindo os excessos do outro, quando o sistema simpático acelera demasiadamente as batidas do coração, o sistema parassimpático entra em ação, diminuindo o ritmo cardíaco.
 7) Conceitue o que são as substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso.
A branca é constituída por fibras nervosas mielínicas, e a cinzenta de corpos neuronais. Enquanto que a substância cinzenta é o local de recepção e de integração de informações e resposta, a substância branca constitui as vias de comunicação entre o sistema nervoso central e os locais externos ao sistema nervoso central assim como as vias de comunicação entre diferentes regiões do sistema nervoso central
 8) O que são os neurônios e quais suas células de sustentação e proteção? 
Neurônios são a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso que é especializada para a comunicação rápida e tem a função básica de receber, processar e enviar informações. As células de proteção e sustentação dos neurônios são as Células Glias, que compreende as células que ocupam os espaços entre os neurôniose tem como função sustentação, revestimento ou isolamento e modulação da atividade neural.
9) Defina nervos e gânglio nervoso. 
Os nervos ou troncos nervosos são feixes de fibras nervosas no SNP, são divididos em nervos sensitivos,motores e mistos. Os gânglios são aglomerados de corpos de neurônios no SNP, existem gânglios sensitivos e motores, os gânglios sensitivos são divididos em craniospinais, autônomo e parassimpático e os motores em simpáticos e parassimpáticos.
10) Dê a função dos seguintes nervos cranianos: nervo optico, nervo oculomotor, nervo facial (VII par), nervo Vestíbulococlear (VIII par), nervo glossofaríngeo (IX par), nervo vago (X par), nervo acessório (XI par). 
(VII par), nervo Vestíbulococlear (VIII par), nervo glossofaríngeo (IX par), nervo vago (X par), nervo acessório (XI par).
11) Descreva o que é um nervo espinhal e qual é a sua importância no sistema nervoso. 
São os nervos que ligam a medula espinhal aos músculos esqueléticos do corpo humano, juntamente com os nervos cranianos, formam o sistema nervoso periférico responsável pelas funções de relação do organismo, como a locomoção, a fala e os sentidos.
12) Dê as funções da medula espinhal. 
A medula espinhal tem a função de conduzir impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos, também tem função no circuitos neuronais medulares, importantes na produção dos movimentos musculares, pois eles exercem o controle direto sobre os músculos.
13) Cite a ação do cerebelo.
É responsável pela coordenação das atividades dos músculos esqueléticos, do tato, visão e audição, em nível inconsciente, a partir de informações recebidas. Indivíduos com lesão no cerebelo exibem fraqueza e perda do tônus muscular, assim como movimentos descoordenados, sendo assim suas atividades estão relacionadas com o equilíbrio e postura corporal, trabalhando em conexão com o córtex cerebral e o tronco encefálico.
 14) Cite as partes do tronco encefálico. Qual é a função da oliva bulbar e da pirâmide bulbar? 
O tronco encefálico se divide em: bulbo situado caudalmente, mesencéfalo situado cranialmente e a ponte situada entre ambos. A oliva bulbar é um órgão elaborador de atos reflexos e rege a atividade de funções tão importantes para a vida como a respiratória, o ritmo dos batimentos cardíacos e certos atos de reflexos como a deglutição, o vômito, a tosse e o piscar dos olhos, já a pirâmide bulbar tem a função pelos funículos ventrais da medula espinhal que se estendem pelo bulbo inferior e, rostral à decussação das pirâmides, sendo substituídos por elevações aumentadas chamadas de pirâmides bulbares (eminências alongadas, formadas por um feixe compacto de fibras nervosas descendentes que ligam as áreas motoras do cérebro aos neurônios motores da medula , que será estudado com o nome de trato córtico-espinhal ou trato piramidal).
15) Qual é a função do sistema motor piramidal e extrapiramidal?
O sistema piramidal seria formado pelo córtex motor e o feixe córtico-espinal, e o extrapiramidal pelo conjunto dos demais núcleos e feixes motores, assim o sistema piramidal é responsável pelo comando dos movimentos voluntários, e o sistema extrapiramidal pelo comando dos movimentos involuntários.
16) Quais são os nervos do plexo braquial? Cite um exemplo de qual músculo (membro superior) é inervado pelo nervo deste plexo.
O membro superior é inervado pelo plexo braquial situado no pescoço e na axila, formado por ramos anteriores dos quatro nervos espinhais cervicais inferiores (C5,C6,C7,C8) e do primeiro torácico (T1). O plexo braquial tem localização lateral à coluna cervical e situa-se entre os músculos escalenos anterior e médio, posterior e lateralmente ao músculo esternocleidomastoideo, passando posteriormente à clavícula e acompanha a artéria axilar sob o músculo peitoral maior. Os ramos ventrais do quinto e do sexto nervos cervicais (C5-C6) formam o tronco superior; o ramo anterior do sétimo nervo cervical(C7) forma o tronco médio; e os ramos anteriores do oitavo nervo cervical e do primeiro nervo torácico (C8-T1) formam o tronco inferior.
 17) Quais são os nervos do plexo lombo sacral? Cite um exemplo de qual músculo (membro inferior) é inervado pelo nervo deste plexo.
Plexo lombo-sacral localiza-se fazendo face ao músculo piriforme sobre a parede posterior da pelve, em frente a ele estão o colo pélvico, os vasos hipogástricos e o ureter, origina-se através de cinco raízes do plexo, formadas pelas divisões primárias anteriores do quinto nervo e parte do quarto nervo lombar (tronco lombo-sacral) e o primeiro, juntamente com partes do segundo e terceiro nervos sacrais. Um ramo terminal principal, que é o nervo isquiático, e vários ramos colaterais são formados pelo plexo. Cada uma das cinco raízes do plexo divide-se numa divisão anterior e posterior, as quatro divisões superiores posteriores juntam-se para formar o nervo fibular comum. Todas as cinco divisões anteriores (L4,L5,S1,S2,S3) reúnem-se para formar o nervo tibial. (na coxa, os nervos tibial e fibular estão fundidos formando o nervo isquiático). A divisão posterior de S3, juntamente com ramos das divisões anteriores de S2 e S3 contribuem para o plexo pudendo.
 18) Quais são os nervos cranianos que são parassimpáticos? 
Núcleo de Edinger-Westphal - nervo oculomotor; núcleo salivatório superior - nervo facial; núcleo salivatório inferior - nervo glossofaríngeo; núcleo motor dorsal do vago - nervo vago; núcleo ambíguo - nervo vago
19) Qual é a ação do sistema nervoso simpático e parassimpático no corpo humano (em todas as regiões do corpo humano: coração, respiração músculos). 
Os dois se coordenam na atividade visceral ajudando no funcionamento de cada órgão durante as variações em que o organismo é dominado, onde diferencia o sistema nervoso simpático do sistema nervoso parassimpático durante a ação, frequentemente localizada ao organismo ou ao órgão enquanto as reações do simpático procuram a ser generalizada compreendendo alguns órgãos.
20) Descreva um nervo aferente, eferente e de associação.
Nervos espinhais, nervo trigêmio e nervo acessório.
 21) Explique o que é um arco reflexo.
É a via nervoso responsável pela conexão, determinado como uma resposta involuntária rápida, que permite uma adaptação ou proteção do organismo originado por um estímulo externo.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
VERRI, E. D. Anatomia do aparelho neuromotor. Batatais: Claretiano, 2015. Unidade 4.
VERRI, E. D. Anatomia do aparelho neuromotor. Batatais: Claretiano, 2015. Unidade 6.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes